Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21874 |
Resumo: | A Transformação Digital é um tema que tem recebido, nos últimos anos, cada vez mais destaque nas esferas acadêmica e corporativa, sendo visto como um processo importante de ser compreendido, integrado à estratégia das organizações, aplicado e mensurado. Tal estratégia se apresenta como saída para que as empresas consigam prosperar e adquirir novas vantagens competitivas frente às mudanças decorrentes da 4a Revolução Industrial. Apesar dessa relevância, incorporar a Digitalização aos modelos de negócios na prática ainda é um desafio. Entretanto, em 2020, diversas empresas incorporaram iniciativas digitais à sua operação como resposta imediata à crise causada pela pandemia do Corona vírus, ainda que não tivessem seu plano de transformação digital estabelecido. Esse estudo consiste em avaliar o impacto da pandemia no nível de maturidade do processo de Digitalização em um caso específico de uma empresa do varejo, realizando uma comparação do diagnóstico de maturidade no contexto pré-pandemia e no contexto atual, assim como propor um roadmap de ações focadas em alavancar tal transformação. A abordagem utilizada foi um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e a coleta de dados foi realizada a partir de três entrevistas semiabertas com profissionais da empresa. A partir das entrevistas e das características do Modelo de Análise de Maturidade selecionado, concluiu-se que, no período de um ano, a organização adquiriu maior maturidade em seu processo de transformação digital, mas ainda possui diversos desafios para alcançar a classificação de maturidade máxima. Por fim, o estudo elaborou um roadmap de ações visando esse nível máximo, a partir do Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) e o método GUT para o levantamento e priorização de ações necessárias |
id |
UFF-2_a7e0d2888493b5337dbb99239e887517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21874 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de casoTransformação digitalAnálise de maturidadeIndústria do varejoDigitalizaçãoIndústria 4.0DigitalizaçãoVarejoIndústria 4.0Digital transformationMaturity assessmentRetail industryDigitalizationIndustry 4.0A Transformação Digital é um tema que tem recebido, nos últimos anos, cada vez mais destaque nas esferas acadêmica e corporativa, sendo visto como um processo importante de ser compreendido, integrado à estratégia das organizações, aplicado e mensurado. Tal estratégia se apresenta como saída para que as empresas consigam prosperar e adquirir novas vantagens competitivas frente às mudanças decorrentes da 4a Revolução Industrial. Apesar dessa relevância, incorporar a Digitalização aos modelos de negócios na prática ainda é um desafio. Entretanto, em 2020, diversas empresas incorporaram iniciativas digitais à sua operação como resposta imediata à crise causada pela pandemia do Corona vírus, ainda que não tivessem seu plano de transformação digital estabelecido. Esse estudo consiste em avaliar o impacto da pandemia no nível de maturidade do processo de Digitalização em um caso específico de uma empresa do varejo, realizando uma comparação do diagnóstico de maturidade no contexto pré-pandemia e no contexto atual, assim como propor um roadmap de ações focadas em alavancar tal transformação. A abordagem utilizada foi um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e a coleta de dados foi realizada a partir de três entrevistas semiabertas com profissionais da empresa. A partir das entrevistas e das características do Modelo de Análise de Maturidade selecionado, concluiu-se que, no período de um ano, a organização adquiriu maior maturidade em seu processo de transformação digital, mas ainda possui diversos desafios para alcançar a classificação de maturidade máxima. Por fim, o estudo elaborou um roadmap de ações visando esse nível máximo, a partir do Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) e o método GUT para o levantamento e priorização de ações necessáriasDigital Transformation is a topic that has been, in the last few years, increasingly discussed in the academic and corporative environment, and it is considered an important process to be studied, integrated to business strategies, implemented, and measured. This strategy has been one opportunity for the companies to thrive and to acquire new competitive edges in the changing scenario due to the 4th Industrial Revolution. Despite this relevance, incorporating Digital approaches in the business models still is challenging. Nevertheless, in 2020, several companies incorporated digital initiatives to their operation as an immediate answer to the crisis caused by the Coronavirus pandemic, even if they did not have their digital transformation plans defined yet. This study consists in evaluating the impact of the pandemic on the digitalization process’ maturity level in a retail company, by making comparisons between the maturity diagnosis of their pre pandemic context and current context. Also, the study suggests a roadmap of actions focused on leveraging the digital transformation. The approach used is a qualitative and exploratory case study, and the data was collected through three interviews with company’s employees. Through these interviews and through the dimensions of the Maturity Assessment Model selected, it was concluded that, during the one-year period, the company has gained more maturity on its digitalization process, but it still has a lot of challenges ahead in order to achieve the highest maturity classification. Finally, the study elaborated a roadmap of actions considering those challenges and utilized the Analysis and Problem-Solving Methodology (MASP) and the GUT Matrix to list and prioritize the necessary actionsQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesAndrade, Emmanuel Paiva deGutierrez, Ruben HuamanchumoOliveira, Julia Rossini Valente de2021-05-05T17:02:32Z2021-05-05T17:02:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Julia Rossini Valente de. Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do covid-19: um estudo de caso. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21874http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-21T21:24:03Zoai:app.uff.br:1/21874Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:37.121151Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso |
title |
Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso |
spellingShingle |
Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso Oliveira, Julia Rossini Valente de Transformação digital Análise de maturidade Indústria do varejo Digitalização Indústria 4.0 Digitalização Varejo Indústria 4.0 Digital transformation Maturity assessment Retail industry Digitalization Industry 4.0 |
title_short |
Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso |
title_full |
Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso |
title_fullStr |
Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso |
title_sort |
Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso |
author |
Oliveira, Julia Rossini Valente de |
author_facet |
Oliveira, Julia Rossini Valente de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves Andrade, Emmanuel Paiva de Gutierrez, Ruben Huamanchumo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Julia Rossini Valente de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação digital Análise de maturidade Indústria do varejo Digitalização Indústria 4.0 Digitalização Varejo Indústria 4.0 Digital transformation Maturity assessment Retail industry Digitalization Industry 4.0 |
topic |
Transformação digital Análise de maturidade Indústria do varejo Digitalização Indústria 4.0 Digitalização Varejo Indústria 4.0 Digital transformation Maturity assessment Retail industry Digitalization Industry 4.0 |
description |
A Transformação Digital é um tema que tem recebido, nos últimos anos, cada vez mais destaque nas esferas acadêmica e corporativa, sendo visto como um processo importante de ser compreendido, integrado à estratégia das organizações, aplicado e mensurado. Tal estratégia se apresenta como saída para que as empresas consigam prosperar e adquirir novas vantagens competitivas frente às mudanças decorrentes da 4a Revolução Industrial. Apesar dessa relevância, incorporar a Digitalização aos modelos de negócios na prática ainda é um desafio. Entretanto, em 2020, diversas empresas incorporaram iniciativas digitais à sua operação como resposta imediata à crise causada pela pandemia do Corona vírus, ainda que não tivessem seu plano de transformação digital estabelecido. Esse estudo consiste em avaliar o impacto da pandemia no nível de maturidade do processo de Digitalização em um caso específico de uma empresa do varejo, realizando uma comparação do diagnóstico de maturidade no contexto pré-pandemia e no contexto atual, assim como propor um roadmap de ações focadas em alavancar tal transformação. A abordagem utilizada foi um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e a coleta de dados foi realizada a partir de três entrevistas semiabertas com profissionais da empresa. A partir das entrevistas e das características do Modelo de Análise de Maturidade selecionado, concluiu-se que, no período de um ano, a organização adquiriu maior maturidade em seu processo de transformação digital, mas ainda possui diversos desafios para alcançar a classificação de maturidade máxima. Por fim, o estudo elaborou um roadmap de ações visando esse nível máximo, a partir do Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) e o método GUT para o levantamento e priorização de ações necessárias |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-05T17:02:32Z 2021-05-05T17:02:32Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Julia Rossini Valente de. Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do covid-19: um estudo de caso. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21874 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Julia Rossini Valente de. Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do covid-19: um estudo de caso. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823700767408128 |