Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Julia Rossini Valente de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21874
Resumo: A Transformação Digital é um tema que tem recebido, nos últimos anos, cada vez mais destaque nas esferas acadêmica e corporativa, sendo visto como um processo importante de ser compreendido, integrado à estratégia das organizações, aplicado e mensurado. Tal estratégia se apresenta como saída para que as empresas consigam prosperar e adquirir novas vantagens competitivas frente às mudanças decorrentes da 4a Revolução Industrial. Apesar dessa relevância, incorporar a Digitalização aos modelos de negócios na prática ainda é um desafio. Entretanto, em 2020, diversas empresas incorporaram iniciativas digitais à sua operação como resposta imediata à crise causada pela pandemia do Corona vírus, ainda que não tivessem seu plano de transformação digital estabelecido. Esse estudo consiste em avaliar o impacto da pandemia no nível de maturidade do processo de Digitalização em um caso específico de uma empresa do varejo, realizando uma comparação do diagnóstico de maturidade no contexto pré-pandemia e no contexto atual, assim como propor um roadmap de ações focadas em alavancar tal transformação. A abordagem utilizada foi um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e a coleta de dados foi realizada a partir de três entrevistas semiabertas com profissionais da empresa. A partir das entrevistas e das características do Modelo de Análise de Maturidade selecionado, concluiu-se que, no período de um ano, a organização adquiriu maior maturidade em seu processo de transformação digital, mas ainda possui diversos desafios para alcançar a classificação de maturidade máxima. Por fim, o estudo elaborou um roadmap de ações visando esse nível máximo, a partir do Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) e o método GUT para o levantamento e priorização de ações necessárias
id UFF-2_a7e0d2888493b5337dbb99239e887517
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21874
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de casoTransformação digitalAnálise de maturidadeIndústria do varejoDigitalizaçãoIndústria 4.0DigitalizaçãoVarejoIndústria 4.0Digital transformationMaturity assessmentRetail industryDigitalizationIndustry 4.0A Transformação Digital é um tema que tem recebido, nos últimos anos, cada vez mais destaque nas esferas acadêmica e corporativa, sendo visto como um processo importante de ser compreendido, integrado à estratégia das organizações, aplicado e mensurado. Tal estratégia se apresenta como saída para que as empresas consigam prosperar e adquirir novas vantagens competitivas frente às mudanças decorrentes da 4a Revolução Industrial. Apesar dessa relevância, incorporar a Digitalização aos modelos de negócios na prática ainda é um desafio. Entretanto, em 2020, diversas empresas incorporaram iniciativas digitais à sua operação como resposta imediata à crise causada pela pandemia do Corona vírus, ainda que não tivessem seu plano de transformação digital estabelecido. Esse estudo consiste em avaliar o impacto da pandemia no nível de maturidade do processo de Digitalização em um caso específico de uma empresa do varejo, realizando uma comparação do diagnóstico de maturidade no contexto pré-pandemia e no contexto atual, assim como propor um roadmap de ações focadas em alavancar tal transformação. A abordagem utilizada foi um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e a coleta de dados foi realizada a partir de três entrevistas semiabertas com profissionais da empresa. A partir das entrevistas e das características do Modelo de Análise de Maturidade selecionado, concluiu-se que, no período de um ano, a organização adquiriu maior maturidade em seu processo de transformação digital, mas ainda possui diversos desafios para alcançar a classificação de maturidade máxima. Por fim, o estudo elaborou um roadmap de ações visando esse nível máximo, a partir do Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) e o método GUT para o levantamento e priorização de ações necessáriasDigital Transformation is a topic that has been, in the last few years, increasingly discussed in the academic and corporative environment, and it is considered an important process to be studied, integrated to business strategies, implemented, and measured. This strategy has been one opportunity for the companies to thrive and to acquire new competitive edges in the changing scenario due to the 4th Industrial Revolution. Despite this relevance, incorporating Digital approaches in the business models still is challenging. Nevertheless, in 2020, several companies incorporated digital initiatives to their operation as an immediate answer to the crisis caused by the Coronavirus pandemic, even if they did not have their digital transformation plans defined yet. This study consists in evaluating the impact of the pandemic on the digitalization process’ maturity level in a retail company, by making comparisons between the maturity diagnosis of their pre pandemic context and current context. Also, the study suggests a roadmap of actions focused on leveraging the digital transformation. The approach used is a qualitative and exploratory case study, and the data was collected through three interviews with company’s employees. Through these interviews and through the dimensions of the Maturity Assessment Model selected, it was concluded that, during the one-year period, the company has gained more maturity on its digitalization process, but it still has a lot of challenges ahead in order to achieve the highest maturity classification. Finally, the study elaborated a roadmap of actions considering those challenges and utilized the Analysis and Problem-Solving Methodology (MASP) and the GUT Matrix to list and prioritize the necessary actionsQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesAndrade, Emmanuel Paiva deGutierrez, Ruben HuamanchumoOliveira, Julia Rossini Valente de2021-05-05T17:02:32Z2021-05-05T17:02:32Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Julia Rossini Valente de. Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do covid-19: um estudo de caso. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21874http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-21T21:24:03Zoai:app.uff.br:1/21874Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:37.121151Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso
title Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso
spellingShingle Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso
Oliveira, Julia Rossini Valente de
Transformação digital
Análise de maturidade
Indústria do varejo
Digitalização
Indústria 4.0
Digitalização
Varejo
Indústria 4.0
Digital transformation
Maturity assessment
Retail industry
Digitalization
Industry 4.0
title_short Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso
title_full Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso
title_fullStr Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso
title_full_unstemmed Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso
title_sort Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso
author Oliveira, Julia Rossini Valente de
author_facet Oliveira, Julia Rossini Valente de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Andrade, Emmanuel Paiva de
Gutierrez, Ruben Huamanchumo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Julia Rossini Valente de
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação digital
Análise de maturidade
Indústria do varejo
Digitalização
Indústria 4.0
Digitalização
Varejo
Indústria 4.0
Digital transformation
Maturity assessment
Retail industry
Digitalization
Industry 4.0
topic Transformação digital
Análise de maturidade
Indústria do varejo
Digitalização
Indústria 4.0
Digitalização
Varejo
Indústria 4.0
Digital transformation
Maturity assessment
Retail industry
Digitalization
Industry 4.0
description A Transformação Digital é um tema que tem recebido, nos últimos anos, cada vez mais destaque nas esferas acadêmica e corporativa, sendo visto como um processo importante de ser compreendido, integrado à estratégia das organizações, aplicado e mensurado. Tal estratégia se apresenta como saída para que as empresas consigam prosperar e adquirir novas vantagens competitivas frente às mudanças decorrentes da 4a Revolução Industrial. Apesar dessa relevância, incorporar a Digitalização aos modelos de negócios na prática ainda é um desafio. Entretanto, em 2020, diversas empresas incorporaram iniciativas digitais à sua operação como resposta imediata à crise causada pela pandemia do Corona vírus, ainda que não tivessem seu plano de transformação digital estabelecido. Esse estudo consiste em avaliar o impacto da pandemia no nível de maturidade do processo de Digitalização em um caso específico de uma empresa do varejo, realizando uma comparação do diagnóstico de maturidade no contexto pré-pandemia e no contexto atual, assim como propor um roadmap de ações focadas em alavancar tal transformação. A abordagem utilizada foi um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e a coleta de dados foi realizada a partir de três entrevistas semiabertas com profissionais da empresa. A partir das entrevistas e das características do Modelo de Análise de Maturidade selecionado, concluiu-se que, no período de um ano, a organização adquiriu maior maturidade em seu processo de transformação digital, mas ainda possui diversos desafios para alcançar a classificação de maturidade máxima. Por fim, o estudo elaborou um roadmap de ações visando esse nível máximo, a partir do Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) e o método GUT para o levantamento e priorização de ações necessárias
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05T17:02:32Z
2021-05-05T17:02:32Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Julia Rossini Valente de. Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do covid-19: um estudo de caso. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21874
identifier_str_mv OLIVEIRA, Julia Rossini Valente de. Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do covid-19: um estudo de caso. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823700767408128