Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Gisele Watanabe |
id |
UFBC_4634b0bca776c9aadc3ad6f2bb99db39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:110379 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificadoENERGIACOMPLEXIFICAÇÃO DO CONHECIMENTOCULTURA ESCOLARPERCURSO TEMÁTICOENSINO DE FÍSICAENERGYKNOWLEDGE COMPLEXITYSCHOOL CULTURETHEMATIC PATHPHYSICS TEACHINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Gisele WatanabeCoorientador: Prof. Dr. Ivã GurgelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, Santo André, 2018.Nos documentos que atualmente pautam o ensino e a educação no Brasil, há certa intencionalidade em promover o desenvolvimento social orientado por uma visão mais crítica sobre questões socioambientais. Essa preocupação leva a uma reflexão acerca da atual organização escolar, de sua cultura e do conhecimento produzido na escola, considerando as singularidades de cada um desses aspectos. Também é importante reconhecer o próprio status do conhecimento escolar, integrando-o com outras formas de conhecimento (cotidiano, científico, filosófico). Assim, esse estudo apresenta a temática da energia alinhada aos aspectos da complexificação do conhecimento escolar e de elementos da cultura escolar. Metodologicamente, estruturam-se as organizações temática e conceitual para então construir um percurso temático sobre a energia, sendo que estas foram elaboradas por professores de Física e alinhadas com o currículo presente nos livros didáticos. Por sua vez, os percursos temáticos articulam-se com esses elementos, a complexificação e a cultura escolar. Com base nos resultados, destaca-se a necessidade de ampliar o entendimento dos alunos e professores a respeito dos assuntos que permeiam a sociedade contemporânea, assim como formas de levá-los para as salas de aula. Além disso, a abordagem de problemas reais abertos e dinâmicos, próprios da sociedade contemporânea, e a construção do conhecimento escolar a partir do enriquecimento da compreensão cotidiana, podem contribuir para a produção de aulas mais complexas.In the documents that presently guide teaching and education in Brazil, there is a certain intent to make social development oriented by a critical view on socio-environmental issues. This concern leads to a reflection about the current school organization, its culture and the knowledge produced in the school, regarding the singularities of each of these aspects. It is also important acknowledge the very status of scholarly knowledge, integrating it with other forms of cognition (daily, scientific, philosophical). Thereby, this study presents the energy theme lined up with the aspects of the complexification of school knowledge and elements of school culture. Methodologically, thematic and conceptual organizations are structured to build a thematic course on energy, and these were elaborated by physics teachers and aligned with the actual curriculum in the textbooks. In its turn, the thematic pathways are articulated with these elements, the complexification and the school culture. Based on the results, there is a need to broaden the understanding of students and teachers concerning issues that permeate contemporary society, as well as ways to take them to classrooms. In addition, the approach to real open and dynamic problems of contemporary society and the making of school knowledge from the advance of daily understanding can contribute to the elaboration of better classrooms.Watanabe, GiselleGurgel, IvãHarres, João Batista S.Moura, Breno ArsioliSant'Anna, Thiago Roberto Silva2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf125 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379&midiaext=75963http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379&midiaext=75964Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110379porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T12:21:08Zoai:BDTD:110379Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-10-24T12:21:08Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado |
title |
Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado |
spellingShingle |
Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado Sant'Anna, Thiago Roberto Silva ENERGIA COMPLEXIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO CULTURA ESCOLAR PERCURSO TEMÁTICO ENSINO DE FÍSICA ENERGY KNOWLEDGE COMPLEXITY SCHOOL CULTURE THEMATIC PATH PHYSICS TEACHING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado |
title_full |
Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado |
title_fullStr |
Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado |
title_sort |
Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado |
author |
Sant'Anna, Thiago Roberto Silva |
author_facet |
Sant'Anna, Thiago Roberto Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Watanabe, Giselle Gurgel, Ivã Harres, João Batista S. Moura, Breno Arsioli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant'Anna, Thiago Roberto Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENERGIA COMPLEXIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO CULTURA ESCOLAR PERCURSO TEMÁTICO ENSINO DE FÍSICA ENERGY KNOWLEDGE COMPLEXITY SCHOOL CULTURE THEMATIC PATH PHYSICS TEACHING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
ENERGIA COMPLEXIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO CULTURA ESCOLAR PERCURSO TEMÁTICO ENSINO DE FÍSICA ENERGY KNOWLEDGE COMPLEXITY SCHOOL CULTURE THEMATIC PATH PHYSICS TEACHING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Gisele Watanabe |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379&midiaext=75963 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379&midiaext=75964 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 125 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263944770387968 |