Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Anna, Thiago Roberto Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Gisele Watanabe
id UFBC_4634b0bca776c9aadc3ad6f2bb99db39
oai_identifier_str oai:BDTD:110379
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificadoENERGIACOMPLEXIFICAÇÃO DO CONHECIMENTOCULTURA ESCOLARPERCURSO TEMÁTICOENSINO DE FÍSICAENERGYKNOWLEDGE COMPLEXITYSCHOOL CULTURETHEMATIC PATHPHYSICS TEACHINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Gisele WatanabeCoorientador: Prof. Dr. Ivã GurgelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, Santo André, 2018.Nos documentos que atualmente pautam o ensino e a educação no Brasil, há certa intencionalidade em promover o desenvolvimento social orientado por uma visão mais crítica sobre questões socioambientais. Essa preocupação leva a uma reflexão acerca da atual organização escolar, de sua cultura e do conhecimento produzido na escola, considerando as singularidades de cada um desses aspectos. Também é importante reconhecer o próprio status do conhecimento escolar, integrando-o com outras formas de conhecimento (cotidiano, científico, filosófico). Assim, esse estudo apresenta a temática da energia alinhada aos aspectos da complexificação do conhecimento escolar e de elementos da cultura escolar. Metodologicamente, estruturam-se as organizações temática e conceitual para então construir um percurso temático sobre a energia, sendo que estas foram elaboradas por professores de Física e alinhadas com o currículo presente nos livros didáticos. Por sua vez, os percursos temáticos articulam-se com esses elementos, a complexificação e a cultura escolar. Com base nos resultados, destaca-se a necessidade de ampliar o entendimento dos alunos e professores a respeito dos assuntos que permeiam a sociedade contemporânea, assim como formas de levá-los para as salas de aula. Além disso, a abordagem de problemas reais abertos e dinâmicos, próprios da sociedade contemporânea, e a construção do conhecimento escolar a partir do enriquecimento da compreensão cotidiana, podem contribuir para a produção de aulas mais complexas.In the documents that presently guide teaching and education in Brazil, there is a certain intent to make social development oriented by a critical view on socio-environmental issues. This concern leads to a reflection about the current school organization, its culture and the knowledge produced in the school, regarding the singularities of each of these aspects. It is also important acknowledge the very status of scholarly knowledge, integrating it with other forms of cognition (daily, scientific, philosophical). Thereby, this study presents the energy theme lined up with the aspects of the complexification of school knowledge and elements of school culture. Methodologically, thematic and conceptual organizations are structured to build a thematic course on energy, and these were elaborated by physics teachers and aligned with the actual curriculum in the textbooks. In its turn, the thematic pathways are articulated with these elements, the complexification and the school culture. Based on the results, there is a need to broaden the understanding of students and teachers concerning issues that permeate contemporary society, as well as ways to take them to classrooms. In addition, the approach to real open and dynamic problems of contemporary society and the making of school knowledge from the advance of daily understanding can contribute to the elaboration of better classrooms.Watanabe, GiselleGurgel, IvãHarres, João Batista S.Moura, Breno ArsioliSant'Anna, Thiago Roberto Silva2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf125 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379&midiaext=75963http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379&midiaext=75964Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110379porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T12:21:08Zoai:BDTD:110379Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-10-24T12:21:08Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado
title Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado
spellingShingle Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado
Sant'Anna, Thiago Roberto Silva
ENERGIA
COMPLEXIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO
CULTURA ESCOLAR
PERCURSO TEMÁTICO
ENSINO DE FÍSICA
ENERGY
KNOWLEDGE COMPLEXITY
SCHOOL CULTURE
THEMATIC PATH
PHYSICS TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado
title_full Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado
title_fullStr Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado
title_full_unstemmed Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado
title_sort Uma proposta de aula sobre energia : articulações possíveis entre elementos da cultura escolar e do conhecimento escolar complexificado
author Sant'Anna, Thiago Roberto Silva
author_facet Sant'Anna, Thiago Roberto Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Watanabe, Giselle
Gurgel, Ivã
Harres, João Batista S.
Moura, Breno Arsioli
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Anna, Thiago Roberto Silva
dc.subject.por.fl_str_mv ENERGIA
COMPLEXIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO
CULTURA ESCOLAR
PERCURSO TEMÁTICO
ENSINO DE FÍSICA
ENERGY
KNOWLEDGE COMPLEXITY
SCHOOL CULTURE
THEMATIC PATH
PHYSICS TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic ENERGIA
COMPLEXIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO
CULTURA ESCOLAR
PERCURSO TEMÁTICO
ENSINO DE FÍSICA
ENERGY
KNOWLEDGE COMPLEXITY
SCHOOL CULTURE
THEMATIC PATH
PHYSICS TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Gisele Watanabe
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379&midiaext=75963
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110379&midiaext=75964
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
125 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263944770387968