As hipóteses de progressão numa proposta de aulas complexificada sobre o tema aquecimento global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Fernanda da Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105983
Resumo: Orientadora: Profa Dra Giselle Watanabe
id UFBC_977ec1efdac569b7949a75c3ac3dc2c9
oai_identifier_str oai:BDTD:105983
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling As hipóteses de progressão numa proposta de aulas complexificada sobre o tema aquecimento globalFÍSICA - ESTUDO E ENSINOENSINO DE CIÊNCIASCOMPLEXIDADEPHYSICS EDUCATIONCOMPLEXITYSCIENCE EDUCATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa Dra Giselle WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.As questões que permeiam a sociedade contemporânea, a exemplo do estudo relacionado ao ambiente, são relevantes para promover reflexões mais críticas na Educação Básica. Com a intenção de contribuir na promoção de tais reflexões essa pesquisa investiga as hipóteses de progressão presentes nos argumentos dos alunos quando os mesmos se posicionam diante da questão "A Terra está aquecendo? Como saber?". Para isso, desenvolveu-se uma proposta de aulas complexificada em parceria com o Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades (GrECC) sobre a temática Aquecimento Global, com foco no Ensino de Física. Metodologicamente, a pesquisa analisa, a partir das produções dos alunos durante as aulas, as hipóteses de progressão que levam ao conhecimento escolar acerca da temática socioambiental. Dos resultados, foi possível identificar alguns aspectos que podem contribuir para um posicionamento mais crítico, complexo e reflexivo. Tais aspectos mostram de que forma os alunos nrelacionam suas ideias e como suas construções são complexas e dinâmicas, o que leva a identificar as hipóteses de progressão como um instrumento que auxilia o docente na identificação e compreensão da construção do conhecimento escolar de seus alunos.The questions that permeate the contemporary society , to exemplify the study related to environment, are indispensable requirements to promote more critical reflexions at Basic Education. For the purpose of contribution at these reflections this research investigates the progression's hypothesis presented in the students argumentations when they ask themselves about the query " Is the Earth warming? How to kown? ". For this, was developed a proposal for complexified classes in partnership of Science Teaching Group and its Complexities ( GrECC) about the issue Global Warming, focusing on Physics Education. Methodologically, this research evaluate, from the students' classes productions, the hypothesis of progression which lead to school knowledge about the socio-environmental theme. From the results, was possible identify some aspects which can contribute for a most critical, complex and thoughtful. Such features show how the students relate their ideas and how the constructions are complex and dynamics what takes to identify the progression hypothesis as an instrument that assists the teacher in identification and comprehension of kwnowledge building of their students.Watanabe, GiselleCosta, Lúcio CamposGonçalves, Yumi KawamuraCarvalho, Fernanda da Rocha2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf152 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105983http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105983&midiaext=74244http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105983&midiaext=74243Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=105983porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-20T11:15:17Zoai:BDTD:105983Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-04-20T11:15:17Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv As hipóteses de progressão numa proposta de aulas complexificada sobre o tema aquecimento global
title As hipóteses de progressão numa proposta de aulas complexificada sobre o tema aquecimento global
spellingShingle As hipóteses de progressão numa proposta de aulas complexificada sobre o tema aquecimento global
Carvalho, Fernanda da Rocha
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO DE CIÊNCIAS
COMPLEXIDADE
PHYSICS EDUCATION
COMPLEXITY
SCIENCE EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short As hipóteses de progressão numa proposta de aulas complexificada sobre o tema aquecimento global
title_full As hipóteses de progressão numa proposta de aulas complexificada sobre o tema aquecimento global
title_fullStr As hipóteses de progressão numa proposta de aulas complexificada sobre o tema aquecimento global
title_full_unstemmed As hipóteses de progressão numa proposta de aulas complexificada sobre o tema aquecimento global
title_sort As hipóteses de progressão numa proposta de aulas complexificada sobre o tema aquecimento global
author Carvalho, Fernanda da Rocha
author_facet Carvalho, Fernanda da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Watanabe, Giselle
Costa, Lúcio Campos
Gonçalves, Yumi Kawamura
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Fernanda da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO DE CIÊNCIAS
COMPLEXIDADE
PHYSICS EDUCATION
COMPLEXITY
SCIENCE EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO DE CIÊNCIAS
COMPLEXIDADE
PHYSICS EDUCATION
COMPLEXITY
SCIENCE EDUCATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa Dra Giselle Watanabe
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105983
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105983&midiaext=74244
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=105983&midiaext=74243
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=105983
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
152 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263941637242880