Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Giselle Watanabe |
id |
UFBC_5456fb03edab807f99ffc8193a181434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122977 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambientalNATUREZA DA CIÊNCIACOMPLEXIDADEENSINO DE CIÊNCIASMEIO AMBIENTENATURE OF SCIENCECOMPLEXITYSCIENCE TEACHINGENVIRONMENTPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientadora: Profa. Dra. Giselle WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2022Por muitas vezes as discussões acerca de problemas socioambientais, especialmente aquelas vinculadas na mídia, se pautam por uma abordagem determinista, reducionista e simplificadora. Isso, por sua vez, pode conduzir a uma visão pouco crítica e complexa acerca dos reais problemas da nossa sociedade. Diante disso, e tomando como pressuposto de que os estudantes têm interesse em compreender de que forma essas notícias impactam suas vidas e como elas se relacionam com os conceitos trabalhados na escola, essa pesquisa identifica alguns parâmetros da Complexidade e da Natureza da Ciência (NDC) que contribuem na construção de uma proposta de aulas de ciências a partir de uma reportagem de cunho socioambiental. Metodologicamente, considerando aspectos da Análise Textual Discursiva, identificam-se alguns parâmetros da Complexidade e da NDC para, em seguida, localizar espaços em uma reportagem de natureza socioambiental que são potenciais para a promoção de discussões mais complexas e críticas nas aulas de ciências. Dos resultados, notam-se que os parâmetros encontrados podem contribuir para a organização de aulas pautadas em problemas contemporâneos, abertos e dinâmicos, capazes de mobilizar outras aprendizagens que não somente as conceituais.Discussions about social and environmental problems, especially those linked to the media, are often guided by a deterministic, reductionist and simplifying approach. This, in turn, can lead to a less critical and complex view of the real problems of our society. Given this, and assuming that students are interested in understanding how this news impacts their lives and how they relate to the concepts worked on at school, this research identifies some parameters of the Complexity and Nature of Science (NOC) that contribute to the construction of a proposal for science classes based on a socio-environmental report. Methodologically, considering aspects of Discursive Textual Analysis, some parameters of Complexity and NDC are identified to then locate spaces in a socio-environmental report that are potential for promoting more complex and critical discussions in science classes. From the results, it is noted that the parameters found can contribute to the organization of classes based on contemporary, open and dynamic problems, capable of mobilizing other learning than just conceptual ones.Watanabe, GiselleXavier, Allan MoreiraJunior, Pedro MirandaUniversidade Federal do ABCDavid, Luis Henrique2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf101 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977&midiaext=80148http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977&midiaext=80147Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122977porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-05T13:16:06Zoai:BDTD:122977Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-08-05T13:16:06Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental |
title |
Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental |
spellingShingle |
Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental David, Luis Henrique NATUREZA DA CIÊNCIA COMPLEXIDADE ENSINO DE CIÊNCIAS MEIO AMBIENTE NATURE OF SCIENCE COMPLEXITY SCIENCE TEACHING ENVIRONMENT PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
title_short |
Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental |
title_full |
Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental |
title_fullStr |
Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental |
title_full_unstemmed |
Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental |
title_sort |
Parâmetros da complexidade e da natureza da ciência para construir propostas de aulas a partir de uma reportagem socioambiental |
author |
David, Luis Henrique |
author_facet |
David, Luis Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Watanabe, Giselle Xavier, Allan Moreira Junior, Pedro Miranda Universidade Federal do ABC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
David, Luis Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
NATUREZA DA CIÊNCIA COMPLEXIDADE ENSINO DE CIÊNCIAS MEIO AMBIENTE NATURE OF SCIENCE COMPLEXITY SCIENCE TEACHING ENVIRONMENT PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
topic |
NATUREZA DA CIÊNCIA COMPLEXIDADE ENSINO DE CIÊNCIAS MEIO AMBIENTE NATURE OF SCIENCE COMPLEXITY SCIENCE TEACHING ENVIRONMENT PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Giselle Watanabe |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977&midiaext=80148 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122977&midiaext=80147 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122977 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 101 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502109573578752 |