Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio Silva |
id |
UFBC_54d6dc146969ed43d855b605872ea1c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:123308 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de químicaBASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)CONSULTA PÚBLICAANÁLISE TEXTUALREPRESENTAÇÕES SOCIAISPOLÍTICAS CURRICULARESBRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR COMMON CORE (BNCC)PUBLIC CONSULTATIONTEXTUAL ANALYSISSOCIAL REPRESENTATIONSCURRICULAR POLICIESPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador: Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2022A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, é o documento que pautará os currículos oficiais do país pelos próximos anos. Os processos de elaboração e aprovação da BNCC foram marcados por debates acirrados, com atores contrários e favoráveis à existência de um currículo nacional e obrigatório. Em meio a tais discussões, o professorado da educação básica teve em uma consulta pública online, realizada entre 2015 e 2016, o único momento para se colocar nesse debate. Apesar das críticas à consulta pública, a sua existência gerou um grande volume de dados, com contribuições de milhares de docentes da educação básica, que puderam expor as suas visões acerca do então futuro currículo nacional. Focalizando o componente curricular Química, investigamos, com base no conteúdo das contribuições, a recepção dos(as) docentes à nova proposta curricular a partir dos dados da consulta pública à primeira versão da BNCC. Analisando o conteúdo das contribuições e aplicando ferramentas de text mining ao corpus das contribuições escritas à consulta pública da BNCC, foram identificadas críticas direcionadas tanto ao conteúdo quanto à organização da primeira versão. As análises mostram que essas críticas são fortemente subsidiadas pelas políticas curriculares vigentes à época da elaboração da BNCC, como os currículos estaduais e os próprios livros didáticos ¿ importantes direcionadores da prática docente ¿ que ao longo de décadas influenciaram as representações sociais acerca do currículo e da educação. Além da influência das políticas curriculares na recepção da BNCC, os dados da consulta pública também corroboram as críticas feitas por especialistas do campo educacional ao processo de construção da Base, cujos mecanismos de "participação social" menos impactaram a construção do documento do que serviram para conferir legitimidade social à política de centralização curricular.The Brazilian National Curricular Common Base (BNCC), approved in 2018, is the document that will guide the country's official curricula for the coming years. The processes of elaboration and approval of the BNCC were marked by fierce debates, with actors opposed and in favor of the existence of a national and mandatory curriculum. In the midst of such discussions, the teachers of basic education had in an online public consultation, carried out between 2015 and 2016, the only moment to put themselves in this debate. The public consultation generated a large volume of data, with contributions from thousands of teachers of basic education, who were able to expose their views on the then future national curriculum. Focusing on the Chemistry curricular component, we investigated the teachers' reception of the new curricular proposal based on data from the public consultation of the first version of the BNCC. Analyzing the content of the contributions and applying text mining tools to the corpus of written contributions to the BNCC public consultation, criticisms were identified directed both at the content and at the organization of the first version. The analyzes show that these criticisms are strongly supported by the curricular policies in force at the time of the BNCC's elaboration, such as the state curricula and the textbooks themselves - important drivers of teaching practice. In addition to the influence of curricular policies on the reception of the BNCC, the data from the public consultation also corroborate the criticisms made by specialists in the educational field of the process of construction of the Base, whose mechanisms of "social participation" had less impact on the construction of the document than they served to give social legitimacy to the curriculum centralization policy.Silva, Fernando Luiz CássioFilho, Marco Antonio BuenoGoulart, Debora CristinaUniversidade Federal do ABCJunior, Ronaldo Spinelli2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf136 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308&midiaext=80359http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308&midiaext=80360Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123308porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-14T15:25:03Zoai:BDTD:123308Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-08-14T15:25:03Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química |
title |
Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química |
spellingShingle |
Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química Junior, Ronaldo Spinelli BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) CONSULTA PÚBLICA ANÁLISE TEXTUAL REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POLÍTICAS CURRICULARES BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR COMMON CORE (BNCC) PUBLIC CONSULTATION TEXTUAL ANALYSIS SOCIAL REPRESENTATIONS CURRICULAR POLICIES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
title_short |
Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química |
title_full |
Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química |
title_fullStr |
Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química |
title_full_unstemmed |
Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química |
title_sort |
Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química |
author |
Junior, Ronaldo Spinelli |
author_facet |
Junior, Ronaldo Spinelli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Fernando Luiz Cássio Filho, Marco Antonio Bueno Goulart, Debora Cristina Universidade Federal do ABC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Ronaldo Spinelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) CONSULTA PÚBLICA ANÁLISE TEXTUAL REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POLÍTICAS CURRICULARES BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR COMMON CORE (BNCC) PUBLIC CONSULTATION TEXTUAL ANALYSIS SOCIAL REPRESENTATIONS CURRICULAR POLICIES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
topic |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) CONSULTA PÚBLICA ANÁLISE TEXTUAL REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POLÍTICAS CURRICULARES BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR COMMON CORE (BNCC) PUBLIC CONSULTATION TEXTUAL ANALYSIS SOCIAL REPRESENTATIONS CURRICULAR POLICIES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
description |
Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio Silva |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308&midiaext=80359 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308&midiaext=80360 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 136 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263926667771904 |