Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Ronaldo Spinelli
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio Silva
id UFBC_54d6dc146969ed43d855b605872ea1c0
oai_identifier_str oai:BDTD:123308
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de químicaBASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)CONSULTA PÚBLICAANÁLISE TEXTUALREPRESENTAÇÕES SOCIAISPOLÍTICAS CURRICULARESBRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR COMMON CORE (BNCC)PUBLIC CONSULTATIONTEXTUAL ANALYSISSOCIAL REPRESENTATIONSCURRICULAR POLICIESPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador: Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2022A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, é o documento que pautará os currículos oficiais do país pelos próximos anos. Os processos de elaboração e aprovação da BNCC foram marcados por debates acirrados, com atores contrários e favoráveis à existência de um currículo nacional e obrigatório. Em meio a tais discussões, o professorado da educação básica teve em uma consulta pública online, realizada entre 2015 e 2016, o único momento para se colocar nesse debate. Apesar das críticas à consulta pública, a sua existência gerou um grande volume de dados, com contribuições de milhares de docentes da educação básica, que puderam expor as suas visões acerca do então futuro currículo nacional. Focalizando o componente curricular Química, investigamos, com base no conteúdo das contribuições, a recepção dos(as) docentes à nova proposta curricular a partir dos dados da consulta pública à primeira versão da BNCC. Analisando o conteúdo das contribuições e aplicando ferramentas de text mining ao corpus das contribuições escritas à consulta pública da BNCC, foram identificadas críticas direcionadas tanto ao conteúdo quanto à organização da primeira versão. As análises mostram que essas críticas são fortemente subsidiadas pelas políticas curriculares vigentes à época da elaboração da BNCC, como os currículos estaduais e os próprios livros didáticos ¿ importantes direcionadores da prática docente ¿ que ao longo de décadas influenciaram as representações sociais acerca do currículo e da educação. Além da influência das políticas curriculares na recepção da BNCC, os dados da consulta pública também corroboram as críticas feitas por especialistas do campo educacional ao processo de construção da Base, cujos mecanismos de "participação social" menos impactaram a construção do documento do que serviram para conferir legitimidade social à política de centralização curricular.The Brazilian National Curricular Common Base (BNCC), approved in 2018, is the document that will guide the country's official curricula for the coming years. The processes of elaboration and approval of the BNCC were marked by fierce debates, with actors opposed and in favor of the existence of a national and mandatory curriculum. In the midst of such discussions, the teachers of basic education had in an online public consultation, carried out between 2015 and 2016, the only moment to put themselves in this debate. The public consultation generated a large volume of data, with contributions from thousands of teachers of basic education, who were able to expose their views on the then future national curriculum. Focusing on the Chemistry curricular component, we investigated the teachers' reception of the new curricular proposal based on data from the public consultation of the first version of the BNCC. Analyzing the content of the contributions and applying text mining tools to the corpus of written contributions to the BNCC public consultation, criticisms were identified directed both at the content and at the organization of the first version. The analyzes show that these criticisms are strongly supported by the curricular policies in force at the time of the BNCC's elaboration, such as the state curricula and the textbooks themselves - important drivers of teaching practice. In addition to the influence of curricular policies on the reception of the BNCC, the data from the public consultation also corroborate the criticisms made by specialists in the educational field of the process of construction of the Base, whose mechanisms of "social participation" had less impact on the construction of the document than they served to give social legitimacy to the curriculum centralization policy.Silva, Fernando Luiz CássioFilho, Marco Antonio BuenoGoulart, Debora CristinaUniversidade Federal do ABCJunior, Ronaldo Spinelli2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf136 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308&midiaext=80359http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308&midiaext=80360Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123308porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-14T15:25:03Zoai:BDTD:123308Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-08-14T15:25:03Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química
title Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química
spellingShingle Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química
Junior, Ronaldo Spinelli
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
CONSULTA PÚBLICA
ANÁLISE TEXTUAL
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
POLÍTICAS CURRICULARES
BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR COMMON CORE (BNCC)
PUBLIC CONSULTATION
TEXTUAL ANALYSIS
SOCIAL REPRESENTATIONS
CURRICULAR POLICIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química
title_full Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química
title_fullStr Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química
title_full_unstemmed Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química
title_sort Tensões entre políticas curriculares : a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de química
author Junior, Ronaldo Spinelli
author_facet Junior, Ronaldo Spinelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fernando Luiz Cássio
Filho, Marco Antonio Bueno
Goulart, Debora Cristina
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Ronaldo Spinelli
dc.subject.por.fl_str_mv BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
CONSULTA PÚBLICA
ANÁLISE TEXTUAL
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
POLÍTICAS CURRICULARES
BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR COMMON CORE (BNCC)
PUBLIC CONSULTATION
TEXTUAL ANALYSIS
SOCIAL REPRESENTATIONS
CURRICULAR POLICIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
CONSULTA PÚBLICA
ANÁLISE TEXTUAL
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
POLÍTICAS CURRICULARES
BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR COMMON CORE (BNCC)
PUBLIC CONSULTATION
TEXTUAL ANALYSIS
SOCIAL REPRESENTATIONS
CURRICULAR POLICIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientador: Prof. Dr. Fernando Luiz Cássio Silva
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308&midiaext=80359
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123308&midiaext=80360
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
136 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263926667771904