Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Natalia Pirani Ghilardi Lopes |
id |
UFBC_559b862c83a774d0dbb6338a4003be5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:124351 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamentalCIÊNCIA CIDADÃASTROBIOLOGIACTSALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICACITIZEN SCIENCEASTROBIOLOGYSTSSCIENTIFIC LITERACYPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Natalia Pirani Ghilardi LopesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino E História Das Ciências E Da Matemática. São Bernardo do Campo, 2020Co-orientador: Prof. Dr. Douglas GalanteO trabalho possui divulgação autorizada (fonte: Sucupira)Em um mundo onde as transformações em todos os campos da ciência acontecem a todo instante e de maneira cada vez mais acelerada, compreender, interpretar e estabelecer o pensamento crítico torna-se fundamental para ampliar os horizontes do ser humano. Com preocupações semelhantes, o objetivo desta pesquisa é buscar entender como uma sequência didática sobre Astrobiologia, orientada por uma perspectiva de Ciência Cidadã, pode contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica em estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Dentro deste enfoque, foi estudado um grupo de estudantes de uma escola particular da região do ABC paulista que participa de aulas extracurriculares de ciências no contraturno de suas aulas regulares. A sequência didática foi planejada em cinco etapas, sendo que nas duas primeiras os conceitos relacionados à Astrobiologia e Ciência Cidadã foram trabalhados, seguida de uma etapa de participação em um projeto de ciência cidadã (projeto COSMIC) e de uma etapa de diálogo com uma cientista. Finalmente, a etapa de avaliação foi constituída da elaboração de cartazes e vídeos pelos estudantes. Os dados foram coletados por meio de anotações em diário de campo da professora-pesquisadora e da transcrição da sequência didática, que foi gravada. A análise da sequência didática e dos dados obtidos a partir dela nos mostraram evidências significativas de que o fato de os estudantes fazerem parte de uma proposta da escola, na qual se matriculam por livre vontade, já demonstra que existia uma aproximação prévia com a temática, no caso ciências. Isso se torna claro nas falas dos estudantes, principalmente na terceira aula da sequência. Destacamos também a potencialidade da sequência didática em promover a alfabetização científica nos estudantes, por meio de um projeto de Ciência Cidadã. Foram identificadas as seguintes categorias nas falas transcritas dos diálogos entre professora e estudantes: a. Motivação para participar do Clube de Ciências; b. Concepções sobre Ciência Cidadã; c. Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino; d. Noção de Autoeficácia; e. Apoio da Família; f. Estereótipo do Cientista e g. Questão de Gênero na Ciência. Todavia, gostaríamos de destacar que a possibilidade da alfabetização científica poderia ser mais pronunciada, caso essa sequência fosse implementada num contexto comum de uma sala de aula, principalmente num contexto socioeconômico distinto da escola na qual foi realizada a coleta de dados. Consideramos que propostas didáticas como a apresentada, possuem um grande potencial no sentido de aproximar os estudantes ao conhecimento científico.In a world where transformations in all fields of science happen every moment and in an increasingly accelerated way, understanding, interpreting, and establishing critical thinking is essential to broaden the horizons of human beings. With similar concerns, the objective of this research is to seek to understand how a didactic sequence on Astrobiology, guided by a Citizen Science perspective, can contribute to the development of Scientific Literacy in sixth-year students in Elementary School. In this context, the present research had as its central axis the implementation of a Citizen Science project in the classroom, to contribute to the Scientific Literacy of students in the final years of Elementary School. Within this focus, a group of students from a private school in the ABC region of São Paulo who participate in extracurricular science classes outside of their regular classes was studied. The didactic sequence was planned in five stages, in the first two, the concepts related to Astrobiology and Citizen Science were worked on, followed by a stage of participation in a citizen science project (COSMIC project) and a stage of dialogue with a scientist. Finally, the evaluation stage consisted of the preparation of posters and videos by the students. Data were collected using notes in a field diary of the teacher-researcher and the transcription of the didactic sequence, which was recorded. The analysis of the didactic sequence and the data obtained from it showed us significant evidence that the fact that students are part of a school proposal, in which they enroll of their own free will, already demonstrates that there was a previous approach to the theme. , in the case of science. This becomes clear in the students' statements, especially in the third class of the sequence. We also highlight the potential of the didactic sequence to promote scientific literacy in students, through a Citizen Science project. The following categories were identified in the transcripts of the dialogues between teacher and students: a. Motivation to participate in the Science Club; B. Conceptions on Citizen Science; ç. Information and Communication Technology in Teaching; d. The notion of Self-efficacy; and. Family Support; f. Scientist stereotype and g. Gender in Science. However, we would like to point out that the possibility of scientific literacy could be more pronounced if this sequence were implemented in a common context of a classroom, especially in a socioeconomic context different from the school in which the data collection was carried out. We consider that didactic proposals such as the one presented have great potential to bring students closer to scientific knowledge.Lopes, Natalia Pirani GhilardiGalante, DouglasRicardo, Elio CarlosAlbrecht, EvonirUniversidade Federal do ABCRodrigues, Diana Ribas2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf151 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351&midiaext=80843Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124351porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-17T10:29:05Zoai:BDTD:124351Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-09-17T10:29:05Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental |
title |
Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental Rodrigues, Diana Ribas CIÊNCIA CIDADÃ ASTROBIOLOGIA CTS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA CITIZEN SCIENCE ASTROBIOLOGY STS SCIENTIFIC LITERACY PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
title_short |
Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental |
title_full |
Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental |
title_sort |
Astrobiologia e ciência cidadã : possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental |
author |
Rodrigues, Diana Ribas |
author_facet |
Rodrigues, Diana Ribas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Natalia Pirani Ghilardi Galante, Douglas Ricardo, Elio Carlos Albrecht, Evonir Universidade Federal do ABC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Diana Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIÊNCIA CIDADÃ ASTROBIOLOGIA CTS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA CITIZEN SCIENCE ASTROBIOLOGY STS SCIENTIFIC LITERACY PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
topic |
CIÊNCIA CIDADÃ ASTROBIOLOGIA CTS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA CITIZEN SCIENCE ASTROBIOLOGY STS SCIENTIFIC LITERACY PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
description |
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Natalia Pirani Ghilardi Lopes |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124351&midiaext=80843 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 151 f : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263926811426816 |