Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Charlie Drews Tomaz dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
id UFBC_69c752273891b0cec8977f52e79698f2
oai_identifier_str oai:BDTD:121842
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviadaPROFESSORES DE CIÊNCIASPROFESSORES DE BIOLOGIATEORIA TRANSVIADAPEDAGOGIA QUEERSCIENCE TEACHERSBIOLOGY TEACHERSQUEER THEORYQUEER PEDAGOGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos MirandaCoorientador: Prof. Dr. Allan Moreira XavierDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Santo André, 2020.A presente pesquisa tem como objetivo a análise de enunciados e discursos de professores de Ciências e de Biologia da educação básica sobre sexo, gênero e sexualidade, sendo eles componentes interligados da matriz de inteligibilidade heteronormativa, conforme apontado pelos estudos transviados. Para tal, montamos um grupo focal de professores destas disciplinas, no qual realizamos uma oficina sobre pedagogia queer, onde aplicamos questionários prévios e posteriores e realizamos pequenas dinâmicas e atividades. Com base no material obtido, nos debruçamos sobre as falas e produções das participantes para analisá-los tendo por metodologia a análise do discurso foucaultiana aliada a uma perspectiva desestabilizadora dos estudos transviados, em primeiro plano, e também do transfeminismo e dos estudos decoloniais. A partir disso, nos deparamos com enunciados discursivos que apontam para um entendimento ambíguo sobre o que é o sexo, o gênero e a sexualidade, onde concepções essencialistas e biologizantes são predominantes, mas dividem espaço com entendimentos mais culturais sobre o sexo e o gênero, o que também se revela entre um misto de entendimentos ambíguos perfilados ora ao discurso cis-heteronormativo, ora ao feminismo de segunda onda, sendo poucos os momentos de abertura para um entendimento mais próximo do transenviadescimento. Nos foi possível também verificar que predomina ainda fortemente o dualismo entre conhecimento e ignorância e uma concepção de educação humanista que visa uma "inclusão" dos corpos abjetos e monstruosos, desconsiderando que, muitas vezes, a diferença não deseja necessariamente ser incluída.The goal of this study is to analyze statements and discourses of science and biology teachers of basic education about sex, gender, and sexuality, interconnected components of the matrix of heteronormative intelligibility, according to misguided studies. To this end, we set up a focus group with those teachers, in which we held a workshop on queer pedagogy with previous and subsequent questionnaires, besides small dynamics and activities. Based on these results, we focus on the speeches and productions of the participants to analyze them by the Foucaultian speech analysis methodology combined with a destabilizing perspective of misplaced studies in the foreground, as well as transfeminism and decolonial studies. From that, we come across discursive utterances that point to an ambiguous understanding of what sex, gender, and sexuality are, where essentialist and biologizing conceptions are predominant, but share space with more cultural understandings about sex and gender. This is also revealed between a compound of ambiguous understandings profiled, sometimes to cis-heteronormative discourse, sometimes to second-wave feminism, with few flashes of occasion to a closer understanding of trans-viability. It was also possible to check that the dualism between knowledge and ignorance still prevails strongly and also a conception of humanist education that seeks for "inclusion" of abject and monstrous bodies, disregarding that, often, the difference does not necessarily want to be included.Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposXavier, Allan MoreiraAlbrecht, Mirian Pacheco SilvaGuimarães, Rafael Siqueira deSantos, Charlie Drews Tomaz dos2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842&midiaext=78599http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842&midiaext=78600Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121842porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-14T15:34:23Zoai:BDTD:121842Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-14T15:34:23Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada
title Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada
spellingShingle Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada
Santos, Charlie Drews Tomaz dos
PROFESSORES DE CIÊNCIAS
PROFESSORES DE BIOLOGIA
TEORIA TRANSVIADA
PEDAGOGIA QUEER
SCIENCE TEACHERS
BIOLOGY TEACHERS
QUEER THEORY
QUEER PEDAGOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada
title_full Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada
title_fullStr Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada
title_full_unstemmed Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada
title_sort Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada
author Santos, Charlie Drews Tomaz dos
author_facet Santos, Charlie Drews Tomaz dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de Campos
Xavier, Allan Moreira
Albrecht, Mirian Pacheco Silva
Guimarães, Rafael Siqueira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Charlie Drews Tomaz dos
dc.subject.por.fl_str_mv PROFESSORES DE CIÊNCIAS
PROFESSORES DE BIOLOGIA
TEORIA TRANSVIADA
PEDAGOGIA QUEER
SCIENCE TEACHERS
BIOLOGY TEACHERS
QUEER THEORY
QUEER PEDAGOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic PROFESSORES DE CIÊNCIAS
PROFESSORES DE BIOLOGIA
TEORIA TRANSVIADA
PEDAGOGIA QUEER
SCIENCE TEACHERS
BIOLOGY TEACHERS
QUEER THEORY
QUEER PEDAGOGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842&midiaext=78599
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842&midiaext=78600
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121842
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
135 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502105503006720