Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda |
id |
UFBC_69c752273891b0cec8977f52e79698f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:121842 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviadaPROFESSORES DE CIÊNCIASPROFESSORES DE BIOLOGIATEORIA TRANSVIADAPEDAGOGIA QUEERSCIENCE TEACHERSBIOLOGY TEACHERSQUEER THEORYQUEER PEDAGOGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos MirandaCoorientador: Prof. Dr. Allan Moreira XavierDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Santo André, 2020.A presente pesquisa tem como objetivo a análise de enunciados e discursos de professores de Ciências e de Biologia da educação básica sobre sexo, gênero e sexualidade, sendo eles componentes interligados da matriz de inteligibilidade heteronormativa, conforme apontado pelos estudos transviados. Para tal, montamos um grupo focal de professores destas disciplinas, no qual realizamos uma oficina sobre pedagogia queer, onde aplicamos questionários prévios e posteriores e realizamos pequenas dinâmicas e atividades. Com base no material obtido, nos debruçamos sobre as falas e produções das participantes para analisá-los tendo por metodologia a análise do discurso foucaultiana aliada a uma perspectiva desestabilizadora dos estudos transviados, em primeiro plano, e também do transfeminismo e dos estudos decoloniais. A partir disso, nos deparamos com enunciados discursivos que apontam para um entendimento ambíguo sobre o que é o sexo, o gênero e a sexualidade, onde concepções essencialistas e biologizantes são predominantes, mas dividem espaço com entendimentos mais culturais sobre o sexo e o gênero, o que também se revela entre um misto de entendimentos ambíguos perfilados ora ao discurso cis-heteronormativo, ora ao feminismo de segunda onda, sendo poucos os momentos de abertura para um entendimento mais próximo do transenviadescimento. Nos foi possível também verificar que predomina ainda fortemente o dualismo entre conhecimento e ignorância e uma concepção de educação humanista que visa uma "inclusão" dos corpos abjetos e monstruosos, desconsiderando que, muitas vezes, a diferença não deseja necessariamente ser incluída.The goal of this study is to analyze statements and discourses of science and biology teachers of basic education about sex, gender, and sexuality, interconnected components of the matrix of heteronormative intelligibility, according to misguided studies. To this end, we set up a focus group with those teachers, in which we held a workshop on queer pedagogy with previous and subsequent questionnaires, besides small dynamics and activities. Based on these results, we focus on the speeches and productions of the participants to analyze them by the Foucaultian speech analysis methodology combined with a destabilizing perspective of misplaced studies in the foreground, as well as transfeminism and decolonial studies. From that, we come across discursive utterances that point to an ambiguous understanding of what sex, gender, and sexuality are, where essentialist and biologizing conceptions are predominant, but share space with more cultural understandings about sex and gender. This is also revealed between a compound of ambiguous understandings profiled, sometimes to cis-heteronormative discourse, sometimes to second-wave feminism, with few flashes of occasion to a closer understanding of trans-viability. It was also possible to check that the dualism between knowledge and ignorance still prevails strongly and also a conception of humanist education that seeks for "inclusion" of abject and monstrous bodies, disregarding that, often, the difference does not necessarily want to be included.Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposXavier, Allan MoreiraAlbrecht, Mirian Pacheco SilvaGuimarães, Rafael Siqueira deSantos, Charlie Drews Tomaz dos2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842&midiaext=78599http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842&midiaext=78600Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121842porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-14T15:34:23Zoai:BDTD:121842Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-14T15:34:23Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada |
title |
Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada |
spellingShingle |
Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada Santos, Charlie Drews Tomaz dos PROFESSORES DE CIÊNCIAS PROFESSORES DE BIOLOGIA TEORIA TRANSVIADA PEDAGOGIA QUEER SCIENCE TEACHERS BIOLOGY TEACHERS QUEER THEORY QUEER PEDAGOGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada |
title_full |
Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada |
title_fullStr |
Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada |
title_sort |
Concepções de professores de ciências sobre gênero, sexo e sexualidades : possibilidades de educação transviada |
author |
Santos, Charlie Drews Tomaz dos |
author_facet |
Santos, Charlie Drews Tomaz dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de Campos Xavier, Allan Moreira Albrecht, Mirian Pacheco Silva Guimarães, Rafael Siqueira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Charlie Drews Tomaz dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROFESSORES DE CIÊNCIAS PROFESSORES DE BIOLOGIA TEORIA TRANSVIADA PEDAGOGIA QUEER SCIENCE TEACHERS BIOLOGY TEACHERS QUEER THEORY QUEER PEDAGOGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
PROFESSORES DE CIÊNCIAS PROFESSORES DE BIOLOGIA TEORIA TRANSVIADA PEDAGOGIA QUEER SCIENCE TEACHERS BIOLOGY TEACHERS QUEER THEORY QUEER PEDAGOGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842&midiaext=78599 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121842&midiaext=78600 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 135 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502105503006720 |