Devir professor : a experiência do acontecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. André Luís La Salvia |
id |
UFBC_709cd3da6beb7cb4a8be1248c219256f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122220 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Devir professor : a experiência do acontecimentoACONTECIMENTODEVIRESCOLAPROFESSORDESEJO E SINGULARIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADEEVENTBECOMINGSCHOOLTEACHERDESIRE AND SINGULARIZATION OF SUBJECTIVITYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABCOrientador: Prof. Dr. André Luís La SalviaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, São Bernardo do Campo, 2019.A palavra chave da presente pesquisa é acontecimento. É sob o ponto de vista dos acontecimentos que ocorrem os processos de singularização da subjetividade. Seguindo os passos de Deleuze e Guattari, de acordo com os quais o acontecimento é a condição mesma sob a qual o pensamento pensa, a partir de um encontro com o fora que nos força a pensar, operando um corte no caos por um plano de imanência, a forma/ação do professor aparece como problema. Assim, os encontros/acontecimentos que recortam essa pesquisa e que nortearam nossas experimentações, podem ser divididos em três linhas de força: A primeira é o acontecimento estético, que surge a partir de uma linha de fuga e resistência ao modus operandi da escola, com sua política disciplinar de bloqueio e controle das forças criativas. A segunda é o acontecimento político, gerado no vórtice do movimento secundarista de ocupações das escolas como forma de resistência à macropolítica que, por sua vez, desencadeou a terceira, que é o acontecimento ético-estético-político, caracterizado pelo processo de experimentação micropolítica das práticas escolares e suas implicações para o processo de singularização das subjetividades e para as possibilidades de resistência/reexistência. Juntas, as três linhas de força traçam o plano de imanência onde, de acordo com o título deste trabalho, consiste o devir-professor.The keyword of this research is event. It is from the point of view of the events that occur the singularization process of subjectivity. Following Deleuze and Guattari pathway, which they understand that the events are the condition under which the thought thinks, from an encounter with the outside that forces us to think, operating a cut into chaos by a plane of immanence, the form /action of the professor appears as a problem. Thus, the meetings/events that indent this research and that guided our experiences can be divided into three force lines: The first is the aesthetic event, which comes from a line of flight and resistance to the modus operandi of the school, with its disciplinary policy, obstruction and control of the creative forces. The second is the political event generated in the vortex of the high-school students movement of occupations of schools as macropolitics resistance thus, in turn, triggered the third, which is the ethical-aesthetic-political event characterized in micro experimentation process of school practices and their implications for the process of singular?zation of subjectivity and the possibilities of resistance/ re-existence. Together, the three force lines trace the plane of immanence which, according to the title of this work, consists becoming-teacher.La Salvia, André LuisXavier, Allan MoreiraAspis, Renata Pereira LimaFernandes, Zózimo Adeodato2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf221 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220&midiaext=79450http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220&midiaext=79449Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122220porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T14:26:27Zoai:BDTD:122220Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-30T14:26:27Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Devir professor : a experiência do acontecimento |
title |
Devir professor : a experiência do acontecimento |
spellingShingle |
Devir professor : a experiência do acontecimento Fernandes, Zózimo Adeodato ACONTECIMENTO DEVIR ESCOLA PROFESSOR DESEJO E SINGULARIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE EVENT BECOMING SCHOOL TEACHER DESIRE AND SINGULARIZATION OF SUBJECTIVITY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC |
title_short |
Devir professor : a experiência do acontecimento |
title_full |
Devir professor : a experiência do acontecimento |
title_fullStr |
Devir professor : a experiência do acontecimento |
title_full_unstemmed |
Devir professor : a experiência do acontecimento |
title_sort |
Devir professor : a experiência do acontecimento |
author |
Fernandes, Zózimo Adeodato |
author_facet |
Fernandes, Zózimo Adeodato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
La Salvia, André Luis Xavier, Allan Moreira Aspis, Renata Pereira Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Zózimo Adeodato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ACONTECIMENTO DEVIR ESCOLA PROFESSOR DESEJO E SINGULARIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE EVENT BECOMING SCHOOL TEACHER DESIRE AND SINGULARIZATION OF SUBJECTIVITY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC |
topic |
ACONTECIMENTO DEVIR ESCOLA PROFESSOR DESEJO E SINGULARIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE EVENT BECOMING SCHOOL TEACHER DESIRE AND SINGULARIZATION OF SUBJECTIVITY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. André Luís La Salvia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220&midiaext=79450 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220&midiaext=79449 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 221 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502107549827072 |