Devir professor : a experiência do acontecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Zózimo Adeodato
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André Luís La Salvia
id UFBC_709cd3da6beb7cb4a8be1248c219256f
oai_identifier_str oai:BDTD:122220
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Devir professor : a experiência do acontecimentoACONTECIMENTODEVIRESCOLAPROFESSORDESEJO E SINGULARIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADEEVENTBECOMINGSCHOOLTEACHERDESIRE AND SINGULARIZATION OF SUBJECTIVITYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABCOrientador: Prof. Dr. André Luís La SalviaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, São Bernardo do Campo, 2019.A palavra chave da presente pesquisa é acontecimento. É sob o ponto de vista dos acontecimentos que ocorrem os processos de singularização da subjetividade. Seguindo os passos de Deleuze e Guattari, de acordo com os quais o acontecimento é a condição mesma sob a qual o pensamento pensa, a partir de um encontro com o fora que nos força a pensar, operando um corte no caos por um plano de imanência, a forma/ação do professor aparece como problema. Assim, os encontros/acontecimentos que recortam essa pesquisa e que nortearam nossas experimentações, podem ser divididos em três linhas de força: A primeira é o acontecimento estético, que surge a partir de uma linha de fuga e resistência ao modus operandi da escola, com sua política disciplinar de bloqueio e controle das forças criativas. A segunda é o acontecimento político, gerado no vórtice do movimento secundarista de ocupações das escolas como forma de resistência à macropolítica que, por sua vez, desencadeou a terceira, que é o acontecimento ético-estético-político, caracterizado pelo processo de experimentação micropolítica das práticas escolares e suas implicações para o processo de singularização das subjetividades e para as possibilidades de resistência/reexistência. Juntas, as três linhas de força traçam o plano de imanência onde, de acordo com o título deste trabalho, consiste o devir-professor.The keyword of this research is event. It is from the point of view of the events that occur the singularization process of subjectivity. Following Deleuze and Guattari pathway, which they understand that the events are the condition under which the thought thinks, from an encounter with the outside that forces us to think, operating a cut into chaos by a plane of immanence, the form /action of the professor appears as a problem. Thus, the meetings/events that indent this research and that guided our experiences can be divided into three force lines: The first is the aesthetic event, which comes from a line of flight and resistance to the modus operandi of the school, with its disciplinary policy, obstruction and control of the creative forces. The second is the political event generated in the vortex of the high-school students movement of occupations of schools as macropolitics resistance thus, in turn, triggered the third, which is the ethical-aesthetic-political event characterized in micro experimentation process of school practices and their implications for the process of singular?zation of subjectivity and the possibilities of resistance/ re-existence. Together, the three force lines trace the plane of immanence which, according to the title of this work, consists becoming-teacher.La Salvia, André LuisXavier, Allan MoreiraAspis, Renata Pereira LimaFernandes, Zózimo Adeodato2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf221 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220&midiaext=79450http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220&midiaext=79449Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122220porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T14:26:27Zoai:BDTD:122220Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-30T14:26:27Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Devir professor : a experiência do acontecimento
title Devir professor : a experiência do acontecimento
spellingShingle Devir professor : a experiência do acontecimento
Fernandes, Zózimo Adeodato
ACONTECIMENTO
DEVIR
ESCOLA
PROFESSOR
DESEJO E SINGULARIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE
EVENT
BECOMING
SCHOOL
TEACHER
DESIRE AND SINGULARIZATION OF SUBJECTIVITY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC
title_short Devir professor : a experiência do acontecimento
title_full Devir professor : a experiência do acontecimento
title_fullStr Devir professor : a experiência do acontecimento
title_full_unstemmed Devir professor : a experiência do acontecimento
title_sort Devir professor : a experiência do acontecimento
author Fernandes, Zózimo Adeodato
author_facet Fernandes, Zózimo Adeodato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv La Salvia, André Luis
Xavier, Allan Moreira
Aspis, Renata Pereira Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Zózimo Adeodato
dc.subject.por.fl_str_mv ACONTECIMENTO
DEVIR
ESCOLA
PROFESSOR
DESEJO E SINGULARIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE
EVENT
BECOMING
SCHOOL
TEACHER
DESIRE AND SINGULARIZATION OF SUBJECTIVITY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC
topic ACONTECIMENTO
DEVIR
ESCOLA
PROFESSOR
DESEJO E SINGULARIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE
EVENT
BECOMING
SCHOOL
TEACHER
DESIRE AND SINGULARIZATION OF SUBJECTIVITY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. André Luís La Salvia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220&midiaext=79450
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122220&midiaext=79449
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
221 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502107549827072