Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Robson César
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Oliveira da Costa Pires
id UFBC_782ea2190176dc694bdae56709ab290e
oai_identifier_str oai:BDTD:109215
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicosONDAS ELETROMAGNÉTICASTRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOSFÍSICA - ESTUDO E ENSINOPRÁTICA DE ENSINOELECTROMAGNETIC WAVESTHREE PEDAGOGICAL MOMENTSSTRATEGIES OF TEACHING PHYSICSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Marcelo Oliveira da Costa PiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2017.Os estudantes de Ensino Médio tem como discurso relacionar as ondas eletromagnéticas como sendo a luz nas aulas de Física e nas diversas situações do cotidiano. Porém não é claro para o interlocutor se essa associação é de fato um fruto de um pensamento racional ou de um pensamento incorporado pela repetição. Para qualificar e quantificar essa diferença, propomos uma sequência didática assistida por três experimentos que mostram a associação da onda eletromagnética com a luz. Essa intervenção didática é baseada nos três momentos pedagógicos sugerido por Delizoicov, Angotti e Pernambuco por ser uma ferramenta im de ser um instrumento para a dialogicidade entre o professor e os alunos. Sugerimos a aplicação dessa proposta aos alunos do segundo ano do ensino médio. Esperamos que após a aplicação desse produto, o conceito de onda eletromagnética e sua relação com a luz visível e não visível seja quantificado e qualificado.The students of High School has like discourse to relate the electromagnetic waves like being the light in the classes of Physics and in the diverse situations of the quotidian. But it is not clear to the interlocutor whether this association is in fact a fruit of a rational thought or a thought embodied by repetition. To qualify and quantify this difference, we propose a didactic sequence assisted by three experiments that show the association of the electromagnetic wave with light. This didactic intervention is based on the three pedagogical moments suggested by Delizoicov, Angotti and Pernambuco as an important tool and an excellent strategy for systematizing learning, as well as being an instrument for dialogue between teacher and students. We suggest the application of this proposal to the students of the second year of high school. We hope that after the application of this product, the concept of electromagnetic wave and its relation with visible and non-visible light will be quantified and qualified.Pires, Marcelo Oliveira da CostaWatanabe, GiselleYamashita, Marcelo TakeshiCardoso, Robson César2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf94 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215&midiaext=75768http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215&midiaext=75767Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=109215porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:59:29Zoai:BDTD:109215Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-26T08:59:29Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos
title Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos
spellingShingle Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos
Cardoso, Robson César
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
PRÁTICA DE ENSINO
ELECTROMAGNETIC WAVES
THREE PEDAGOGICAL MOMENTS
STRATEGIES OF TEACHING PHYSICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos
title_full Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos
title_fullStr Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos
title_full_unstemmed Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos
title_sort Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos
author Cardoso, Robson César
author_facet Cardoso, Robson César
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Marcelo Oliveira da Costa
Watanabe, Giselle
Yamashita, Marcelo Takeshi
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Robson César
dc.subject.por.fl_str_mv ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
PRÁTICA DE ENSINO
ELECTROMAGNETIC WAVES
THREE PEDAGOGICAL MOMENTS
STRATEGIES OF TEACHING PHYSICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
FÍSICA - ESTUDO E ENSINO
PRÁTICA DE ENSINO
ELECTROMAGNETIC WAVES
THREE PEDAGOGICAL MOMENTS
STRATEGIES OF TEACHING PHYSICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Marcelo Oliveira da Costa Pires
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215&midiaext=75768
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215&midiaext=75767
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=109215
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
94 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263944711667712