Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Oliveira da Costa Pires |
id |
UFBC_782ea2190176dc694bdae56709ab290e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:109215 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicosONDAS ELETROMAGNÉTICASTRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOSFÍSICA - ESTUDO E ENSINOPRÁTICA DE ENSINOELECTROMAGNETIC WAVESTHREE PEDAGOGICAL MOMENTSSTRATEGIES OF TEACHING PHYSICSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Marcelo Oliveira da Costa PiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2017.Os estudantes de Ensino Médio tem como discurso relacionar as ondas eletromagnéticas como sendo a luz nas aulas de Física e nas diversas situações do cotidiano. Porém não é claro para o interlocutor se essa associação é de fato um fruto de um pensamento racional ou de um pensamento incorporado pela repetição. Para qualificar e quantificar essa diferença, propomos uma sequência didática assistida por três experimentos que mostram a associação da onda eletromagnética com a luz. Essa intervenção didática é baseada nos três momentos pedagógicos sugerido por Delizoicov, Angotti e Pernambuco por ser uma ferramenta im de ser um instrumento para a dialogicidade entre o professor e os alunos. Sugerimos a aplicação dessa proposta aos alunos do segundo ano do ensino médio. Esperamos que após a aplicação desse produto, o conceito de onda eletromagnética e sua relação com a luz visível e não visível seja quantificado e qualificado.The students of High School has like discourse to relate the electromagnetic waves like being the light in the classes of Physics and in the diverse situations of the quotidian. But it is not clear to the interlocutor whether this association is in fact a fruit of a rational thought or a thought embodied by repetition. To qualify and quantify this difference, we propose a didactic sequence assisted by three experiments that show the association of the electromagnetic wave with light. This didactic intervention is based on the three pedagogical moments suggested by Delizoicov, Angotti and Pernambuco as an important tool and an excellent strategy for systematizing learning, as well as being an instrument for dialogue between teacher and students. We suggest the application of this proposal to the students of the second year of high school. We hope that after the application of this product, the concept of electromagnetic wave and its relation with visible and non-visible light will be quantified and qualified.Pires, Marcelo Oliveira da CostaWatanabe, GiselleYamashita, Marcelo TakeshiCardoso, Robson César2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf94 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215&midiaext=75768http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215&midiaext=75767Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=109215porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:59:29Zoai:BDTD:109215Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-06-26T08:59:29Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos |
title |
Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos |
spellingShingle |
Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos Cardoso, Robson César ONDAS ELETROMAGNÉTICAS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS FÍSICA - ESTUDO E ENSINO PRÁTICA DE ENSINO ELECTROMAGNETIC WAVES THREE PEDAGOGICAL MOMENTS STRATEGIES OF TEACHING PHYSICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos |
title_full |
Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos |
title_fullStr |
Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos |
title_full_unstemmed |
Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos |
title_sort |
Associação da luz com ondas eletromagnéticas em uma abordagem dos três momentos pedagógicos |
author |
Cardoso, Robson César |
author_facet |
Cardoso, Robson César |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Marcelo Oliveira da Costa Watanabe, Giselle Yamashita, Marcelo Takeshi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Robson César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS FÍSICA - ESTUDO E ENSINO PRÁTICA DE ENSINO ELECTROMAGNETIC WAVES THREE PEDAGOGICAL MOMENTS STRATEGIES OF TEACHING PHYSICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS FÍSICA - ESTUDO E ENSINO PRÁTICA DE ENSINO ELECTROMAGNETIC WAVES THREE PEDAGOGICAL MOMENTS STRATEGIES OF TEACHING PHYSICS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Oliveira da Costa Pires |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215&midiaext=75768 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109215&midiaext=75767 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=109215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 94 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263944711667712 |