Competências e habilidades educacionais da área de matemática : análise comparativa das orientações curriculares dos anos finais do ensino fundamental do Peru e do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez Trujillo, Roy Rimberti
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118086
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Evonir Albrecht
id UFBC_7adcd276d46512b2fde7044ed9426518
oai_identifier_str oai:BDTD:118086
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Competências e habilidades educacionais da área de matemática : análise comparativa das orientações curriculares dos anos finais do ensino fundamental do Peru e do BrasilCURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTALMATEMÁTICA - ENSINOCOMPETÊNCIAHABILIDADESMATHEMATICSCOMPETENCESKILLSEDUCAÇÃO - BRASILEDUCAÇÃO - PERUPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Evonir AlbrechtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2019.Os documentos atuais que norteiam a Educação Básica no Peru e no Brasil são o Currículo Nacional da Educação Básica (CNEB), o qual foi aprovado no ano de 2016 no Peru, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi aprovada no ano de 2017 no Brasil. Esses documentos são a base para a construção das diferentes áreas da aprendizagem, principalmente para o propósito desta pesquisa, que é a área de matemática do Ensino Fundamental dos Anos Finais. É reconhecida a importância da matemática no Ensino Fundamental, que oferece uma base para desenvolver-se na sociedade atual. Além disso, a matemática está envolvida em todos os fatos da humanidade, justificando-se, assim, a importância de falar sobre o processo de Ensino-Aprendizagem dessa área. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de comparar as Competências Educacionais que serão desenvolvidas na área de matemática nos Currículos Educacionais do Peru e do Brasil e de analisar as Habilidades Educacionais alcançadas pelos estudantes no Ensino Fundamental dos Anos Finais, que são o resultado direto das Competências Educacionais aplicadas nessa área de aprendizagem. A metodologia que apoia esta pesquisa sob o enfoque qualitativo é o Método Comparativo, utilizando três passos como procedimento metodológico: o primeiro passo é "a seleção de duas ou mais séries de fenômenos que sejam efetivamente comparáveis", a qual foi utilizada para realizar a análise documental. O segundo passo é "a definição dos elementos a serem comparados", que foi aplicada para a realização da análise de conteúdo. O terceiro e último passo é "a generalização", a qual foi empregada para sistematizar a pesquisa e, além disso, serviu como uma bússola para que o pesquisador pudesse realizar sua viagem. Com isso, espera-se obter duas categorias padrões relacionadas entre si, as quais são: as Competências Educacionais comparadas do Peru e do Brasil, especificamente para a área de matemática, e as Habilidades Educacionais comparadas do Peru e do Brasil, como resultado desta pesquisa comparativa. Em relação ao conteúdo do Currículo Educacional do Peru e do Brasil, cabe ressaltar a importância de haver clareza nas informações contidas nos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica dos países envolvidos nesta pesquisa. Ademais, é necessário que a norma educacional seja acessível para todas as pessoas que participam de forma direta ou indireta desse nível da aprendizagem.The current documents that guide basic education in Peru and Brazil are the National Curriculum for Basic Education (CNEB), which was approved in 2016 in Peru, and the National Common Curriculum (BNCC), approved in Brazil in 2017. These documents are the base for building and developing learning in different areas, especially in the field of mathematics in the final years of middle school, for the purpose of the present research. We acknowledge the importance of mathematics in middle school, for it provides a foundation for individuals to develop as citizens in our society. In addition, mathematics is involved in all aspects of humanity, which justifies the relevance of discussing the teaching-learning process in this field. The aim of this paper is to compare the Educational Competences that will be developed in the mathematics subject in the Curricula of Peru and Brazil and to analyze the Educational Skills that students will achieve in the final years of middle school. Such skills are the direct result of the Educational Competences applied in this branch of learning. The methodology that supports this research is the Comparative Method, which uses three steps in its methodological procedure: the first step is "the selection of two or more series of phenomena that are effectively comparable", which was applied to perform document analysis. The second step is "the definition of the elements to be compared", which was used for content analysis. The third and final step is "generalization", which was applied to systematize the research and, besides, served as a compass to guide the researcher¿s journey. Thus, we aim at obtaining two standard categories that are interrelated: Brazilian and Peruvian Educational Competences compared in the field of mathematics and Educational Skills in Peruvian and Brazilian curricula as the result of this comparative research. With regard to the content of Brazilian and Peruvian Educational Curricula, it is essential to highlight the importance of clarity in the information contained in the official documents that guide basic education in the countries approached in this research. Furthermore, it is necessary that the educational norm be accessible to all the people that take part - directly or indirectly ¿ in this educational level.Albrecht, EvonirPazuch, ViníciusBastos, Antonio Sérgio Abrahão MonteiroRodriguez Trujillo, Roy Rimberti2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf109 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118086http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118086&midiaext=77377http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118086&midiaext=77378Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118086porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T15:39:14Zoai:BDTD:118086Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T15:39:14Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências e habilidades educacionais da área de matemática : análise comparativa das orientações curriculares dos anos finais do ensino fundamental do Peru e do Brasil
title Competências e habilidades educacionais da área de matemática : análise comparativa das orientações curriculares dos anos finais do ensino fundamental do Peru e do Brasil
spellingShingle Competências e habilidades educacionais da área de matemática : análise comparativa das orientações curriculares dos anos finais do ensino fundamental do Peru e do Brasil
Rodriguez Trujillo, Roy Rimberti
CURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL
MATEMÁTICA - ENSINO
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
MATHEMATICS
COMPETENCE
SKILLS
EDUCAÇÃO - BRASIL
EDUCAÇÃO - PERU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Competências e habilidades educacionais da área de matemática : análise comparativa das orientações curriculares dos anos finais do ensino fundamental do Peru e do Brasil
title_full Competências e habilidades educacionais da área de matemática : análise comparativa das orientações curriculares dos anos finais do ensino fundamental do Peru e do Brasil
title_fullStr Competências e habilidades educacionais da área de matemática : análise comparativa das orientações curriculares dos anos finais do ensino fundamental do Peru e do Brasil
title_full_unstemmed Competências e habilidades educacionais da área de matemática : análise comparativa das orientações curriculares dos anos finais do ensino fundamental do Peru e do Brasil
title_sort Competências e habilidades educacionais da área de matemática : análise comparativa das orientações curriculares dos anos finais do ensino fundamental do Peru e do Brasil
author Rodriguez Trujillo, Roy Rimberti
author_facet Rodriguez Trujillo, Roy Rimberti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albrecht, Evonir
Pazuch, Vinícius
Bastos, Antonio Sérgio Abrahão Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguez Trujillo, Roy Rimberti
dc.subject.por.fl_str_mv CURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL
MATEMÁTICA - ENSINO
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
MATHEMATICS
COMPETENCE
SKILLS
EDUCAÇÃO - BRASIL
EDUCAÇÃO - PERU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic CURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL
MATEMÁTICA - ENSINO
COMPETÊNCIA
HABILIDADES
MATHEMATICS
COMPETENCE
SKILLS
EDUCAÇÃO - BRASIL
EDUCAÇÃO - PERU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Evonir Albrecht
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118086
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118086&midiaext=77377
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118086&midiaext=77378
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
109 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502103250665472