O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishimota, Leandro Yoshio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17162
Resumo: Chess is a game that stimulates the logical reasoning, spatial vision and critical thinking of practitioners. Several academic studies have already found the affinity between the practice of sport and the development of several skills. This paper deals with the use of the game of chess in the classroom as a tool to aid the competencies that mathematics seeks to develop in secondary school students according to the National Common Curricular Base (BNCC) for high school. For this purpose, research related to teaching was used through the playful to associate math exercises with chess exercises in order to find familiarity between the skills worked and the skills developed, thus producing a bibliographic/qualitative research. The work sought to show the existence of a positive correlation between the competencies established in the BNCC during practice and during the problems involved in the game.
id SCAR_4788e3c7071469c649844eee70b2c1d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17162
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Nishimota, Leandro YoshioPompeu Junior, Geraldohttp://lattes.cnpq.br/7146270419829114a55537f0-602e-4a0c-8eae-4c5baec8ecdf2022-12-15T00:03:26Z2022-12-15T00:03:26Z2022-11-10NISHIMOTA, Leandro Yoshio. O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17162.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17162Chess is a game that stimulates the logical reasoning, spatial vision and critical thinking of practitioners. Several academic studies have already found the affinity between the practice of sport and the development of several skills. This paper deals with the use of the game of chess in the classroom as a tool to aid the competencies that mathematics seeks to develop in secondary school students according to the National Common Curricular Base (BNCC) for high school. For this purpose, research related to teaching was used through the playful to associate math exercises with chess exercises in order to find familiarity between the skills worked and the skills developed, thus producing a bibliographic/qualitative research. The work sought to show the existence of a positive correlation between the competencies established in the BNCC during practice and during the problems involved in the game.O xadrez é um jogo que dos praticantes. D samento crítico estimula o raciocínio lógico, a visão espacial e o pen iversos trabalhos acadêmicos já constataram a afinidade entre a prática do esporte e o desenvolvimento de diversas habilidades. O presente trabalho trata da jogo de xadrez em sala de aula como ferramenta para auxílio das competências que a matemática busca desenvolver nos alunos de ensino médio segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ensino médio utilização do . Para tanto, utilizouse de pesquisas relacionadas ao ensino através do lúdico para associar exercícios de matemática com exercícios de xadrez afim de encontrar familiaridade entre as habilidades trabalhadas e as competências desenvolvidas produzindo, assim, uma pesquisa de natureza bibliográ fica/ mostrar a existência de uma qualitativa . O trabalho procurou correlação positiva entre as competências estabelecidas na BNCC durante a prática e durante os problemas envolvidos no jogo.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaMatemática - ML-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessXadrezJogoBNCCHabilidadesCompetênciasEnsino médioMatemáticaMathematicsChessGameSkillsCompetenciesHigh schoolCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.The game of chess as an aid tool for the development of skills to high school students.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600170b8d9a-f6d1-4eff-954d-2b3b8733c4a3reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17162/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTCC LEANDRO YOSHIO NISHIMOTA (1).pdfTCC LEANDRO YOSHIO NISHIMOTA (1).pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf898226https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17162/1/TCC%20LEANDRO%20YOSHIO%20NISHIMOTA%20%281%29.pdf0fbf58920d89637f805236f99b05da44MD51TEXTTCC LEANDRO YOSHIO NISHIMOTA (1).pdf.txtTCC LEANDRO YOSHIO NISHIMOTA (1).pdf.txtExtracted texttext/plain66374https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17162/3/TCC%20LEANDRO%20YOSHIO%20NISHIMOTA%20%281%29.pdf.txt3f90b46ee256a470aa79366dff4b85e0MD53THUMBNAILTCC LEANDRO YOSHIO NISHIMOTA (1).pdf.jpgTCC LEANDRO YOSHIO NISHIMOTA (1).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5498https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17162/4/TCC%20LEANDRO%20YOSHIO%20NISHIMOTA%20%281%29.pdf.jpg8058daf61df34d2955fce1d662e7e38fMD54ufscar/171622023-09-18 18:32:33.913oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17162Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:33Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The game of chess as an aid tool for the development of skills to high school students.
title O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.
spellingShingle O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.
Nishimota, Leandro Yoshio
Xadrez
Jogo
BNCC
Habilidades
Competências
Ensino médio
Matemática
Mathematics
Chess
Game
Skills
Competencies
High school
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.
title_full O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.
title_fullStr O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.
title_full_unstemmed O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.
title_sort O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.
author Nishimota, Leandro Yoshio
author_facet Nishimota, Leandro Yoshio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nishimota, Leandro Yoshio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pompeu Junior, Geraldo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7146270419829114
dc.contributor.authorID.fl_str_mv a55537f0-602e-4a0c-8eae-4c5baec8ecdf
contributor_str_mv Pompeu Junior, Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Xadrez
Jogo
BNCC
Habilidades
Competências
Ensino médio
Matemática
Mathematics
topic Xadrez
Jogo
BNCC
Habilidades
Competências
Ensino médio
Matemática
Mathematics
Chess
Game
Skills
Competencies
High school
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Chess
Game
Skills
Competencies
High school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Chess is a game that stimulates the logical reasoning, spatial vision and critical thinking of practitioners. Several academic studies have already found the affinity between the practice of sport and the development of several skills. This paper deals with the use of the game of chess in the classroom as a tool to aid the competencies that mathematics seeks to develop in secondary school students according to the National Common Curricular Base (BNCC) for high school. For this purpose, research related to teaching was used through the playful to associate math exercises with chess exercises in order to find familiarity between the skills worked and the skills developed, thus producing a bibliographic/qualitative research. The work sought to show the existence of a positive correlation between the competencies established in the BNCC during practice and during the problems involved in the game.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-15T00:03:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-15T00:03:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NISHIMOTA, Leandro Yoshio. O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17162.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17162
identifier_str_mv NISHIMOTA, Leandro Yoshio. O jogo de xadrez como instrumento de auxílio para o desenvolvimento de competências aos alunos do ensino médio.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17162.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 170b8d9a-f6d1-4eff-954d-2b3b8733c4a3
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Matemática - ML-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Matemática - ML-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17162/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17162/1/TCC%20LEANDRO%20YOSHIO%20NISHIMOTA%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17162/3/TCC%20LEANDRO%20YOSHIO%20NISHIMOTA%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17162/4/TCC%20LEANDRO%20YOSHIO%20NISHIMOTA%20%281%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
0fbf58920d89637f805236f99b05da44
3f90b46ee256a470aa79366dff4b85e0
8058daf61df34d2955fce1d662e7e38f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136415396429824