Uma articulação entre o currículo escolar formal e a exposição do Museu do Amanhã na perspectiva da biodiversidade
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
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Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Adriana Pugliese Netto Lamas |
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Uma articulação entre o currículo escolar formal e a exposição do Museu do Amanhã na perspectiva da biodiversidadeEDUCAÇÃO NÃO FORMALBNCCMUSEU DE CIÊNCIASBIODIVERSIDADENON-FORMAL EDUCATIONSCIENCE MUSEUMBIODIVERSITYPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientadora: Profa. Dra. Adriana Pugliese Netto LamasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2022É crescente o reconhecimento do potencial educativo dos espaços de educação não formal que dialogam com a escola e transformam as práticas educativas por meio do seu caráter dinâmico e diferenciado para produção da informação e do conhecimento. O desenvolvimento científico e tecnológico suscitou a necessidade de se contemplar a cultura científica para além do contexto escolar, com o intuito de ampliar a alfabetização científica e de garantir o acesso da população a esses espaços exemplificados pelos parques, museus, jardins zoológicos, jardins botânicos, dentre outras instituições. A pesquisa, desenvolvida a partir de uma metodologia qualitativa, consistiu na análise de um documento oficial, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a observação do percurso narrativo do Museu do Amanhã na perspectiva da biodiversidade, um conceito central na área de Ciências da Natureza e da Biologia e que sempre constituiu objeto de estudo e de divulgação nos museus. A BNCC se configura como um documento normativo que orienta os currículos e as propostas pedagógicas dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas para todas as etapas e modalidades da Educação. A análise deste documento debruçou-se na sua relação com a educação não formal como espaços com elevado potencial pedagógico para o Ensino de Ciências, especialmente o papel dos museus de Ciências como promotores da cultura e da divulgação científica. As temáticas de educação não formal e divulgação científica estão ausentes na Educação Infantil, estando prescritas apenas para os Ensino Fundamental e Médio, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências. No que tange a biodiversidade, apesar da ausência na Educação Infantil, a temática é evidenciada nos demais segmentos da Educação Básica, especialmente nas disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia. Com base nessas constatações e reconhecendo que os museus possuem um currículo próprio e se configuram como instituições que se articulam com a escola, o objetivo da observação no Museu do Amanhã foi tecer relações com o currículo formal, a BNCC, sobre o tema biodiversidade apresentado no percurso narrativo da exposição de longa duração, no momento denominado "Terra", no Cubo da Vida no qual é apresentada a imensa variedade dos organismos e suas interações que formam os ecossistemas, especialmente o da Baía de Guanabara, onde o museu está localizado. Percebe-se que a exposição retrata diferentes abordagens da biodiversidade, tais como: de níveis de organização da diversidade; biogeográfica; evolutiva; conservacionista; e a abordagem humana. É possível afirmar que o Museu do Amanhã, no contexto do módulo expositivo Cubo da Vida, tem potencial para contribuir para o processo de alfabetização científica de seus visitantes e sua exposição pode ser uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem sobre biodiversidade.There is growing acknowledgment of the educational potential of non-formal education spaces that dialogue with the school and transform educational practices through their dynamic and differentiated character for the production of information and knowledge. Scientific and technological development has given rise to the need to contemplate scientific culture beyond the school context, in order to expand scientific literacy and guarantee the population's access to these spaces such as by parks, museums, zoos, botanical gardens, among other institutions. The research, developed from a qualitative methodology, consisted of the analysis of an official document, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the observation of the Museu do Amanhãs narrative from the biodiversity perspective, a central concept in Natural Science and Biology areas and a subject that has always been an object of study and dissemination in museums. The BNCC is structured as a normative document that guides the curricula and pedagogical proposals of the educational systems and networks of the Federative Units for all stages and modalities of Education. The analysis of this document focused on its relationship with non-formal education as spaces with high pedagogical potential for science teaching, especially the role of science museums as promoters of culture and scientific dissemination. Based on these findings and recognizing that museums have their own curriculum and are configured as institutions that articulate with the school, the purpose of observation at the Museu do Amanhh was to establish relations with the formal curriculum, the BNCC, on the biodiversity theme presented in one of the moment of the narrative path of the permanent exhibition called "Terra" in the Cube da Vida, in which an amazing variety of organism and their interactions that form ecosystems are presented, especially that of Guanabara Bay, where the museum is located. The themes of non-formal education and scientific dissemination are absent in Early Childhood Education, being prescribed only for Elementary and High School, especially in the subjects of Portuguese Language and Science. Regarding biodiversity, despite its absence in Early Childhood Education, the theme is evident in other segments of Basic Education, especially in the disciplines of Science, Biology and Geography. It can be seen that the exhibition portrays different approaches to biodiversity, such as: levels of organization of diversity; biogeographic; evolutionary; conservationist; and the human approach. It is possible to say that the Museu do Amanhh, in the context of the exhibition Cubo da Vidaas module, has a potential to contribute to the scientific literacy process of its visitors and its exhibition can be a tool in the teaching and learning process about biodiversity.Lamas, Adriana Pugliese NettoCerqueira, Bruno Rafael Santos deWiziack, Suzete Rosana de CastroUniversidade Federal do ABCMiyaji, Sandra Okabayashi2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf130 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123320http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123320&midiaext=80385http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123320&midiaext=80384Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123320porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-14T15:29:50Zoai:BDTD:123320Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-08-14T15:29:50Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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