Desenho Universal para a Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Intelectual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13049 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a escolarização do sujeito com deficiência intelectual (DI) e discute práticas curriculares e tecnológicos a partir da concepção internacional Universal Design for Learning (UDL), com tradução oficial Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Assim, tomando como base o direito ao acesso, a participação e a aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual, objetivamos acompanhar e analisar a aplicação de um piloto envolvendo o livro digital acessível e as concepções docentes sobre, ambos focando a perspectiva do Desenho Universal Aplicado a Aprendizagem. Em termos metodológicos optamos pela pesquisa qualitativa, com ênfase no estudo de caso. Levando em consideração esses aspectos, a produção de dados foi levantada a partir de dois campos: a) Uma escola pública na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, a qual ocorrerá a aplicação livro digital, realizada com um aluno com deficiência intelectual, matriculado em classe regular; 2) Um curso de extensão com a temática Desenho Universal para Aprendizagem, voltado prioritariamente para professores da Baixada Fluminense, realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. A nossa investigação se insere em dois projetos de pesquisa: A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem (OBEDUC/CAPES); Desenho Universal para a Aprendizagem: Implementação e Avaliação do Protocolo do Livro Digital Acessível, ambos vinculados à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os resultados, entre outras questões, denotam que apesar de avanços consideráveis nas políticas públicas, o ponto de vista a respeito do alunado com deficiência intelectual ainda é estereotipado quanto à escolarização. Nota-se que esse indivíduo, em função do estigma histórico, acaba, muitas vezes, passando pela escola e pelo currículo como não aprendiz. Também ficou evidenciado na pesquisa que o livro didático digital empregado nas práticas escolares pode originar novas perspectivas diante da pessoa com deficiência intelectual. Com relação ao curso de extensão, os dados mostraram a importância da tecnologia, mas com a compreensão que tal instrumento não substitui a mediação pedagógica, nem tão pouco garante sozinha o êxito dela. Por fim, apesar dos desafios, entendemos que o nosso estudo evidencia possibilidades e perspectivas que contribuem para a participação do aluno com deficiência intelectual na escola inclusiva. |
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Souza, Izadora Martins da Silva dePletsch, Márcia Denise891.622.770-49http://lattes.cnpq.br/5622440291569151Pletsch, Márcia DeniseSilva Junior, Jonas Alves daBraun, Patrícia134.725.637-70http://lattes.cnpq.br/40958911713671552023-12-22T02:40:07Z2023-12-22T02:40:07Z2018-01-30SOUZA, Izadora Martins da Silva de. Desenho universal para a aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual. 2018. 129 f.. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Miltidisciplinar/Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13049O presente trabalho tem como tema a escolarização do sujeito com deficiência intelectual (DI) e discute práticas curriculares e tecnológicos a partir da concepção internacional Universal Design for Learning (UDL), com tradução oficial Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Assim, tomando como base o direito ao acesso, a participação e a aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual, objetivamos acompanhar e analisar a aplicação de um piloto envolvendo o livro digital acessível e as concepções docentes sobre, ambos focando a perspectiva do Desenho Universal Aplicado a Aprendizagem. Em termos metodológicos optamos pela pesquisa qualitativa, com ênfase no estudo de caso. Levando em consideração esses aspectos, a produção de dados foi levantada a partir de dois campos: a) Uma escola pública na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, a qual ocorrerá a aplicação livro digital, realizada com um aluno com deficiência intelectual, matriculado em classe regular; 2) Um curso de extensão com a temática Desenho Universal para Aprendizagem, voltado prioritariamente para professores da Baixada Fluminense, realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. A nossa investigação se insere em dois projetos de pesquisa: A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem (OBEDUC/CAPES); Desenho Universal para a Aprendizagem: Implementação e Avaliação do Protocolo do Livro Digital Acessível, ambos vinculados à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os resultados, entre outras questões, denotam que apesar de avanços consideráveis nas políticas públicas, o ponto de vista a respeito do alunado com deficiência intelectual ainda é estereotipado quanto à escolarização. Nota-se que esse indivíduo, em função do estigma histórico, acaba, muitas vezes, passando pela escola e pelo currículo como não aprendiz. Também ficou evidenciado na pesquisa que o livro didático digital empregado nas práticas escolares pode originar novas perspectivas diante da pessoa com deficiência intelectual. Com relação ao curso de extensão, os dados mostraram a importância da tecnologia, mas com a compreensão que tal instrumento não substitui a mediação pedagógica, nem tão pouco garante sozinha o êxito dela. Por fim, apesar dos desafios, entendemos que o nosso estudo evidencia possibilidades e perspectivas que contribuem para a participação do aluno com deficiência intelectual na escola inclusiva.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.The present work has as its theme the schooling of the subject with intellectual disability (DI) and discusses curricular and technological practices from the international design Universal Design for Learning (UDL), with official translation Universal Design for Learning (DUA). Thus, based on the right to access, participation and learning of the person with intellectual disability, we aim to monitor and analyze the application of a pilot involving the accessible digital book and the teaching conceptions about both, focusing both the perspective of the Drawing Universal Applied to Learning. In methodological terms we opted for qualitative research, with emphasis on the case study. Taking these aspects into consideration, the data production was raised from two fields: a) A public school in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, which will be the application digital book, made with a student with intellectual disability, enrolled in class regular; 2) An extension course with the theme Universal Design for Learning, aimed primarily at teachers from the Baixada Fluminense, held at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, Campus Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Our research is part of two research projects: The schooling of students with intellectual disabilities: public policies, cognitive processes and evaluation of learning (OBEDUC/CAPES); Universal Design for Learning: Implementation and Evaluation of the Accessible Digital Book Protocol, both linked to the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The results, among other issues, indicate that despite considerable advances in public policy, the view of pupils with intellectual disabilities is still stereotyped about schooling. It is noted that this individual, due to the historical stigma, often ends up going through the school and the curriculum as non-apprentice. It was also evidenced in the research that the digital textbook used in school practices can bring new perspectives to the person with intellectual disability. With regard to the extension course, the data showed the importance of technology, but with the understanding that such an instrument does not replace pedagogical mediation, nor does it guarantee the success of it alone. Finally, despite the challenges, we understand that our study shows possibilities and perspectives that contribute to the participation of students with intellectual disabilities in the inclusive school.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de Educaçãodesenho universal para aprendizagemdeficiência intelectualinclusão escolaruniversal design for learningintellectual disabilityschool inclusionEducaçãoDesenho Universal para a Aprendizagem de Pessoas com Deficiência IntelectualUniversal Design for the Learning of People with Intellectual Disabilities.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, M. M; RIBEIRO, J; SIMÕES, F. Universal Design for Learning (UDL): contributos para uma escola de todos. Tecnologia DA Informação em Educação. 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O presente trabalho tem como tema a escolarização do sujeito com deficiência intelectual (DI) e discute práticas curriculares e tecnológicos a partir da concepção internacional Universal Design for Learning (UDL), com tradução oficial Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Assim, tomando como base o direito ao acesso, a participação e a aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual, objetivamos acompanhar e analisar a aplicação de um piloto envolvendo o livro digital acessível e as concepções docentes sobre, ambos focando a perspectiva do Desenho Universal Aplicado a Aprendizagem. Em termos metodológicos optamos pela pesquisa qualitativa, com ênfase no estudo de caso. Levando em consideração esses aspectos, a produção de dados foi levantada a partir de dois campos: a) Uma escola pública na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, a qual ocorrerá a aplicação livro digital, realizada com um aluno com deficiência intelectual, matriculado em classe regular; 2) Um curso de extensão com a temática Desenho Universal para Aprendizagem, voltado prioritariamente para professores da Baixada Fluminense, realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. A nossa investigação se insere em dois projetos de pesquisa: A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem (OBEDUC/CAPES); Desenho Universal para a Aprendizagem: Implementação e Avaliação do Protocolo do Livro Digital Acessível, ambos vinculados à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os resultados, entre outras questões, denotam que apesar de avanços consideráveis nas políticas públicas, o ponto de vista a respeito do alunado com deficiência intelectual ainda é estereotipado quanto à escolarização. Nota-se que esse indivíduo, em função do estigma histórico, acaba, muitas vezes, passando pela escola e pelo currículo como não aprendiz. Também ficou evidenciado na pesquisa que o livro didático digital empregado nas práticas escolares pode originar novas perspectivas diante da pessoa com deficiência intelectual. Com relação ao curso de extensão, os dados mostraram a importância da tecnologia, mas com a compreensão que tal instrumento não substitui a mediação pedagógica, nem tão pouco garante sozinha o êxito dela. Por fim, apesar dos desafios, entendemos que o nosso estudo evidencia possibilidades e perspectivas que contribuem para a participação do aluno com deficiência intelectual na escola inclusiva. |
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SOUZA, Izadora Martins da Silva de. Desenho universal para a aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual. 2018. 129 f.. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Miltidisciplinar/Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018. |
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