A leitura do mundo e a leitura da palavra : a filosofia no contexto do ensino médio a partir de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Danilo Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125049
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Fabiano Ramos Torres
id UFBC_97c943877bc411ebe3056df5c126b6b1
oai_identifier_str oai:BDTD:125049
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A leitura do mundo e a leitura da palavra : a filosofia no contexto do ensino médio a partir de Paulo FreirePAULO FREIRELEITURA DE MUNDOFILOSOFIAEDUCAÇÃOENSINO DE FILOSOFIAWORLD READINGWORD READINGPHILOSOPHYEDUCATIONPHILOSOPHY TEACHINGPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Fabiano Ramos TorresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Filosofia. São Bernardo do Campo, 2022O presente trabalho é uma experiência filosófica que busca responder como é possível levar o educando a fazer uma interpretação crítica do que é lido, intencionando uma escrita filosófica que deseja responder as indagações existenciais e sociais que permeiam a vida dos educandos. Tem como objetivo geral investigar e analisar como se dá o percurso de leitura de um texto filosófico no ensino médio, a partir do uso de um texto filosófico. E tem como objetivos específicos: Analisar a relação entre um texto filosófico específico dado em aula e o contexto em que ele foi lido - Investigar como a leitura desse texto é trabalhada pelo professor em sala - Elaborar uma proposta de leitura e escrita para o texto em questão - Discutir os resultados da análise. Optou-se como proposta metodológica por duas tarefas, uma teórica-conceitual, nos dois primeiros capítulos, e outra prática metodológica. No primeiro capítulo, discutimos de forma crítica a perspectiva de ensino filosófica que parte da premissa que os conceitos presentes nos textos devem ser aprendidos de forma enciclopédia e resumida, atendendo a demandas externas ao ensino de filosofia. Na segunda parte, buscou-se fundamentar uma perspectiva em que o aluno se torne um leitor de textos filosóficos, intencionando extrapolar os sentidos desses para além do que o autor pensou, a partir dos conceitos de leitura de mundo, leitura da palavra e escrita da palavra do filósofo e educador Paulo Freire. No último capítulo, foi proposto uma experiência de leitura e escrita na escola onde leciono embasada no prefácio do livro Pele negra, máscaras brancas do filósofo Frantz Fanon, tendo como pano de fundo os conceitos freireanos supracitados.The present work is a philosophical experience that seeks to answer how it is possible to lead the student to make a critical interpretation of what is read, intending a philosophical writing that wants to answer the existential and social questions that permeate the lives of students. Its general objective is to investigate and analyze how the reading of a philosophical text in high school takes place, based on the use of a philosophical text. And it has as specific objectives: To analyze the relationship between a specific philosophical text given in class and the context in which it was read - To investigate how the reading of this text is worked by the teacher in the classroom - To develop a proposal for reading and writing for the text in question - Discuss the results of the analysis. Two tasks were chosen as a methodological proposal, one theoretical-conceptual, in the first two chapters, and another methodological practice. In the first chapter, we critically discuss the philosophical teaching perspective that starts from the premise that the concepts present in the texts must be learned in an encyclopedia and summarized way, meeting the external demands of philosophy teaching. In the second part, we sought to establish a perspective in which the student becomes a reader of philosophical texts, intending to extrapolate their meanings beyond what the author thought, from the concepts of reading the world, reading the word and writing the the words of philosopher and educator Paulo Freire. In the last chapter, a reading and writing experience was proposed at the school where I teach, based on the preface of the book, Black Skin, White Masks by philosopher Frantz Fanon, with the above-mentioned Freirean concepts as a backdrop.Torres, Fabiano RamosCarvalho, Alexandre Filordi deSalvia, Andre Luis LaUniversidade Federal do ABCSales, Danilo Gonçalves2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf128 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125049http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125049&midiaext=81035Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=125049porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T09:42:29Zoai:BDTD:125049Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-04T09:42:29Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura do mundo e a leitura da palavra : a filosofia no contexto do ensino médio a partir de Paulo Freire
title A leitura do mundo e a leitura da palavra : a filosofia no contexto do ensino médio a partir de Paulo Freire
spellingShingle A leitura do mundo e a leitura da palavra : a filosofia no contexto do ensino médio a partir de Paulo Freire
Sales, Danilo Gonçalves
PAULO FREIRE
LEITURA DE MUNDO
FILOSOFIA
EDUCAÇÃO
ENSINO DE FILOSOFIA
WORLD READING
WORD READING
PHILOSOPHY
EDUCATION
PHILOSOPHY TEACHING
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
title_short A leitura do mundo e a leitura da palavra : a filosofia no contexto do ensino médio a partir de Paulo Freire
title_full A leitura do mundo e a leitura da palavra : a filosofia no contexto do ensino médio a partir de Paulo Freire
title_fullStr A leitura do mundo e a leitura da palavra : a filosofia no contexto do ensino médio a partir de Paulo Freire
title_full_unstemmed A leitura do mundo e a leitura da palavra : a filosofia no contexto do ensino médio a partir de Paulo Freire
title_sort A leitura do mundo e a leitura da palavra : a filosofia no contexto do ensino médio a partir de Paulo Freire
author Sales, Danilo Gonçalves
author_facet Sales, Danilo Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Fabiano Ramos
Carvalho, Alexandre Filordi de
Salvia, Andre Luis La
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Danilo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv PAULO FREIRE
LEITURA DE MUNDO
FILOSOFIA
EDUCAÇÃO
ENSINO DE FILOSOFIA
WORLD READING
WORD READING
PHILOSOPHY
EDUCATION
PHILOSOPHY TEACHING
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
topic PAULO FREIRE
LEITURA DE MUNDO
FILOSOFIA
EDUCAÇÃO
ENSINO DE FILOSOFIA
WORLD READING
WORD READING
PHILOSOPHY
EDUCATION
PHILOSOPHY TEACHING
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Fabiano Ramos Torres
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125049
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125049&midiaext=81035
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=125049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
128 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263962885586944