As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Lais da Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Joao Rodrigo Santos Da Silva
id UFBC_a1514328502a59c86ae9d4078050dc15
oai_identifier_str oai:BDTD:126115
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professoresENSINO DE BOTÂNICAMETODOLOGIAS ATIVASMETODOLOGIAS PARTICIPATIVASBOTANY TEACHINGACTIVE METHODOLOGIESPARTICIPATORY METHODOLOGIESPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Joao Rodrigo Santos Da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino E História Das Ciências E Da Matemática. São Bernardo do Campo, 2023O ensino de botânica pode apresentar desafios e uma falta de interesse pelo tema, bem como desinteresse pelas metodologias usadas pelos professores. O presente trabalho teve como objetivos identificar metodologias predominantes na formação dos professores, na graduação, em suas aulas de botânica, de acordo com suas memórias formativas, analisar as concepções dos professores acerca das diferentes metodologias que vivenciaram na formação. O presente trabalho também objetivou identificar nas práticas propostas pelos 40 professores para sua atuação em sala, quais destas metodologias possuem características de acordo com as denominadas metodologias ativas e participativas, que têm sido apresentadas pelo currículo e por instituições escolares como caminhos para a atuação docente, a fim de contribuir para a formação dos estudantes, permitindo-lhes mais autonomia. Foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas, sobre os percursos formativos, influências no planejamento de aulas de botânica e a elaboração de um plano de aula espontâneo que abordasse algum tema botânico, aplicado a professores e professoras. Esses dados foram submetidos à análise de discurso, onde pôde-se compreender aspectos da formação inicial em botânica e a maneira de ensinar botânica. Os resultados apontam que a maioria dos professores e professoras relataram as abordagens da formação inicial como predominantemente expositivas, com eventos esporádicos de práticas laboratoriais e saídas de campo, e ainda algumas concepções errôneas acerca de nomenclaturas de metodologias citadas. Entre os planos, pode-se identificar que na maioria das abordagens propostas não há presença de metodologias ativas. A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que existe uma predominância de abordagens expositivas e pouco participativas, seja nas experiências de formação inicial, seja nas abordagens propostas nos planejamentos, apesar dos planos apontarem ações práticas, muitas delas são demonstrativas e ou roteirizadas. Tais resultados apontam para a necessidade de espaços formativos para que professores e professoras tenham oportunidade de contato com diferentes metodologias e seus conceitos, podendo trazer tal diversificação para sua prática.Teaching botany may present challenges and a lack of interest in the subject, as well as a lack of interest in the methodologies used by the teachers. The present work aimed to identify the predominant methodologies used by 40 teachers during their undergraduate training in their botany classes, according to their formative memories, and to analyze the teachers' conceptions about the different methodologies they experienced during their educational formation. The present work also aimed to identify in the practices proposed by the teachers for their performance in the classroom, which of these methodologies have characteristics in accordance with the so-called active and participative methodologies, which have been presented by the curriculum and by school institutions as paths for teaching performance, in order to contribute to the formation of students, allowing them more autonomy. Questionnaires with open and closed questions were applied to male and female teachers about their formative paths, influences on the planning of botany classes, and the elaboration of a spontaneous lesson plan that approached some botanical theme. These data were submitted to discourse analysis, where it was possible to understand the aspects of the initial formation in botany and the way of teaching botany. The results indicate that most of the teachers reported the initial formation approaches as predominantly expository, with sporadic events of laboratory practice and field trips, and also some misconceptions about the nomenclatures of the methodologies mentioned. Among the plans, one can identify that in most of the proposed approaches there is no presence of active methodologies. From the data obtained, it can be concluded that there is a predominance of expository and little participatory approaches, either in the initial formation experiences, or in the approaches proposed in the plans, although the plans point out practical actions, many of them are demonstrative and/or scripted. Such results point to the need for educational formation spaces for teachers to have the opportunity of contact with different methodologies and their concepts, being able to bring such diversification to their practice.Silva, João Rodrigo Santos daUrsi, SuzanaCerqueira, Bruno Rafael Santos deUniversidade Federal do ABCMedeiros, Lais da Silveira2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf111 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115&midiaext=81105Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126115porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T09:57:14Zoai:BDTD:126115Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-04T09:57:14Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores
title As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores
spellingShingle As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores
Medeiros, Lais da Silveira
ENSINO DE BOTÂNICA
METODOLOGIAS ATIVAS
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
BOTANY TEACHING
ACTIVE METHODOLOGIES
PARTICIPATORY METHODOLOGIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores
title_full As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores
title_fullStr As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores
title_full_unstemmed As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores
title_sort As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores
author Medeiros, Lais da Silveira
author_facet Medeiros, Lais da Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João Rodrigo Santos da
Ursi, Suzana
Cerqueira, Bruno Rafael Santos de
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Lais da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE BOTÂNICA
METODOLOGIAS ATIVAS
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
BOTANY TEACHING
ACTIVE METHODOLOGIES
PARTICIPATORY METHODOLOGIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic ENSINO DE BOTÂNICA
METODOLOGIAS ATIVAS
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
BOTANY TEACHING
ACTIVE METHODOLOGIES
PARTICIPATORY METHODOLOGIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Joao Rodrigo Santos Da Silva
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115&midiaext=81105
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
111 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502112050315264