As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Joao Rodrigo Santos Da Silva |
id |
UFBC_a1514328502a59c86ae9d4078050dc15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:126115 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professoresENSINO DE BOTÂNICAMETODOLOGIAS ATIVASMETODOLOGIAS PARTICIPATIVASBOTANY TEACHINGACTIVE METHODOLOGIESPARTICIPATORY METHODOLOGIESPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Joao Rodrigo Santos Da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino E História Das Ciências E Da Matemática. São Bernardo do Campo, 2023O ensino de botânica pode apresentar desafios e uma falta de interesse pelo tema, bem como desinteresse pelas metodologias usadas pelos professores. O presente trabalho teve como objetivos identificar metodologias predominantes na formação dos professores, na graduação, em suas aulas de botânica, de acordo com suas memórias formativas, analisar as concepções dos professores acerca das diferentes metodologias que vivenciaram na formação. O presente trabalho também objetivou identificar nas práticas propostas pelos 40 professores para sua atuação em sala, quais destas metodologias possuem características de acordo com as denominadas metodologias ativas e participativas, que têm sido apresentadas pelo currículo e por instituições escolares como caminhos para a atuação docente, a fim de contribuir para a formação dos estudantes, permitindo-lhes mais autonomia. Foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas, sobre os percursos formativos, influências no planejamento de aulas de botânica e a elaboração de um plano de aula espontâneo que abordasse algum tema botânico, aplicado a professores e professoras. Esses dados foram submetidos à análise de discurso, onde pôde-se compreender aspectos da formação inicial em botânica e a maneira de ensinar botânica. Os resultados apontam que a maioria dos professores e professoras relataram as abordagens da formação inicial como predominantemente expositivas, com eventos esporádicos de práticas laboratoriais e saídas de campo, e ainda algumas concepções errôneas acerca de nomenclaturas de metodologias citadas. Entre os planos, pode-se identificar que na maioria das abordagens propostas não há presença de metodologias ativas. A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que existe uma predominância de abordagens expositivas e pouco participativas, seja nas experiências de formação inicial, seja nas abordagens propostas nos planejamentos, apesar dos planos apontarem ações práticas, muitas delas são demonstrativas e ou roteirizadas. Tais resultados apontam para a necessidade de espaços formativos para que professores e professoras tenham oportunidade de contato com diferentes metodologias e seus conceitos, podendo trazer tal diversificação para sua prática.Teaching botany may present challenges and a lack of interest in the subject, as well as a lack of interest in the methodologies used by the teachers. The present work aimed to identify the predominant methodologies used by 40 teachers during their undergraduate training in their botany classes, according to their formative memories, and to analyze the teachers' conceptions about the different methodologies they experienced during their educational formation. The present work also aimed to identify in the practices proposed by the teachers for their performance in the classroom, which of these methodologies have characteristics in accordance with the so-called active and participative methodologies, which have been presented by the curriculum and by school institutions as paths for teaching performance, in order to contribute to the formation of students, allowing them more autonomy. Questionnaires with open and closed questions were applied to male and female teachers about their formative paths, influences on the planning of botany classes, and the elaboration of a spontaneous lesson plan that approached some botanical theme. These data were submitted to discourse analysis, where it was possible to understand the aspects of the initial formation in botany and the way of teaching botany. The results indicate that most of the teachers reported the initial formation approaches as predominantly expository, with sporadic events of laboratory practice and field trips, and also some misconceptions about the nomenclatures of the methodologies mentioned. Among the plans, one can identify that in most of the proposed approaches there is no presence of active methodologies. From the data obtained, it can be concluded that there is a predominance of expository and little participatory approaches, either in the initial formation experiences, or in the approaches proposed in the plans, although the plans point out practical actions, many of them are demonstrative and/or scripted. Such results point to the need for educational formation spaces for teachers to have the opportunity of contact with different methodologies and their concepts, being able to bring such diversification to their practice.Silva, João Rodrigo Santos daUrsi, SuzanaCerqueira, Bruno Rafael Santos deUniversidade Federal do ABCMedeiros, Lais da Silveira2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf111 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115&midiaext=81105Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126115porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T09:57:14Zoai:BDTD:126115Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-04T09:57:14Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores |
title |
As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores |
spellingShingle |
As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores Medeiros, Lais da Silveira ENSINO DE BOTÂNICA METODOLOGIAS ATIVAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS BOTANY TEACHING ACTIVE METHODOLOGIES PARTICIPATORY METHODOLOGIES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
title_short |
As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores |
title_full |
As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores |
title_fullStr |
As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores |
title_full_unstemmed |
As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores |
title_sort |
As práticas no ensino de botânica : entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores |
author |
Medeiros, Lais da Silveira |
author_facet |
Medeiros, Lais da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, João Rodrigo Santos da Ursi, Suzana Cerqueira, Bruno Rafael Santos de Universidade Federal do ABC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Lais da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO DE BOTÂNICA METODOLOGIAS ATIVAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS BOTANY TEACHING ACTIVE METHODOLOGIES PARTICIPATORY METHODOLOGIES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
topic |
ENSINO DE BOTÂNICA METODOLOGIAS ATIVAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS BOTANY TEACHING ACTIVE METHODOLOGIES PARTICIPATORY METHODOLOGIES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
description |
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Joao Rodrigo Santos Da Silva |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126115&midiaext=81105 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 111 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502112050315264 |