Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mônica Cristina de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Giselle Watanabe
id UFBC_a42ccaadcf4fc83574fd7fec0cfaafad
oai_identifier_str oai:BDTD:122423
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energiaBASE NACIONAL COMUM CURRICULARINTERDISCIPLINARIDADECOMPLEXIDADEENSINO DE FÍSICAENSINO REMOTOINTERDISCIPLINARITYCOMPLEXITYPHYSICS TEACHINGREMOTE LEARNINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Giselle WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2021.A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza que o currículo do Ensino Médio deve ser organizado a partir da formação geral básica e da oferta de Itinerários Formativos que, por sua vez, deve considerar o contexto local e favorecer o protagonismo juvenil. Essa abordagem pode dar espaço para incorporar alguns aspectos da complexidade e da criticidade, como, por exemplo, formar um sujeito capaz de conduzir sua trajetória de forma consciente, crítica e criativa e considerando que um tema científico escolar pode ser analisado sob distintos conhecimentos (social, política, econômica, cultural etc.). Diante disso, essa dissertação constrói uma proposta de aulas (produto educacional) sobre o tema Energia, de acordo com os pressupostos dos Itinerários Formativos e aspectos da complexidade. Metodologicamente, analisa-se o texto da BNCC com foco nos pressupostos dos Itinerários Formativos e seus eixos estruturantes, além de elementos da complexidade. A análise dos dados se dá por meio da Análise Textual Discursiva. Dos resultados, nota-se que alguns estudantes, ainda que num contexto de aula remoto, foram capazes de articular o tema energia com aspectos mais próximos de suas realidades; no entanto, a maioria buscou basear-se estritamente nos conhecimentos científicos escolares, mas apontaram relações possíveis com outras áreas do conhecimento.The Common National Curricular Base (BNCC) states that the high school curriculum should be organized based on the basic general education and on the offer of Formative Itineraries, which, in turn, should consider the local context and favor youth protagonism. This approach can make room to incorporate some aspects of complexity and criticality, such as, for example, forming a subject capable of leading his or her trajectory in a conscious, critical, and creative way, and considering that a school scientific theme can be analyzed under different knowledges (social, political, economic, cultural, etc.). Therefore, this dissertation builds a proposal for classes (educational product) about Energy, according to the assumptions of the Formative Itineraries and aspects of complexity. Methodologically, the text of the BNCC is analyzed with a focus on the assumptions of the Formative Itineraries and their structuring axes, as well as elements of complexity. The data analysis is done by means of Textual Discourse Analysis. From the results, it can be seen that some students, even in a remote classroom context, were able to articulate the energy theme with aspects closer to their realities; however, the majority sought to base themselves strictly on school scientific knowledge, but pointed out possible relationships with other areas of knowledgeWatanabe, GiselleSouza, Esdras Viggiano deMercadante, Pedro GalliOliveira, Mônica Cristina de2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf157 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423&midiaext=79824http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423&midiaext=79823Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122423porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-13T11:29:12Zoai:BDTD:122423Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-06-13T11:29:12Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia
title Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia
spellingShingle Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia
Oliveira, Mônica Cristina de
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
INTERDISCIPLINARIDADE
COMPLEXIDADE
ENSINO DE FÍSICA
ENSINO REMOTO
INTERDISCIPLINARITY
COMPLEXITY
PHYSICS TEACHING
REMOTE LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
title_short Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia
title_full Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia
title_fullStr Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia
title_full_unstemmed Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia
title_sort Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia
author Oliveira, Mônica Cristina de
author_facet Oliveira, Mônica Cristina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Watanabe, Giselle
Souza, Esdras Viggiano de
Mercadante, Pedro Galli
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mônica Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
INTERDISCIPLINARIDADE
COMPLEXIDADE
ENSINO DE FÍSICA
ENSINO REMOTO
INTERDISCIPLINARITY
COMPLEXITY
PHYSICS TEACHING
REMOTE LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
topic BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
INTERDISCIPLINARIDADE
COMPLEXIDADE
ENSINO DE FÍSICA
ENSINO REMOTO
INTERDISCIPLINARITY
COMPLEXITY
PHYSICS TEACHING
REMOTE LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Giselle Watanabe
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423&midiaext=79824
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423&midiaext=79823
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
157 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502108921364480