Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Giselle Watanabe |
id |
UFBC_a42ccaadcf4fc83574fd7fec0cfaafad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122423 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energiaBASE NACIONAL COMUM CURRICULARINTERDISCIPLINARIDADECOMPLEXIDADEENSINO DE FÍSICAENSINO REMOTOINTERDISCIPLINARITYCOMPLEXITYPHYSICS TEACHINGREMOTE LEARNINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Giselle WatanabeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, Santo André, 2021.A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza que o currículo do Ensino Médio deve ser organizado a partir da formação geral básica e da oferta de Itinerários Formativos que, por sua vez, deve considerar o contexto local e favorecer o protagonismo juvenil. Essa abordagem pode dar espaço para incorporar alguns aspectos da complexidade e da criticidade, como, por exemplo, formar um sujeito capaz de conduzir sua trajetória de forma consciente, crítica e criativa e considerando que um tema científico escolar pode ser analisado sob distintos conhecimentos (social, política, econômica, cultural etc.). Diante disso, essa dissertação constrói uma proposta de aulas (produto educacional) sobre o tema Energia, de acordo com os pressupostos dos Itinerários Formativos e aspectos da complexidade. Metodologicamente, analisa-se o texto da BNCC com foco nos pressupostos dos Itinerários Formativos e seus eixos estruturantes, além de elementos da complexidade. A análise dos dados se dá por meio da Análise Textual Discursiva. Dos resultados, nota-se que alguns estudantes, ainda que num contexto de aula remoto, foram capazes de articular o tema energia com aspectos mais próximos de suas realidades; no entanto, a maioria buscou basear-se estritamente nos conhecimentos científicos escolares, mas apontaram relações possíveis com outras áreas do conhecimento.The Common National Curricular Base (BNCC) states that the high school curriculum should be organized based on the basic general education and on the offer of Formative Itineraries, which, in turn, should consider the local context and favor youth protagonism. This approach can make room to incorporate some aspects of complexity and criticality, such as, for example, forming a subject capable of leading his or her trajectory in a conscious, critical, and creative way, and considering that a school scientific theme can be analyzed under different knowledges (social, political, economic, cultural, etc.). Therefore, this dissertation builds a proposal for classes (educational product) about Energy, according to the assumptions of the Formative Itineraries and aspects of complexity. Methodologically, the text of the BNCC is analyzed with a focus on the assumptions of the Formative Itineraries and their structuring axes, as well as elements of complexity. The data analysis is done by means of Textual Discourse Analysis. From the results, it can be seen that some students, even in a remote classroom context, were able to articulate the energy theme with aspects closer to their realities; however, the majority sought to base themselves strictly on school scientific knowledge, but pointed out possible relationships with other areas of knowledgeWatanabe, GiselleSouza, Esdras Viggiano deMercadante, Pedro GalliOliveira, Mônica Cristina de2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf157 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423&midiaext=79824http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423&midiaext=79823Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122423porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-13T11:29:12Zoai:BDTD:122423Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-06-13T11:29:12Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia |
title |
Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia |
spellingShingle |
Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia Oliveira, Mônica Cristina de BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR INTERDISCIPLINARIDADE COMPLEXIDADE ENSINO DE FÍSICA ENSINO REMOTO INTERDISCIPLINARITY COMPLEXITY PHYSICS TEACHING REMOTE LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia |
title_full |
Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia |
title_fullStr |
Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia |
title_full_unstemmed |
Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia |
title_sort |
Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia |
author |
Oliveira, Mônica Cristina de |
author_facet |
Oliveira, Mônica Cristina de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Watanabe, Giselle Souza, Esdras Viggiano de Mercadante, Pedro Galli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mônica Cristina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR INTERDISCIPLINARIDADE COMPLEXIDADE ENSINO DE FÍSICA ENSINO REMOTO INTERDISCIPLINARITY COMPLEXITY PHYSICS TEACHING REMOTE LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR INTERDISCIPLINARIDADE COMPLEXIDADE ENSINO DE FÍSICA ENSINO REMOTO INTERDISCIPLINARITY COMPLEXITY PHYSICS TEACHING REMOTE LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Giselle Watanabe |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423&midiaext=79824 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122423&midiaext=79823 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 157 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263958070525952 |