O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Antônio Cezar Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4225
Resumo: O uso de tecnologia da informação e da comunicação em sala de aula tornou-se uma realidade em poucas escolas desse país. Nossos alunos possuem em suas mãos aparelhos, como tablets e celulares, com alta tecnologia que são ferramentas essenciais para atraírmos os jovens na busca da melhoria do conhecimento. Fica evidente a insatisfação dos alunos que recebem aulas tradicionalistas, realizadas apenas pelo diálogo com o professor, usando, ainda hoje, quadro e giz. No estado do Rio de Janeiro os professores fazem o uso do computador e da internet para tornar suas avaliações mais interessantes, lançando notas em uma plataforma exigida pelo governo, mas em sala de aula encontramos alunos com pouco interesse, o que torna a escola uma instituição ultrapassada e desinteressante. Utilizar o computador de forma a tornar as aulas mais envolventes, interativas, criativas e inteligentes, usando uma metodologia já pensada anteriormente, com os recursos tecnológicos que nosso aluno domina, é o grande desafio de quem está comprometido com a educação. Com esse intuito criamos um roteiro visando o ensino de indução eletromagnética utilizando o simulador PhET, que trabalha desde as propriedades dos imãs até a produção de energia elétrica, um grande impulsionador de nossa economia. Nosso trabalho consiste num roteiro didático que orienta o professor na aplicação do simulador, mostrando o passo a passo de seu funcionamento; possui também um roteiro de atividades a serem realizadas pelos alunos, através da interação com o professor, que irá facilitar a compreensão de cada conteúdo abordado. Nosso produto está fundamentado segundo a teoria de aprendizagem significativa do americano David Auzubel. O produto foi aplicado em 2 (duas) turmas do 3o ano do ensino médio, sendo a intervenção didática realizada em 2 (dois) encontros de 100 minutos cada. Para execução da intervenção usamos um roteiro que os alunos deveriam responder antes e após a demonstração de cada simulação. Foi feito um questionário avaliativo sobre o uso do simulador. Os resultados nos indicaram que o uso da simulação é uma boa forma de se expor o conteúdo. Para concretizar o aprendizado foi feita uma visita a usina de Funil, pertencente a estatal Furnas, em Itatiaia/RJ
id UFF-2_b10c5eebd3e825e0c30e60ca0b47ccfa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4225
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnéticaEnsino de físicaSimulador PhETIndução eletromagnéticaEletricidadeEnsino de físicaSimulador PhETEletromagnetismoPhysical educationPhET simulatorElectromagnetic inductionElectricityO uso de tecnologia da informação e da comunicação em sala de aula tornou-se uma realidade em poucas escolas desse país. Nossos alunos possuem em suas mãos aparelhos, como tablets e celulares, com alta tecnologia que são ferramentas essenciais para atraírmos os jovens na busca da melhoria do conhecimento. Fica evidente a insatisfação dos alunos que recebem aulas tradicionalistas, realizadas apenas pelo diálogo com o professor, usando, ainda hoje, quadro e giz. No estado do Rio de Janeiro os professores fazem o uso do computador e da internet para tornar suas avaliações mais interessantes, lançando notas em uma plataforma exigida pelo governo, mas em sala de aula encontramos alunos com pouco interesse, o que torna a escola uma instituição ultrapassada e desinteressante. Utilizar o computador de forma a tornar as aulas mais envolventes, interativas, criativas e inteligentes, usando uma metodologia já pensada anteriormente, com os recursos tecnológicos que nosso aluno domina, é o grande desafio de quem está comprometido com a educação. Com esse intuito criamos um roteiro visando o ensino de indução eletromagnética utilizando o simulador PhET, que trabalha desde as propriedades dos imãs até a produção de energia elétrica, um grande impulsionador de nossa economia. Nosso trabalho consiste num roteiro didático que orienta o professor na aplicação do simulador, mostrando o passo a passo de seu funcionamento; possui também um roteiro de atividades a serem realizadas pelos alunos, através da interação com o professor, que irá facilitar a compreensão de cada conteúdo abordado. Nosso produto está fundamentado segundo a teoria de aprendizagem significativa do americano David Auzubel. O produto foi aplicado em 2 (duas) turmas do 3o ano do ensino médio, sendo a intervenção didática realizada em 2 (dois) encontros de 100 minutos cada. Para execução da intervenção usamos um roteiro que os alunos deveriam responder antes e após a demonstração de cada simulação. Foi feito um questionário avaliativo sobre o uso do simulador. Os resultados nos indicaram que o uso da simulação é uma boa forma de se expor o conteúdo. Para concretizar o aprendizado foi feita uma visita a usina de Funil, pertencente a estatal Furnas, em Itatiaia/RJCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe use of information and communication technology in the classroom has become a reality in a few schools that country. Our students have in their hands devices such as tablets and mobile phones at high tecnology are essential tools for we attract young people in the pursuit of improving knowledge. It is evident dissatisfaction of students who receive traditionalist classes held only by the dialogue with the teacher using today, and chalk. In Rio de Janeiro teachers of the state make use of computers and the internet to make your most interesting reviews, releasing notes on a required government platform, but in the classroom we find students with little interest, which makes the school an institution outdated and uninteresting. Using the computer to make the most immersive, interactive, creative and intelligent classes, using a methodology as previously thought, with the technological resources that our student dominates, it is the great challenge of those who are committed to education. To that end we have created a road map aimed at electromagnetic induction teaching PhET using the simulator, working from the properties of magnets to the production of electrical power, a major driver of our economy. Our work is a didactic script that guides the teacher in implementing the simulator, showing step by step of its operation; has also an activity guide to be performed by the students, through interaction with the teacher, which will facilitate the understanding of each addressed content. Our product is based according to the meaningful learning theory of American David Auzubel. The product was applied in two (2) classes of the third year of high school, and the teaching intervention carried out in two (2) meetings of 100 minutes each. For intervention of execution used a script that students should respond before and after the demonstration of each simulation. An evaluation questionnaire on the use of the simulator was made. The results showed us that the use of simulation is a good way to expose the contents. To realize the learning was made a visit to funnel plant, owned by Furnas, in Itatiaia / RJHuguenin, José Augusto OliveiraEspírito Santo, Marco Aurélio doAlves, Marcos VeríssimoSilva, Ladário daFerreira, Antônio Cezar Ramos2017-08-21T16:03:21Z2017-08-21T16:03:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4225Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T18:08:17Zoai:app.uff.br:1/4225Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:44.028423Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnética
title O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnética
spellingShingle O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnética
Ferreira, Antônio Cezar Ramos
Ensino de física
Simulador PhET
Indução eletromagnética
Eletricidade
Ensino de física
Simulador PhET
Eletromagnetismo
Physical education
PhET simulator
Electromagnetic induction
Electricity
title_short O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnética
title_full O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnética
title_fullStr O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnética
title_full_unstemmed O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnética
title_sort O uso do simulador PhET no ensino de indução eletromagnética
author Ferreira, Antônio Cezar Ramos
author_facet Ferreira, Antônio Cezar Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Huguenin, José Augusto Oliveira
Espírito Santo, Marco Aurélio do
Alves, Marcos Veríssimo
Silva, Ladário da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Antônio Cezar Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Simulador PhET
Indução eletromagnética
Eletricidade
Ensino de física
Simulador PhET
Eletromagnetismo
Physical education
PhET simulator
Electromagnetic induction
Electricity
topic Ensino de física
Simulador PhET
Indução eletromagnética
Eletricidade
Ensino de física
Simulador PhET
Eletromagnetismo
Physical education
PhET simulator
Electromagnetic induction
Electricity
description O uso de tecnologia da informação e da comunicação em sala de aula tornou-se uma realidade em poucas escolas desse país. Nossos alunos possuem em suas mãos aparelhos, como tablets e celulares, com alta tecnologia que são ferramentas essenciais para atraírmos os jovens na busca da melhoria do conhecimento. Fica evidente a insatisfação dos alunos que recebem aulas tradicionalistas, realizadas apenas pelo diálogo com o professor, usando, ainda hoje, quadro e giz. No estado do Rio de Janeiro os professores fazem o uso do computador e da internet para tornar suas avaliações mais interessantes, lançando notas em uma plataforma exigida pelo governo, mas em sala de aula encontramos alunos com pouco interesse, o que torna a escola uma instituição ultrapassada e desinteressante. Utilizar o computador de forma a tornar as aulas mais envolventes, interativas, criativas e inteligentes, usando uma metodologia já pensada anteriormente, com os recursos tecnológicos que nosso aluno domina, é o grande desafio de quem está comprometido com a educação. Com esse intuito criamos um roteiro visando o ensino de indução eletromagnética utilizando o simulador PhET, que trabalha desde as propriedades dos imãs até a produção de energia elétrica, um grande impulsionador de nossa economia. Nosso trabalho consiste num roteiro didático que orienta o professor na aplicação do simulador, mostrando o passo a passo de seu funcionamento; possui também um roteiro de atividades a serem realizadas pelos alunos, através da interação com o professor, que irá facilitar a compreensão de cada conteúdo abordado. Nosso produto está fundamentado segundo a teoria de aprendizagem significativa do americano David Auzubel. O produto foi aplicado em 2 (duas) turmas do 3o ano do ensino médio, sendo a intervenção didática realizada em 2 (dois) encontros de 100 minutos cada. Para execução da intervenção usamos um roteiro que os alunos deveriam responder antes e após a demonstração de cada simulação. Foi feito um questionário avaliativo sobre o uso do simulador. Os resultados nos indicaram que o uso da simulação é uma boa forma de se expor o conteúdo. Para concretizar o aprendizado foi feita uma visita a usina de Funil, pertencente a estatal Furnas, em Itatiaia/RJ
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21T16:03:21Z
2017-08-21T16:03:21Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4225
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4225
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823710714200064