O estudo das contribuições para aprendizagem e motivação de alunos participantes do Projeto Química Responde Júnior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Tatiana Laine
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=107041
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maisa Helena Altarugio
id UFBC_b6b1ef94427ad064e98b1b8d698ef42a
oai_identifier_str oai:BDTD:107041
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O estudo das contribuições para aprendizagem e motivação de alunos participantes do Projeto Química Responde JúniorAPRENDIZAGEM ESCOLARAPRENDIZAGEM DE CONTEÚDOMOTIVAÇÃO DO ALUNOQUÍMICA - ESTUDO E ENSINOENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICACONTENT LEARNINGSTUDENT MOTIVATIONTEACHING-LEARNING CHEMISTRYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profª Drª Maisa Helena AltarugioDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2017.Os estudos sobre ensino e aprendizagem na educação básica têm investigado, entre outras coisas, estratégias que possam contribuir para aprendizagem significativa dos alunos. Na intenção de colaborar com essas investigações, o presente estudo de caso trata de um projeto de extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC), que traz uma estratégia de ensino e aprendizagem de química, intitulado Química Responde Júnior (QRJ). O QRJ tem por objetivo responder perguntas relacionadas à química, enviadas pelo público geral ao site do projeto, por meio de vídeos de curta duração. O objetivo geral deste estudo é investigar quais as contribuições do projeto QRJ para aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais e motivação de um grupo de alunos participantes do projeto e para o ensino de química. Participaram deste estudo quatro alunos do Ensino Médio selecionados de uma escola da rede privada da cidade de São Paulo, que produziram quatro vídeos para o projeto. A abordagem metodológica se fundamenta na pesquisa qualitativa de um estudo de caso com observação participante. A coleta de dados foi realizada por meio dos documentos: questionários individuais, entrevistas coletivas, anotações em diário de campo, produções escritas dos alunos e vídeos do QRJ. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo e triangulados a fim de compreender as contribuições do QRJ, sob as perspectivas teóricas de: aprendizagem de conteúdos, motivação, projetos de trabalho e tecnologias de informação e comunicação (TIC). As interpretações dos dados analisados apontaram que o QRJ é uma estratégia que devido às suas características tais como o envolvimento dos alunos, a orientação da professora-pesquisadora, a participação da universidade e a abordagem de uma TIC, foi capaz de promover uma aprendizagem significativa e com motivação.Studies about teaching and learning in basic education have investigated, among other things, strategies that can contribute to meaningful students learning. In order to collaborate with these investigations, the present case study is an extension project of the Universidade Federal do ABC (UFABC), which brings a strategy of teaching and learning chemistry, titled Junior Respond Chemistry (QRJ), in the acronym in Portuguese. The QRJ aims to answer questions related to chemistry, forwarded by the general public to the project website, through short videos. The general objective of this study is to investigate the contributions of the QRJ project to the learning of conceptual, procedural and attitudinal contents and motivation of a group of students participating in the project and for the teaching of chemistry. Four high school students were selected from a private school in São Paulo city and participated of this study, whom produced four videos for the project. The methodological approach is based on the qualitative research of a case study with participant observation. Data collection was made through the follow documents: individual questionnaires, collective interviews, field journal annotations, written student productions and QRJ videos. The data were submitted to a content analysis and triangulated in order to understand the contributions of the QRJ, under the theoretical perspectives of: content learning, motivation, work projects and information and communication technologies (ICT). The interpretations of the analyzed data pointed out that the QRJ is a strategy that due to its characteristics such as the involvement of the students, the orientation of the teacher-researcher, the participation of the university and the approach of an ICT, was able to promote meaningful learning with motivation.Altarugio, Maisa HelenaBueno Filho, Marco AntonioArroio, AgnaldoMendes, Tatiana Laine2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf159 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=107041http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=107041&midiaext=74821http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=107041&midiaext=74820Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=107041porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-30T15:42:52Zoai:BDTD:107041Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-11-30T15:42:52Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo das contribuições para aprendizagem e motivação de alunos participantes do Projeto Química Responde Júnior
title O estudo das contribuições para aprendizagem e motivação de alunos participantes do Projeto Química Responde Júnior
spellingShingle O estudo das contribuições para aprendizagem e motivação de alunos participantes do Projeto Química Responde Júnior
Mendes, Tatiana Laine
APRENDIZAGEM ESCOLAR
APRENDIZAGEM DE CONTEÚDO
MOTIVAÇÃO DO ALUNO
QUÍMICA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
CONTENT LEARNING
STUDENT MOTIVATION
TEACHING-LEARNING CHEMISTRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short O estudo das contribuições para aprendizagem e motivação de alunos participantes do Projeto Química Responde Júnior
title_full O estudo das contribuições para aprendizagem e motivação de alunos participantes do Projeto Química Responde Júnior
title_fullStr O estudo das contribuições para aprendizagem e motivação de alunos participantes do Projeto Química Responde Júnior
title_full_unstemmed O estudo das contribuições para aprendizagem e motivação de alunos participantes do Projeto Química Responde Júnior
title_sort O estudo das contribuições para aprendizagem e motivação de alunos participantes do Projeto Química Responde Júnior
author Mendes, Tatiana Laine
author_facet Mendes, Tatiana Laine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Altarugio, Maisa Helena
Bueno Filho, Marco Antonio
Arroio, Agnaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Tatiana Laine
dc.subject.por.fl_str_mv APRENDIZAGEM ESCOLAR
APRENDIZAGEM DE CONTEÚDO
MOTIVAÇÃO DO ALUNO
QUÍMICA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
CONTENT LEARNING
STUDENT MOTIVATION
TEACHING-LEARNING CHEMISTRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic APRENDIZAGEM ESCOLAR
APRENDIZAGEM DE CONTEÚDO
MOTIVAÇÃO DO ALUNO
QUÍMICA - ESTUDO E ENSINO
ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
CONTENT LEARNING
STUDENT MOTIVATION
TEACHING-LEARNING CHEMISTRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profª Drª Maisa Helena Altarugio
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=107041
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=107041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=107041&midiaext=74821
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=107041&midiaext=74820
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=107041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
159 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502099779878912