Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria Candida Varone de Morais Capecchi |
id |
UFBC_b9460e92b9925204bff76e91800b2579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122249 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como culturaENSINO DE FÍSICAFÍSICA COMO CULTURAREPRESENTAÇÕES SOCIAISPRÁTICA DOCENTEMULHERES NA CIÊNCIATEACHING PHYSICSSOCIAL REPRESENTATIONSTEACHING PRACTICEWOMEN IN SCIENCEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profª Drª Maria Candida Varone de Morais CapecchiDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, Santo André, 2021.A presente dissertação tem como objetivo central a abordagem da Física como cultura, para tanto, foi analisada uma atividade proposta em sala de aula que visava a construção de uma personagem cujo ofício é cientista e de suas atividades cotidianas ao longo de uma semana. Tal atividade é fruto dos anos de experiência de sala de aula, mas também das leituras e discussões promovidas pelas disciplinas ao longo do curso de pós-graduação e das reuniões de grupos e individuais, bem como das formações e dos trabalhos em grupos de docentes fomentados pelos colégios em que atuo. Tais situações oportunizaram e viabilizaram o delineamento da pesquisa e das análises dos dados obtidos. Da leitura atenta dos trabalhos realizados pelos estudantes e a partir da análise de conteúdo e usando a teoria das representações sociais, foi possível destacar quatro pontos centrais que estruturam as discussões dessa pesquisa: concepções sobre o cientista, concepções sobre ciência e o fazer científico, relações de gênero entre Os cientistas e As cientistas e o tempo idealizado. Dessa forma, com base nas discussões e reflexões advindas dos quatro temas levantados, é possível traçar algumas atividades aos alunos para que repensem cada um dos pontos evidenciados, de modo a aproximar os educandos da construção da Física e de sua natureza.The present dissertation has as main objective the approach of Physics as culture, for that, an activity proposed in the classroom was analyzed, which aimed at the construction of a character whose job is a scientist and his daily activities over the course of a week. Such activity is the result of years of classroom experience, but also of the readings and discussions promoted by the disciplines throughout the postgraduate course and of group and individual meetings, as well as of the training and work in groups of promoted teachers. for the schools where I work. Such situations provided opportunities and enabled the design of the research and analysis of the data obtained. From a careful reading of the works done by the students and from the content analysis and using the theory of social representations, it was possible to highlight four central points that structure the discussions of this research: conceptions about the scientist, conceptions about science and scientific practice, relationships of gender between Scientists and Scientists and the idealized time. Thus, based on the discussions and reflections arising from the four themes raised, it is possible to outline some activities for students to rethink each of the points highlighted, in order to bring students closer to the construction of Physics and its nature.Capecchi, Maria Candida Varone de MoraisFagundes, Maria BeatrizCrochik, LeonardoMoraes, Fernanda Angelon Sotto de2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf125 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249&midiaext=79508http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249&midiaext=79507Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122249porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-03T11:27:48Zoai:BDTD:122249Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-07-03T11:27:48Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura |
title |
Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura |
spellingShingle |
Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura Moraes, Fernanda Angelon Sotto de ENSINO DE FÍSICA FÍSICA COMO CULTURA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PRÁTICA DOCENTE MULHERES NA CIÊNCIA TEACHING PHYSICS SOCIAL REPRESENTATIONS TEACHING PRACTICE WOMEN IN SCIENCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura |
title_full |
Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura |
title_fullStr |
Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura |
title_full_unstemmed |
Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura |
title_sort |
Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura |
author |
Moraes, Fernanda Angelon Sotto de |
author_facet |
Moraes, Fernanda Angelon Sotto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capecchi, Maria Candida Varone de Morais Fagundes, Maria Beatriz Crochik, Leonardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Fernanda Angelon Sotto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO DE FÍSICA FÍSICA COMO CULTURA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PRÁTICA DOCENTE MULHERES NA CIÊNCIA TEACHING PHYSICS SOCIAL REPRESENTATIONS TEACHING PRACTICE WOMEN IN SCIENCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
ENSINO DE FÍSICA FÍSICA COMO CULTURA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PRÁTICA DOCENTE MULHERES NA CIÊNCIA TEACHING PHYSICS SOCIAL REPRESENTATIONS TEACHING PRACTICE WOMEN IN SCIENCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria Candida Varone de Morais Capecchi |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249&midiaext=79508 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249&midiaext=79507 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 125 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263925959983104 |