Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Fernanda Angelon Sotto de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Candida Varone de Morais Capecchi
id UFBC_b9460e92b9925204bff76e91800b2579
oai_identifier_str oai:BDTD:122249
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como culturaENSINO DE FÍSICAFÍSICA COMO CULTURAREPRESENTAÇÕES SOCIAISPRÁTICA DOCENTEMULHERES NA CIÊNCIATEACHING PHYSICSSOCIAL REPRESENTATIONSTEACHING PRACTICEWOMEN IN SCIENCEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profª Drª Maria Candida Varone de Morais CapecchiDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, Santo André, 2021.A presente dissertação tem como objetivo central a abordagem da Física como cultura, para tanto, foi analisada uma atividade proposta em sala de aula que visava a construção de uma personagem cujo ofício é cientista e de suas atividades cotidianas ao longo de uma semana. Tal atividade é fruto dos anos de experiência de sala de aula, mas também das leituras e discussões promovidas pelas disciplinas ao longo do curso de pós-graduação e das reuniões de grupos e individuais, bem como das formações e dos trabalhos em grupos de docentes fomentados pelos colégios em que atuo. Tais situações oportunizaram e viabilizaram o delineamento da pesquisa e das análises dos dados obtidos. Da leitura atenta dos trabalhos realizados pelos estudantes e a partir da análise de conteúdo e usando a teoria das representações sociais, foi possível destacar quatro pontos centrais que estruturam as discussões dessa pesquisa: concepções sobre o cientista, concepções sobre ciência e o fazer científico, relações de gênero entre Os cientistas e As cientistas e o tempo idealizado. Dessa forma, com base nas discussões e reflexões advindas dos quatro temas levantados, é possível traçar algumas atividades aos alunos para que repensem cada um dos pontos evidenciados, de modo a aproximar os educandos da construção da Física e de sua natureza.The present dissertation has as main objective the approach of Physics as culture, for that, an activity proposed in the classroom was analyzed, which aimed at the construction of a character whose job is a scientist and his daily activities over the course of a week. Such activity is the result of years of classroom experience, but also of the readings and discussions promoted by the disciplines throughout the postgraduate course and of group and individual meetings, as well as of the training and work in groups of promoted teachers. for the schools where I work. Such situations provided opportunities and enabled the design of the research and analysis of the data obtained. From a careful reading of the works done by the students and from the content analysis and using the theory of social representations, it was possible to highlight four central points that structure the discussions of this research: conceptions about the scientist, conceptions about science and scientific practice, relationships of gender between Scientists and Scientists and the idealized time. Thus, based on the discussions and reflections arising from the four themes raised, it is possible to outline some activities for students to rethink each of the points highlighted, in order to bring students closer to the construction of Physics and its nature.Capecchi, Maria Candida Varone de MoraisFagundes, Maria BeatrizCrochik, LeonardoMoraes, Fernanda Angelon Sotto de2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf125 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249&midiaext=79508http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249&midiaext=79507Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122249porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-03T11:27:48Zoai:BDTD:122249Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-07-03T11:27:48Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura
title Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura
spellingShingle Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura
Moraes, Fernanda Angelon Sotto de
ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA COMO CULTURA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
PRÁTICA DOCENTE
MULHERES NA CIÊNCIA
TEACHING PHYSICS
SOCIAL REPRESENTATIONS
TEACHING PRACTICE
WOMEN IN SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura
title_full Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura
title_fullStr Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura
title_full_unstemmed Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura
title_sort Experiência docente e representações sociais na busca de um ensino de física como cultura
author Moraes, Fernanda Angelon Sotto de
author_facet Moraes, Fernanda Angelon Sotto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capecchi, Maria Candida Varone de Morais
Fagundes, Maria Beatriz
Crochik, Leonardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Fernanda Angelon Sotto de
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA COMO CULTURA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
PRÁTICA DOCENTE
MULHERES NA CIÊNCIA
TEACHING PHYSICS
SOCIAL REPRESENTATIONS
TEACHING PRACTICE
WOMEN IN SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA COMO CULTURA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
PRÁTICA DOCENTE
MULHERES NA CIÊNCIA
TEACHING PHYSICS
SOCIAL REPRESENTATIONS
TEACHING PRACTICE
WOMEN IN SCIENCE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profª Drª Maria Candida Varone de Morais Capecchi
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249&midiaext=79508
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122249&midiaext=79507
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
125 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263925959983104