Professora sensível : entre a autonomia e a criatividade de uma pratica reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Marissel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103772
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Maria Candida Varone de Morais Capecchi
id UFBC_d9cba7a8983b9c26854399c459fd8d20
oai_identifier_str oai:BDTD:103772
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Professora sensível : entre a autonomia e a criatividade de uma pratica reflexivaFORMAÇÃO DE PROFESSORESDIDÁTICAPROFESSOR REFLEXIVOTEACHER TRAININGDIDACTICSREFLECTIVE TEACHERPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profª. Drª. Maria Candida Varone de Morais CapecchiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.Esta dissertação apresenta reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem vivenciado por estudantes e docente, da componente curricular Didática, comum aos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do ABC, oferecida no 1º quadrimestre de 2016. Visando identificar possíveis pontos de contato entre a metodologia de ensino adotada pela docente, na relação pedagógica com seus estudantes, e a formação de artistas, foram considerados como dados de pesquisa todas as produções dos estudantes, os roteiros de aula da docente, os registros em vídeo de todas as aulas e as observações da pesquisadora. O pressuposto foi que uma prática pedagógica permeada por recursos artísticos fomenta a formação de profess@r sensível e colabora com a postura reflexiva. Ao longo do processo de coleta e análise desses dados foi possível compor um quadro de referência de objetos intangíveis identificados na relação pedagógica estabelecida no contexto investigado: vínculos de convivência, reflexão sobre as concepções prévias a partir de textos, espaços para expressão de idiossincrasias, estímulos à criatividade, autonomia e escolha estética, como os que são observados em criações artísticas. Sendo assim, por meio desse processo de investigação, evidenciou-se que a inserção dos elementos artísticos de forma contínua e sistemática ao longo de todas as aulas investigadas, colaborou para uma ampliação da formação dess@s futuros professor@s para além da racionalidade técnica, já que não tinha como foco a instrumentalização para o ensino, desconectada de uma visão global do ato de ensinar, mas, sim, a sensibilização para o ser profess@r, por meio de práticas provenientes de uma perspectiva artística.This paper presents reflections on the teaching-learning process experienced by students and teacher, of the curriculum component Didactic - common to degree courses of the Federal University of ABC - offered in the 1st quarter of 2016. In order to identify possible contacts between the teaching methodology adopted by the teacher in the pedagogical relationship with her students, and the training of artists, we considered as research data all productions of the students, the teacher's class path, the video recordings of all classes and the observations of the researcher. The assumption was that a pedagogical practice permeated by artistic resources fosters the formation of sensitive teacher and collaborates with the reflective posture. Throughout the process of collecting and analyzing these data it was possible to compose a reference of intangible objects identified in the pedagogical relationship established in the investigated context: bonds of coexistence, reflecting on the previous conceptions from texts, spaces for idiosyncrasies expression, stimuli to creativity, autonomy and aesthetic choice also seen in artistic creations. Thus, through this process of investigation, we showed that the inclusion of artistic elements continuously and systematically over all classes investigated, contributed to the training expansion of these future teachers beyond technical rationality. It did not focus on the instrumentalization for teaching, disconnected from an overview of the teaching act, but rather awareness to be teacher through practices from an artistic perspective.Capecchi, Maria Candida Varone de MoraisLa Salvia, André LuisJesus, Adilson Nascimento deMarques, Marissel2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103772http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103772&midiaext=73240http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103772&midiaext=73239Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103772porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-20T15:58:27Zoai:BDTD:103772Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-04-20T15:58:27Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professora sensível : entre a autonomia e a criatividade de uma pratica reflexiva
title Professora sensível : entre a autonomia e a criatividade de uma pratica reflexiva
spellingShingle Professora sensível : entre a autonomia e a criatividade de uma pratica reflexiva
Marques, Marissel
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DIDÁTICA
PROFESSOR REFLEXIVO
TEACHER TRAINING
DIDACTICS
REFLECTIVE TEACHER
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Professora sensível : entre a autonomia e a criatividade de uma pratica reflexiva
title_full Professora sensível : entre a autonomia e a criatividade de uma pratica reflexiva
title_fullStr Professora sensível : entre a autonomia e a criatividade de uma pratica reflexiva
title_full_unstemmed Professora sensível : entre a autonomia e a criatividade de uma pratica reflexiva
title_sort Professora sensível : entre a autonomia e a criatividade de uma pratica reflexiva
author Marques, Marissel
author_facet Marques, Marissel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capecchi, Maria Candida Varone de Morais
La Salvia, André Luis
Jesus, Adilson Nascimento de
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Marissel
dc.subject.por.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DIDÁTICA
PROFESSOR REFLEXIVO
TEACHER TRAINING
DIDACTICS
REFLECTIVE TEACHER
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DIDÁTICA
PROFESSOR REFLEXIVO
TEACHER TRAINING
DIDACTICS
REFLECTIVE TEACHER
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profª. Drª. Maria Candida Varone de Morais Capecchi
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103772
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103772&midiaext=73240
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103772&midiaext=73239
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103772
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
201 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502098525782016