Percepção musical, inteligência não-verbal e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122206 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª. Patricia Maria Vanzella. |
id |
UFBC_db1fa74d7b3b4ac3efb432b2d0e40579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122206 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção musical, inteligência não-verbal e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em processo de alfabetizaçãoPERCEPÇÃO MUSICALINTELIGÊNCIA NÃO-VERBALHABILIDADES COGNITIVO-LINGUÍSTICASMUSICAL PERCEPTIONNON-VERBAL INTELLIGENCECOGNITIVE-LINGUISTIC SKILLSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABCOrientadora: Profª Drª. Patricia Maria Vanzella.Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação Neurociência e Cognição, São Bernardo do Campo, 2018.Diversos estudos apontam associações entre habilidades musicais e linguísticas. Entretanto não são claros quais processos cognitivos suportam essas associações. Em busca de um melhor entendimento desses processos, utilizou-se neste estudo um conjunto de tarefas musicais e cognitivo-linguísticas para avaliar escolares da rede pública em estágios iniciais da alfabetização. Os objetivos foram (1) investigar como a percepção musical está associada aos domínios cognitivos verbais e não-verbais e (2) replicar parcialmente o estudo realizado por Zuk et al. (2013) e investigar, no contexto de escolas públicas, a aplicabilidade da Tarefa de Transcrição de Sequências Musicais (MSTT), ferramenta que - naquele estudo - revelou ter potencial para identificar precocemente crianças com risco para transtornos específicos da aprendizagem. A 1º fase do estudo foi realizada durante o 2º semestre do ano 2016 através de avaliações de habilidades musicais e cognitivo-linguísticas em alunos (n=94) da rede pública de ensino. A 2º fase consistiu da avaliação longitudinal e transversal da tarefa MSTT, das habilidades aritméticas e de escrita, além do envio de questionários às famílias dos alunos (n=58). Comparações entre grupos revelaram que o baixo desempenho em tarefas de consciência fonológica esteve associado ao baixo desempenho na MSTT. Análises de correlações parciais destacaram a especificidade da MSTT quanto aos domínios verbais e não-verbais e às demais tarefas musicais. O score de erros por respostas supérfluas (MSTT-SR) foi capaz de predizer significativamente o baixo desempenho nas habilidades de escrita avaliadas 12 meses depois. Esses resultados corroboram os achados que Zuk e colegas descreveram, em 2013, no contexto de uma escola particular. Novos estudos com crianças em desenvolvimento típico e atípico serão necessários para elucidar os mecanismos cognitivos que suportam as associações aqui apresentadas.Several studies have identified associations between musical and linguistic abilities. However, the cognitive processes that explain such associations remain unclear. To illuminate these processes, a set of musical and cognitive-linguistic tasks were used in this study to evaluate public school students in the initial stages of literacy. The objectives were to (1) investigate how musical perception is associated with verbal and nonverbal cognitive domains and (2) partially replicate and investigate the applicability of the Musical Sequence Transcription Task (MSTT), a tool with the potential of identifying children at risk of specific learning disorders (Zuk et al., 2013). The first phase of the study assessed musical and cognitive-linguistic skills of students in the public-school system (n=94). The second phase, conducted a year later, consisted of a longitudinal and transversal evaluation of the MSTT task, of an assessment of children's arithmetic and writing skills, and of a socio-demographic survey of the students' families (n=58). Comparisons between groups revealed that poor performance in phonological awareness was associated with poor performance in the MSTT. Analysis of partial correlations highlighted the specificity of the MSTT for verbal and nonverbal domains and other musical tasks. The score for errors by superfluous responses (MSTT-SR) significantly predicted poor performance in writing skills assessed 12 months later. These results corroborate Zuk and colleagues' findings (2013). However, future studies with children in typical and atypical development are necessary to elucidate which cognitive mechanisms support the associations presented here.Vanzella, Patrícia MariaLukasova, KaterinaFonseca, Diana Santiago daOliveira, Guilherme Alves Delmolin de2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf102 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122206http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122206&midiaext=79421http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122206&midiaext=79422Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122206porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-24T16:08:13Zoai:BDTD:122206Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-24T16:08:13Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção musical, inteligência não-verbal e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em processo de alfabetização |
title |
Percepção musical, inteligência não-verbal e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em processo de alfabetização |
spellingShingle |
Percepção musical, inteligência não-verbal e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em processo de alfabetização Oliveira, Guilherme Alves Delmolin de PERCEPÇÃO MUSICAL INTELIGÊNCIA NÃO-VERBAL HABILIDADES COGNITIVO-LINGUÍSTICAS MUSICAL PERCEPTION NON-VERBAL INTELLIGENCE COGNITIVE-LINGUISTIC SKILLS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC |
title_short |
Percepção musical, inteligência não-verbal e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em processo de alfabetização |
title_full |
Percepção musical, inteligência não-verbal e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em processo de alfabetização |
title_fullStr |
Percepção musical, inteligência não-verbal e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Percepção musical, inteligência não-verbal e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em processo de alfabetização |
title_sort |
Percepção musical, inteligência não-verbal e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em processo de alfabetização |
author |
Oliveira, Guilherme Alves Delmolin de |
author_facet |
Oliveira, Guilherme Alves Delmolin de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vanzella, Patrícia Maria Lukasova, Katerina Fonseca, Diana Santiago da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Guilherme Alves Delmolin de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO MUSICAL INTELIGÊNCIA NÃO-VERBAL HABILIDADES COGNITIVO-LINGUÍSTICAS MUSICAL PERCEPTION NON-VERBAL INTELLIGENCE COGNITIVE-LINGUISTIC SKILLS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC |
topic |
PERCEPÇÃO MUSICAL INTELIGÊNCIA NÃO-VERBAL HABILIDADES COGNITIVO-LINGUÍSTICAS MUSICAL PERCEPTION NON-VERBAL INTELLIGENCE COGNITIVE-LINGUISTIC SKILLS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC |
description |
Orientadora: Profª Drª. Patricia Maria Vanzella. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122206 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122206&midiaext=79421 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122206&midiaext=79422 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 102 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502107517321216 |