O conceito de função e o conhecimento de estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122100 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Vinícius Pazuch |
id |
UFBC_e34887d2e1bdea4023231f99152e4c5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122100 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de função e o conhecimento de estudantes do ensino médioPRÁTICA PROFISSIONALCONCEITO DE FUNÇÃOTAREFASPROFESSIONAL PRACTICEFUNCTION CONCEPTTASKSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Vinícius PazuchDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Santo André, 2020.Esta dissertação apresenta uma análise que teve como objetivo investigar aspectos do conhecimento de estudantes ao realizarem tarefas sobre o conceito de função no Ensino Médio. Para tanto, foram utilizados referenciais teóricos que versaram sobre a aprendizagem dos estudantes da educação básica e a prática do professor que ensina matemática a partir da revisão sistemática de literatura para legitimar as unidades de análise escolhidas para cada eixo. Para a revisão sistemática de literatura sobre o eixo da aprendizagem dos estudantes foram utilizadas três unidades de análise: recursos didáticos, recursos tecnológicos e tarefas. As unidades de análise para o eixo prática do professor que ensina matemática foram utilizadas duas unidades de análise: recursos didáticos e recursos tecnológicos na aplicação das tarefas matemáticas. Especialmente, em relação à comunicação de tipologias do conceito de função. A pesquisa tem natureza qualitativa e teve como participantes o próprio pesquisador, que busca refletir sobre a sua prática profissional na sala de aula no desenvolvimento das tarefas e os estudantes da 1° ano do Ensino Médio regular de uma escola pública do Estado de São Paulo. O formato multipaper desta dissertação proporciona ao leitor o direcionamento sobre os assuntos desenvolvidos em três artigos: aprendizagem dos estudantes, a prática do profissional do professor que ensina matemática e o desenvolvimento da tarefa matemática. A produção de dados foi desenvolvida a partir de três objetivos: i) verificar quais tendências de pesquisa são evidenciadas na literatura em relação à aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e ao conceito de função; ii) buscar quais evidências de pesquisa sobre o conceito de função e a prática profissional do professor que ensina matemática são apresentadas em artigos científicos e iii) analisar os conhecimentos matemáticos dos estudantes emergentes da execução de tarefas sobre o conceito de função em sala de aula, sendo este último baseando-se em três aspectos: (1) a elaboração de tarefas sobre o conceito de função; (2) o desenvolvimento das tarefas pelos estudantes na sala de aula e (3) a reflexão sobre os protocolos e os áudios sobre o conhecimento do professor e dos estudantes. Os resultados da pesquisa evidenciaram como as tarefas favoreceram a comunicação entre professor e estudantes colocando em evidência o conhecimento dos estudantes do Ensino Médio sobre o conceito de função.This dissertation presents an investigation that aimed to investigate the practice of the teacher who teaches mathematics from the use of tasks on the concept of function in High School. For this, we used theoretical references that dealt with the learning of students of Basic Education and the practice of the teacher who teaches mathematics from the systematic literature review to legitimize the units of analysis chosen for each axis. For the systematic literature review on the students' learning axis, three units of analysis were used: didactic resources, technological resources and tasks. The units of analysis for the practical axis of the teacher who teaches mathematics were used two units of analysis: didactic resources and technological resources, where the mathematical tasks were represented between them. Especially regarding the communication of typologies of the concept of function. The research has a qualitative nature and had as participants the researcher himself, who seeks to reflect on his professional practice in the classroom in the development of tasks and students in the 1st grade of regular high school in a public school in the state of São Paulo. The multipaper format of this dissertation provides the reader with guidance on the developed subjects: student learning, the practice of the teacher teaching mathematics and the development of the mathematical task. The production of data was developed based on three objectives: i) to verify which research trends are evidenced in the literature in relation to the learning of Basic Education students and the concept of function; ii) look for what research evidence on the concept of function and the professional practice of the teacher who teaches mathematics are presented in scientific articles and iii) analyze the mathematical knowledge of students emerging from performing tasks on the concept of function in the classroom, the last being based on three aspects: (1) the elaboration of tasks on the concept of function; (2) the development of tasks by students in the classroom; and (3) reflection on protocols and audios on teacher and student knowledge. The research results showed how tasks favor the communication of the concept of function, highlighting the dimensions of teacher knowledge and student learning.Pazuch, ViníciusAlbrecht, EvonirRibeiro, Rogério MarquesSilva, Leonardo Araujo2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf89 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122100http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122100&midiaext=79165http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122100&midiaext=79166Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122100porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-02T16:04:07Zoai:BDTD:122100Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-05-02T16:04:07Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de função e o conhecimento de estudantes do ensino médio |
title |
O conceito de função e o conhecimento de estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
O conceito de função e o conhecimento de estudantes do ensino médio Silva, Leonardo Araujo PRÁTICA PROFISSIONAL CONCEITO DE FUNÇÃO TAREFAS PROFESSIONAL PRACTICE FUNCTION CONCEPT TASKS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
O conceito de função e o conhecimento de estudantes do ensino médio |
title_full |
O conceito de função e o conhecimento de estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
O conceito de função e o conhecimento de estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
O conceito de função e o conhecimento de estudantes do ensino médio |
title_sort |
O conceito de função e o conhecimento de estudantes do ensino médio |
author |
Silva, Leonardo Araujo |
author_facet |
Silva, Leonardo Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pazuch, Vinícius Albrecht, Evonir Ribeiro, Rogério Marques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leonardo Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PRÁTICA PROFISSIONAL CONCEITO DE FUNÇÃO TAREFAS PROFESSIONAL PRACTICE FUNCTION CONCEPT TASKS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
PRÁTICA PROFISSIONAL CONCEITO DE FUNÇÃO TAREFAS PROFESSIONAL PRACTICE FUNCTION CONCEPT TASKS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Vinícius Pazuch |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122100 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122100&midiaext=79165 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122100&midiaext=79166 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 89 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263955646218240 |