Conhecimento do professor que ensina geometria : o "Knowledge Quartet" como ferramenta de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gumiero, Bárbara Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121888
Resumo: Orientador: Vinícius Pazuch
id UFBC_5c8f082f0c3ce4881e40dd37353aace6
oai_identifier_str oai:BDTD:121888
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Conhecimento do professor que ensina geometria : o "Knowledge Quartet" como ferramenta de análiseCONHECIMENTO PROFISSIONALENSINO DE GEOMETRIACOLABORAÇÃOTAREFASPROFESSIONAL KNOWLEDGETEACHING GEOMETRYCOLLABORATIONTASKSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Vinícius PazuchDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Santo André, 2020.O presente estudo tem como tema o conhecimento do professor que ensina geometria. O objetivo centra-se em investigar os conhecimentos mobilizados por professores que ensinam geometria em relação aos processos de planejar e desenvolver tarefas de conceitos geométricos nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Para isso, foram utilizados referenciais teóricos que abordam o conhecimento profissional do professor que ensina matemática, com destaque para os estudos de Tim Rowland e seus colaboradores sobre o Knowledge Quartet. Esse configura-se como um conjunto de conhecimentos que busca proporcionar uma reflexão tanto do ensino como do conhecimento mobilizado pelo professor por meio de quatro dimensões: fundamento, conexão, transformação e contingência. A pesquisa foi de natureza qualitativa e teve como colaboradoras duas professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, convidadas a participar de um grupo com características colaborativas, o qual estabeleceu o contexto de produção de dados. Os dados foram produzidos tendo como base: (1) o planejamento de tarefas sobre conceitos geométricos; (2) o desenvolvimento das tarefas em sala de aula; e (3) a reflexão e análise de episódios de aula das professoras participantes. Esses três momentos foram gravados em áudio e vídeo para posterior transcrição e análise. Como resultados da pesquisa, evidenciaram-se os conhecimentos mobilizados pelas professoras, com destaque para a dimensão fundamento no planejamento e a dimensão contingência no desenvolvimento das tarefas em sala de aula. Na etapa inicial do planejamento, em que as professoras decidiam o que fazer em cada tarefa, os conhecimentos se relacionavam com a definição de propósitos e com a identificação de erros. Após definido o que seria feito, as professoras mobilizaram conhecimentos sobre os procedimentos, a terminologia, o uso de livros didáticos e das tecnologias digitais, um novo código adicionado à dimensão fundamento. Assim, identificou-se que os conhecimentos mobilizados no planejamento foram voltados para o conhecimento do conteúdo e da pedagogia. No desenvolvimento das tarefas com os estudantes, mobilizaram-se conhecimentos relacionados a todos os códigos da dimensão contingência, o que provocou novos modos de implementar aquilo havia sido planejado. A (in)disponibilidade de recursos ocasionou insights nas professoras participantes. Além disso, os estudantes também foram responsáveis pelos momentos contingentes, seja por uma ideia ou por uma dificuldade inesperada, outro código adicionado à dimensão contingência. A sala de aula é entendida como um ambiente imprevisível, em que todas as dimensões foram mobilizadas ainda que contingência tenha se destacado. A colaboração permitiu que as professoras participantes também fossem responsáveis pela própria formação, a qual foi realizada para, com e na escola, desenvolvendo conhecimentos profissionais na teoria e na prática.This study has as its theme the teacher¿s knowledge who teaches geometry. The aim is to investigate the knowledge mobilized by teachers who teach geometry in relation to the processes of planning and developing tasks of geometric concepts in the final years of Elementary School (grades 6-9). To that end, theoretical references that approach the professional knowledge of the teacher who teaches mathematics were used, with emphasis on the studies of Tim Rowland and his collaborators on the Knowledge Quartet. This is configured as a set of knowledge that seeks to provide a reflection of the teaching and the teacher¿s mobilized knowledge through four dimensions: foundation, connection, transformation and contingency. The research was of a qualitative nature and had as collaborators two teachers of mathematics of the final years of Elementary School, invited to participate in a group with collaborative characteristics, establishing the context of data production. The data were elaborated having to base: (1) the planning of tasks on geometric concepts; (2) the development of tasks in the classroom; and (3) the joint reflection and analyze of class episodes of the collaborating teachers. These three moments were recorded in audio and video for later transcription and analysis. As results of the research were evidenced the knowledge mobilized by the teachers, highlighting the foundation dimension in the planning and the contingency dimension in the development of the tasks in the classroom. In the early planning stage, where teachers decided what to do in each task, the knowledge related to awareness of purpose and identifying errors. After defining what would be done, the teachers mobilized knowledge about procedures, terminology, the use of textbooks and digital technologies, a new code added to the foundation dimension. Thus, it was identified that the knowledge mobilized in the planning were directed to the knowledge of content and pedagogy. In the development of tasks with students, knowledge related to all codes of the contingency dimension were mobilized, causing a deviation in the planned agenda. The (un) availability of resources brought insights into the teachers. In addition, students were also responsible for contingent moments, whether for an idea or an unexpected difficulty, another code added to the contingency dimension. The classroom is understood as an unpredictable environment, in which all dimensions were mobilized even though contingency stood out. The collaboration allowed the participating teachers to also be responsible for their own teacher education, which was realized for, with and at school, developing professional knowledge in theory and practice.Pazuch, ViníciusFranchi, Regina Helena de Oliveira LinoOliveira, Andréia Maria Pereira deGumiero, Bárbara Silva2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf137 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121888http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121888&midiaext=78733http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121888&midiaext=81089http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121888&midiaext=78732Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121888porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:13:32Zoai:BDTD:121888Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-12-19T14:13:32Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento do professor que ensina geometria : o "Knowledge Quartet" como ferramenta de análise
title Conhecimento do professor que ensina geometria : o "Knowledge Quartet" como ferramenta de análise
spellingShingle Conhecimento do professor que ensina geometria : o "Knowledge Quartet" como ferramenta de análise
Gumiero, Bárbara Silva
CONHECIMENTO PROFISSIONAL
ENSINO DE GEOMETRIA
COLABORAÇÃO
TAREFAS
PROFESSIONAL KNOWLEDGE
TEACHING GEOMETRY
COLLABORATION
TASKS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Conhecimento do professor que ensina geometria : o "Knowledge Quartet" como ferramenta de análise
title_full Conhecimento do professor que ensina geometria : o "Knowledge Quartet" como ferramenta de análise
title_fullStr Conhecimento do professor que ensina geometria : o "Knowledge Quartet" como ferramenta de análise
title_full_unstemmed Conhecimento do professor que ensina geometria : o "Knowledge Quartet" como ferramenta de análise
title_sort Conhecimento do professor que ensina geometria : o "Knowledge Quartet" como ferramenta de análise
author Gumiero, Bárbara Silva
author_facet Gumiero, Bárbara Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pazuch, Vinícius
Franchi, Regina Helena de Oliveira Lino
Oliveira, Andréia Maria Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gumiero, Bárbara Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CONHECIMENTO PROFISSIONAL
ENSINO DE GEOMETRIA
COLABORAÇÃO
TAREFAS
PROFESSIONAL KNOWLEDGE
TEACHING GEOMETRY
COLLABORATION
TASKS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic CONHECIMENTO PROFISSIONAL
ENSINO DE GEOMETRIA
COLABORAÇÃO
TAREFAS
PROFESSIONAL KNOWLEDGE
TEACHING GEOMETRY
COLLABORATION
TASKS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Vinícius Pazuch
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121888
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121888&midiaext=78733
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121888&midiaext=81089
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121888&midiaext=78732
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
137 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502105995837440