FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Itana Stiubiener |
id |
UFBC_e60b54c0dce57d1ae413c0a8b2ce93cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:103626 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business IntelligenceGESTOR DE ENSINO A DISTÂNCIAAMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMMONITORAMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMMANAGER FOR DISTANCE LEARNINGVIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTSMONITORING IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Itana StiubienerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, 2016.No processo de ensino e aprendizagem à distância os professores e tutores são atores fundamentais, uma vez que estimulam o aprendizado e a participação dos alunos, assumindo o papel de mediadores deste processo. Assumindo-se que esta modalidade de educação depende do seu bom desempenho nos ambientes virtuais de aprendizagem, seja no atendimento das dúvidas, na produção de conteúdo, na correção de atividades ou na verificação de acessos, se faz necessário que haja informações à disposição dos gestores dos ambientes e processos EaD para um acompanhamento mais efetivo desses processos. Esse acompanhamento apresenta diversas lacunas a saber: falta de experiência prévia dos professores e dos tutores, quantidade excessiva de alunos e de atividades, entre outras. O AVA Moodle oferece algumas ferramentas com recursos de Learning Analytics, porém, estas ferramentas retornam somente uma visão parcial por curso/contexto, o que dificulta o processo de gestão. Este trabalho apresenta uma proposta para auxiliar os professores a terem uma visão holística, integrada e transversal da participação dos seus alunos e aos gestores de todas as atividades desenvolvidas nos AVA's das ações dos professores, tutores e alunos nesses ambientes. Após a observação da dificuldade de obtenção dessas informações através de um estudo de caso desenvolvido em uma instituição de ensino foi proposta e desenvolvida uma ferramenta com o intuito de fornecer as informações necessárias aos professores em relação à participação de seus alunos, agrupadas por cursos vinculados ao mesmo e também fornecer relatórios aos gestores em relação às ações dos professores, tutores e alunos, obtidos através da utilização dessa ferramenta em um ambiente virtual de aprendizagem Moodle com cursos em andamento.In the process of teaching and distance learning education tutors are key actors, since they stimulate learning and participation of students, taking on a role as mediators of this knowledge. Assuming this type of education depends on the good performance of tutors in virtual learning environments, considering in attendance, the activities of correction or the access frequency, it is necessary to have information available to managers from the environments of distance learning processes for more effective monitoring of these processes. Such monitoring has several gaps namely: lack of previous experience of teachers and tutors, excessive number of students and activities, among others. The (AVA) Moodle offers some tools Learning Analytics features, however, these tools only return a partial view of the course / context, which makes the management process difficult. This paper presents a proposal to help teachers to have a holistic, integrated and cross-sectional view of the participation of their students and managers of all activities in AVA's, the actions of teachers, tutors and students in these environments. After observing the difficulty of obtaining this information through a case study developed in an educational institution it was proposed and developed a tool in order to provide the necessary information to teachers regarding the participation of their students, grouped by courses linked to same and also to provide reports to managers in relation to the actions of teachers, tutors and students, obtained from the use of this tool in a Moodle virtual learning environment with courses in progress.Stiubiener, ItanaMarietto, Maria das Graças BrunoGarbe, Gisele GrineviciusZapparolli, Luciana Silva2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf199 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626&midiaext=73179http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626&midiaext=73180Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103626porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-17T13:55:47Zoai:BDTD:103626Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-04-17T13:55:47Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence |
title |
FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence |
spellingShingle |
FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence Zapparolli, Luciana Silva GESTOR DE ENSINO A DISTÂNCIA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM MONITORAMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM MANAGER FOR DISTANCE LEARNING VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS MONITORING IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
title_short |
FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence |
title_full |
FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence |
title_fullStr |
FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence |
title_full_unstemmed |
FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence |
title_sort |
FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence |
author |
Zapparolli, Luciana Silva |
author_facet |
Zapparolli, Luciana Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Stiubiener, Itana Marietto, Maria das Graças Bruno Garbe, Gisele Grinevicius |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zapparolli, Luciana Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GESTOR DE ENSINO A DISTÂNCIA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM MONITORAMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM MANAGER FOR DISTANCE LEARNING VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS MONITORING IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
topic |
GESTOR DE ENSINO A DISTÂNCIA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM MONITORAMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM MANAGER FOR DISTANCE LEARNING VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS MONITORING IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Itana Stiubiener |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626&midiaext=73179 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626&midiaext=73180 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 199 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502098025611264 |