O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Marcelo Araújo
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Cordeiro, Luciana Meneghel, Castillo, Renata A. Fonseca del
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27917
Resumo: O artigo apresenta uma investigação sobre a incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem e suas conseqüências na aprendizagem dos alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Esses ambientes podem ser agregados de várias formas no cotidiano acadêmico de alunos e professores. Uma maneira eficiente de promover a incorporação desses ambientes, encontrada pela equipe de apoio em Educação a Distância (EaD), da Unicamp, é realizar a formação de professores e alunos para o seu uso. São descritos neste artigo, duas opções de treinamento para a orientação da comunidade acadêmica na utilização do ambiente de aprendizagem TelEduc, software livre e gratuito, desenvolvido e coordenado pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e adotado institucionalmente pela Unicamp. Os treinamentos são oferecidos em duas modalidades, uma presencial e outra à distância, dependendo da preferência de cada professor. O artigo compara os dois tipos de treinamento apontando vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades. A apropriação do uso do ambiente TelEduc e suas conseqüências diretas no processo de aprendizagem são descritas em uma pesquisa realizada junto a alguns alunos de graduação, da área de engenharia, da Unicamp. São apresentados o questionamento dos autores e as impressões gerais, de professores e alunos, sobre a efetividade do uso do TelEduc como apoio ao ensino presencial. Essa investigação mostrou a relevância da formação dos professores para o uso dos ambientes e sua eficácia.
id USP-11_f28917f4105e71f1b2819b08c3be7d50
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/27917
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp The virtual learning environment and its adoption at the University of Campinas - Unicamp Ambientes virtuais de aprendizagemEducação a distânciaFormação de professoresVirtual learning environmentsDistance learningTeacher education O artigo apresenta uma investigação sobre a incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem e suas conseqüências na aprendizagem dos alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Esses ambientes podem ser agregados de várias formas no cotidiano acadêmico de alunos e professores. Uma maneira eficiente de promover a incorporação desses ambientes, encontrada pela equipe de apoio em Educação a Distância (EaD), da Unicamp, é realizar a formação de professores e alunos para o seu uso. São descritos neste artigo, duas opções de treinamento para a orientação da comunidade acadêmica na utilização do ambiente de aprendizagem TelEduc, software livre e gratuito, desenvolvido e coordenado pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e adotado institucionalmente pela Unicamp. Os treinamentos são oferecidos em duas modalidades, uma presencial e outra à distância, dependendo da preferência de cada professor. O artigo compara os dois tipos de treinamento apontando vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades. A apropriação do uso do ambiente TelEduc e suas conseqüências diretas no processo de aprendizagem são descritas em uma pesquisa realizada junto a alguns alunos de graduação, da área de engenharia, da Unicamp. São apresentados o questionamento dos autores e as impressões gerais, de professores e alunos, sobre a efetividade do uso do TelEduc como apoio ao ensino presencial. Essa investigação mostrou a relevância da formação dos professores para o uso dos ambientes e sua eficácia. The text describes a study about the adoption of virtual learning environments and its consequences to the learning process of undergraduate students at the State University of Campinas - Unicamp. These environments can be incorporated in various ways into the academic daily life of students and teachers. One efficient way to promote the adoption of these environments, as observed by the Distance Learning support team, is to train teachers and students in their use. Two training alternatives are described in this text to instruct the academic community in the use of TelEduc, a freeware developed and coordinated by the NIED - Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Center for Information Technology Applied to Education), and officially adopted by Unicamp. Training courses are offered in two ways - presence or distance learning - to suit each teacher's preferences. This article compares the two modes of training, showing their strong and weak points. The adoption of TelEduc and its direct consequences to the learning process are described in a study carried out with some engineering undergraduates at Unicamp. The authors' questions and the general views of teachers and students regarding the effectiveness of the use of TelEduc as a supporting tool to presence teaching are presented. This investigation revealed the importance of training teachers in the effective use of these environments. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2791710.1590/S1517-97022003000200011Educação e Pesquisa; v. 29 n. 2 (2003); 341-353Educação e Pesquisa; Vol. 29 Núm. 2 (2003); 341-353Educação e Pesquisa; Vol. 29 No. 2 (2003); 341-3531678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27917/29689Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Marcelo AraújoCordeiro, Luciana MeneghelCastillo, Renata A. Fonseca del2014-10-24T15:40:56Zoai:revistas.usp.br:article/27917Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:40:56Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp
The virtual learning environment and its adoption at the University of Campinas - Unicamp
title O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp
spellingShingle O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp
Franco, Marcelo Araújo
Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação a distância
Formação de professores
Virtual learning environments
Distance learning
Teacher education
title_short O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp
title_full O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp
title_fullStr O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp
title_full_unstemmed O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp
title_sort O ambiente virtual de aprendizagem e sua incorporação na Unicamp
author Franco, Marcelo Araújo
author_facet Franco, Marcelo Araújo
Cordeiro, Luciana Meneghel
Castillo, Renata A. Fonseca del
author_role author
author2 Cordeiro, Luciana Meneghel
Castillo, Renata A. Fonseca del
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Marcelo Araújo
Cordeiro, Luciana Meneghel
Castillo, Renata A. Fonseca del
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação a distância
Formação de professores
Virtual learning environments
Distance learning
Teacher education
topic Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação a distância
Formação de professores
Virtual learning environments
Distance learning
Teacher education
description O artigo apresenta uma investigação sobre a incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem e suas conseqüências na aprendizagem dos alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Esses ambientes podem ser agregados de várias formas no cotidiano acadêmico de alunos e professores. Uma maneira eficiente de promover a incorporação desses ambientes, encontrada pela equipe de apoio em Educação a Distância (EaD), da Unicamp, é realizar a formação de professores e alunos para o seu uso. São descritos neste artigo, duas opções de treinamento para a orientação da comunidade acadêmica na utilização do ambiente de aprendizagem TelEduc, software livre e gratuito, desenvolvido e coordenado pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e adotado institucionalmente pela Unicamp. Os treinamentos são oferecidos em duas modalidades, uma presencial e outra à distância, dependendo da preferência de cada professor. O artigo compara os dois tipos de treinamento apontando vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades. A apropriação do uso do ambiente TelEduc e suas conseqüências diretas no processo de aprendizagem são descritas em uma pesquisa realizada junto a alguns alunos de graduação, da área de engenharia, da Unicamp. São apresentados o questionamento dos autores e as impressões gerais, de professores e alunos, sobre a efetividade do uso do TelEduc como apoio ao ensino presencial. Essa investigação mostrou a relevância da formação dos professores para o uso dos ambientes e sua eficácia.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27917
10.1590/S1517-97022003000200011
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27917
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022003000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27917/29689
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 29 n. 2 (2003); 341-353
Educação e Pesquisa; Vol. 29 Núm. 2 (2003); 341-353
Educação e Pesquisa; Vol. 29 No. 2 (2003); 341-353
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1824323584826277888