Conceitos e invariantes operatórios implícitos nas explicações de professores e alunos de graduação : o papel da experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Marcelo Gouveia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75282
Resumo: Prof. Dr. Marco Antonio Bueno Filho
id UFBC_e89f544fbe1fd2b59ea30624579141ea
oai_identifier_str oai:BDTD:75282
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Conceitos e invariantes operatórios implícitos nas explicações de professores e alunos de graduação : o papel da experiênciaTEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAISQUÍMICA ORGÂNICACOMPETÊNCIA PROFISSIONALTHE CONCEPTUAL FIELDS THEORYORGANIC CHEMISTRYPROFESSIONAL SKILLSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCProf. Dr. Marco Antonio Bueno FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2014.Este estudo versa sobre a dinâmica de processos cognitivos de estudantes e professores de graduação durante a resolução de tarefas em Química Orgânica. Buscou-se apoio na Teoria dos Campos Conceituais enunciada por Gerard Vergnaud. Fizeram parte desta pesquisa 28 sujeitos submetidos à três instrumentos de coleta de dados, todos tratando de conceitos de reações orgânicas e aplicados em cenários diferentes. Dentre eles, 26 estudantes da graduação em Química da Universidade Federal do ABC e 2 professores doutores em Química Orgânica. A resolução de tarefas pelos participantes foi registrada em equipamento audiovisual e os dados transcritos com o auxilio do software Transana®. Posteriormente, os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva na acepção de Galiazzi e Moraes. Foram acessados dois esquemas de ação: estrutural e estrutural-energético, com base nas explicações dos participantes, porém, a estruturação das explicações e acesso aos esquemas foi dado com base no modelo de argumentação de Toulmin. Estes esquemas, muito embora sejam caracterizados pela combinação de conceitos e de invariantes operatórios, diferem qualitativamente entre si no que tange o entrelaçamento dos Campos Conceituais molecular-estrutural e da Termodinâmica. O segundo esquema de ação, de natureza mais holística e estruturada que o primeiro, foi identificado somente em indivíduos mais experientes. Também foram tecidas considerações sobre a relação destes esquemas de ação e o que seria o desenvolvimento de competências profissionais iniciais na graduação.This study is about the dynamics of cognitive processes of students and teachers for graduation during the resolution of tasks in Organic Chemistry. We sought support in the Conceptual Fields Theory enunciated by Gerard Vergnaud. Were part of this study 28 subjects underwent three instruments for data collection , all dealing with concepts of organic and applied in different scenarios reactions. Among them, 26 graduate students in Chemistry, Federal University of ABC 2 teachers and doctors in Organic Chemistry. The resolution of tasks by the participants was recorded in audiovisual equipment and transcribed data with the help of Transana® software . Subsequently, the data were submitted to Discourse Textual Analysis for the purposes of Galiazzi and Moraes. Structural and structural - energy: two schemes of action were accessed. These schemes, although they are characterized by the combination of concepts and operational invariants, differ qualitatively from each other in terms of the entanglement molecular - Fields Nature Structural and Thermodynamics. The second scheme of action, more holistic and structured nature than the first, was only identified in more experienced individuals. Considerations on the relationship of these action schemes have also been woven and what would be the development of professional skills early graduation.Bueno Filho, Marco AntonioLeal, Sergio Henrique Bezerra de SouzaCorreia, Paulo Rogerio MirandaNascimento, Marcelo Gouveia2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf196 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75282http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75282&midiaext=69060http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75282&midiaext=69061Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=75282porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-30T11:05:47Zoai:BDTD:75282Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-08-30T11:05:47Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos e invariantes operatórios implícitos nas explicações de professores e alunos de graduação : o papel da experiência
title Conceitos e invariantes operatórios implícitos nas explicações de professores e alunos de graduação : o papel da experiência
spellingShingle Conceitos e invariantes operatórios implícitos nas explicações de professores e alunos de graduação : o papel da experiência
Nascimento, Marcelo Gouveia
TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
QUÍMICA ORGÂNICA
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
THE CONCEPTUAL FIELDS THEORY
ORGANIC CHEMISTRY
PROFESSIONAL SKILLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Conceitos e invariantes operatórios implícitos nas explicações de professores e alunos de graduação : o papel da experiência
title_full Conceitos e invariantes operatórios implícitos nas explicações de professores e alunos de graduação : o papel da experiência
title_fullStr Conceitos e invariantes operatórios implícitos nas explicações de professores e alunos de graduação : o papel da experiência
title_full_unstemmed Conceitos e invariantes operatórios implícitos nas explicações de professores e alunos de graduação : o papel da experiência
title_sort Conceitos e invariantes operatórios implícitos nas explicações de professores e alunos de graduação : o papel da experiência
author Nascimento, Marcelo Gouveia
author_facet Nascimento, Marcelo Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno Filho, Marco Antonio
Leal, Sergio Henrique Bezerra de Souza
Correia, Paulo Rogerio Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Marcelo Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
QUÍMICA ORGÂNICA
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
THE CONCEPTUAL FIELDS THEORY
ORGANIC CHEMISTRY
PROFESSIONAL SKILLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
QUÍMICA ORGÂNICA
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
THE CONCEPTUAL FIELDS THEORY
ORGANIC CHEMISTRY
PROFESSIONAL SKILLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Prof. Dr. Marco Antonio Bueno Filho
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75282
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75282&midiaext=69060
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=75282&midiaext=69061
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=75282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
196 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502094147977216