Processo formativo em geometria e a elaboração de tarefas em um grupo colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Franciele da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122212
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Vinícius Pazuch
id UFBC_f269c3b0627f259d45d1f6b11464958d
oai_identifier_str oai:BDTD:122212
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Processo formativo em geometria e a elaboração de tarefas em um grupo colaborativoCOLABORAÇÃOENSINO DE GEOMETRIAFORMAÇÃO CONTINUADATAREFAS MATEMÁTICASCOLLABORATIONGEOMETRY TEACHINGIN-SERVICE TEACHING EDUCATIONMATHEMATICS TASKSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Vinícius PazuchDissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, São Bernardo do Campo, 2020.Esta pesquisa centra-se em uma abordagem qualitativa e nas ações colaborativas mobilizadas entre professoras da Educação Básica e pesquisadoras envolvidas em um processo de formação continuada em geometria. A dissertação apresenta-se no formato multipaper -um conjunto de artigos científicos, e encontra-se dividida em 5 capítulos. O primeiro refere-se à Introdução, em que estão descritas a trajetória acadêmica da pesquisadora, a problemática e as justificativas do estudo; os três objetivos que norteiam a pesquisa, a organização da dissertação e os procedimentos metodológicos constituídos na produção e análise dos dados. Na sequência, apresenta-se o primeiro artigo, que remete à revisão de literatura e busca atender ao primeiro objetivo identificar e analisar aspectos teóricos e metodológicos relativos à formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria. Este foi um estudo teórico realizado por meio de uma metassíntese qualitativa de 20 artigos selecionados de revistas nacionais e internacionais, na área de Ensino e Educação. Focou-se nos principais aspectos de cada estudo e a convergência e divergência entre esses elementos. Os objetivos 2 e 3 são orientados pelos resultados da produção e análise dos dados que integram os momentos de formação e as respectivas salas de aula das professoras, sendo estes estudos empíricos com o uso de episódios do processo de formação. Assim, o segundo artigo teve como objetivo identificar e analisar evidências empíricas da colaboração em um grupo constituído para planejar, discutir e refletir sobre tarefas para o ensino de geometria na escola de Educação Básica. A fim de contemplar esses aspectos, tomou-se por base referenciais teóricos sobre a colaboração para analisar momentos destinados ao planejamento e à elaboração de tarefas de geometria e às posteriores reflexões de suas aplicações com estudantes do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O terceiro artigo corresponde ao objetivo 3, ou seja, identificar e compreender os conhecimentos geométricos mobilizados por professoras de matemática, ao abordarem conceitos de geometria para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, utilizou-se o Knowledge Quartet (KQ) como ferramenta de análise das dimensões de conhecimento que são revelados na prática de ensino ou em uma disciplina. Por fim, no capítulo 5, apresenta-se uma síntese das principais ideias de cada artigo para tecer reflexões sobre o trabalho realizado. Os resultados evidenciam a colaboração como meio para a produção de conhecimentos e ruptura no trabalho solitário. Esse movimento, se aliado ao processo de formação pautado na escola, pode minimizar o distanciamento entre os conhecimentos da prática e os conhecimentos da academia. O KQ, como ferramenta teórica de análise das ações do professor em uma disciplina, contribui com a identificação de lacunas associadas à formação e aos conhecimentos mobilizados em/na ação pelas professoras.This research focuses on a qualitative approach and collaborative actions mobilized between Basic Education teachers and researchers involved in aprocess of continuing education in geometry. The dissertation is presented in multipaper format -a set of scientific articles, and is divided into 5 chapters. The first refers to the Introduction, in which the researcher's academic trajectory, the study's problems and justifications are described; the three objectives that guide the research, the organization of the dissertation and the methodological procedures constituted in the production and analysis of the data. Following, the first article is presented, which refers to the literature review and seeks to attend the first objective to identify and analyze theoretical and methodological aspects related to the continuing education of mathematics teachers and the teaching of geometry. This was a theoretical study carried out through a qualitative meta-synthesis of 20 articles selected from national and international magazines, in the area of Teaching and Education. It focused on the main aspects of each studyand the convergence and divergence between these elements. Objectives 2 and 3 are guided by the results of the production and analysis of data that integrate the formation moments and there spective classrooms of the teachers, these being empirical studies using episodes of the formation process. Thus, the second article aimed to identify and analyze empirical evidence of collaboration in agroup constituted to plan, discuss and reflect on tasks for teaching geometry in the Basic Education school. In order to contemplate these aspects, it wa sbased on theoretical references on the collaboration to analyze moments destined to the planning and elaboration of geometry tasks and to the subsequent reflections of its applications with students of the 9th year of the Final Years of Elementary School. The third article corresponds to objective 3, that is, to identify and understand the geometric knowledge mobilized by mathematics teachers, while working with geometry concepts for students of the Final Years of Elementary School. In this context, the Knowledge Quartet (KQ) was used as a tool for analyzing the dimensions of knowledge that are revealed in teaching practice or in a discipline. Finally, in chapter 5, a synthesis of the main ideas of each article is presented to reflecton the work done. The results show collaboration as ameans for the production of knowledge and a break in solitary work. This movement, if combined with the training process based on the school, can minimize the gap between the knowledge of the practice and the knowledge of the academy. KQ, as a theoretical tool for analyzing teacher actions in a discipline, contributes to the identification of gaps associated with training and the knowledge mobilized in / in actionby teachers.Pazuch, ViníciusTintin, DouglasMello, Elisabete MarconSilva, Franciele da2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf154f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122212http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122212&midiaext=79433http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122212&midiaext=79434Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122212porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T17:12:04Zoai:BDTD:122212Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-23T17:12:04Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo formativo em geometria e a elaboração de tarefas em um grupo colaborativo
title Processo formativo em geometria e a elaboração de tarefas em um grupo colaborativo
spellingShingle Processo formativo em geometria e a elaboração de tarefas em um grupo colaborativo
Silva, Franciele da
COLABORAÇÃO
ENSINO DE GEOMETRIA
FORMAÇÃO CONTINUADA
TAREFAS MATEMÁTICAS
COLLABORATION
GEOMETRY TEACHING
IN-SERVICE TEACHING EDUCATION
MATHEMATICS TASKS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Processo formativo em geometria e a elaboração de tarefas em um grupo colaborativo
title_full Processo formativo em geometria e a elaboração de tarefas em um grupo colaborativo
title_fullStr Processo formativo em geometria e a elaboração de tarefas em um grupo colaborativo
title_full_unstemmed Processo formativo em geometria e a elaboração de tarefas em um grupo colaborativo
title_sort Processo formativo em geometria e a elaboração de tarefas em um grupo colaborativo
author Silva, Franciele da
author_facet Silva, Franciele da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pazuch, Vinícius
Tintin, Douglas
Mello, Elisabete Marcon
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Franciele da
dc.subject.por.fl_str_mv COLABORAÇÃO
ENSINO DE GEOMETRIA
FORMAÇÃO CONTINUADA
TAREFAS MATEMÁTICAS
COLLABORATION
GEOMETRY TEACHING
IN-SERVICE TEACHING EDUCATION
MATHEMATICS TASKS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic COLABORAÇÃO
ENSINO DE GEOMETRIA
FORMAÇÃO CONTINUADA
TAREFAS MATEMÁTICAS
COLLABORATION
GEOMETRY TEACHING
IN-SERVICE TEACHING EDUCATION
MATHEMATICS TASKS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Vinícius Pazuch
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122212
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122212&midiaext=79433
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122212&midiaext=79434
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
154f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502107532001280