LEGISLAÇÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: INSTRUMENTOS DE DOMINAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Lúcia da Silva Lúcia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cavalcante, Sueli Maria de Araujo Cavalcante Maria, Santos, Valeria Maria Pereira Santos Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/19858
Resumo: Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, objetivando analisar os instrumentos de dominação presentes na legislação da especialização lato sensu na modalidade à distância, como forma de auxiliar nas reflexões sobre a hierarquização das relações – a dominação como principal elemento de poder, bem como os elementos constitutivos na autoridade legal (norma). É uma releitura dos textos legais com dois objetivos: primeiro, contextualizar a especialização lato sensu na modalidade à distância no cenário legislativo do país e segundo, deflagrar os instrumentos de dominação presentes na especialização lato sensu na modalidade à distância. A legislação de ensino, seja, ela do ensino da especialização lato sensu à distância ou de qualquer nível e modalidade, por si, já é um forte instrumento de dominação, por tratar da normatização de um campo de poder – a Educação. Nesse campo de poder são introduzidos via legislação, os genuínos instrumentos do poder simbólico e hierárquico, uma das formas de dominação, são eles: a unidade escolar, a gestão democrática, o projeto político pedagógico, a coordenação pedagógica e o corpo docente e corpo de normas escolares, entre outros.
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