ALIENAÇÃO E O PROCESSO DE SOFRIMENTO E ADOECIMENTO DO PROFESSOR: NOTAS INTRODUTÓRIAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6705 |
Resumo: | Nos últimos anos vem aumentando significativamente os estudos sobre saúde do trabalhador, em especial do professor, buscando nas condições objetivas e subjetivas do trabalho/trabalhador fatores que possibilitem compreender e intervir nos agravos a saúde. Uma análise marxista desses processos implica não apenas compreender as relações de trabalho no modo de produção capitalista, mas compreender como tais relações promovem sofrimento/adoecimento no trabalhador. O presente texto propõe entender o tal processo a partir da categoria alienação, que se manifesta no psiquismo na consciência, especificamente na oposição e/ou ruptura entre sentidos e significados da atividade e da impossibilidade de realizar a atividade profissional tal como foi realizada e/ou prescrita. Por isso, entende-se que é a alienação um dos principais processos geradores de sofrimento e adoecimento psíquico ocupacional do trabalhador em geral, inclusive do professor. |
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