O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacineide Santos Magalhães
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/70
Resumo: O presente artigo tem como objetivo descrever os fatores associados ao sofrimento/adoecimento dos professores, no exercício da sua profissão. A partir de uma revisão de literatura, de textos publicados entre 2012 e 2018, foram selecionados artigos diversos, os quais permitiram concluir que a maior parte das doenças que incidem sobre os professores são de natureza laboral. As doenças mais recorrentes são estresse, síndrome de Burnout, doenças cardíacas e depressão. As causas mais recorrentes são as condições de trabalho, a desvalorização profissional e as políticas educacionais. Para a prevenção e cuidado dos professores adoecidos, são sugeridas novas políticas educacionais, melhoria da qualidade da estrutura e funcionamento do ensino, redução de alunos por sala de aula e criação de salas para atendimento e suporte psicológicos.
id RCE_f5f29de0093c83645164e6a0e7686dd9
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/70
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA Sofrimento. Adoecimento. Docente. Professor.O presente artigo tem como objetivo descrever os fatores associados ao sofrimento/adoecimento dos professores, no exercício da sua profissão. A partir de uma revisão de literatura, de textos publicados entre 2012 e 2018, foram selecionados artigos diversos, os quais permitiram concluir que a maior parte das doenças que incidem sobre os professores são de natureza laboral. As doenças mais recorrentes são estresse, síndrome de Burnout, doenças cardíacas e depressão. As causas mais recorrentes são as condições de trabalho, a desvalorização profissional e as políticas educacionais. Para a prevenção e cuidado dos professores adoecidos, são sugeridas novas políticas educacionais, melhoria da qualidade da estrutura e funcionamento do ensino, redução de alunos por sala de aula e criação de salas para atendimento e suporte psicológicos.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/70Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 566-576Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 566-576Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 566-5762526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/70/68Jacineide Santos Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-17T20:59:15ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Jacineide Santos Magalhães
Sofrimento. Adoecimento. Docente. Professor.
title_short O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_sort O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
author Jacineide Santos Magalhães
author_facet Jacineide Santos Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacineide Santos Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Sofrimento. Adoecimento. Docente. Professor.
topic Sofrimento. Adoecimento. Docente. Professor.
description O presente artigo tem como objetivo descrever os fatores associados ao sofrimento/adoecimento dos professores, no exercício da sua profissão. A partir de uma revisão de literatura, de textos publicados entre 2012 e 2018, foram selecionados artigos diversos, os quais permitiram concluir que a maior parte das doenças que incidem sobre os professores são de natureza laboral. As doenças mais recorrentes são estresse, síndrome de Burnout, doenças cardíacas e depressão. As causas mais recorrentes são as condições de trabalho, a desvalorização profissional e as políticas educacionais. Para a prevenção e cuidado dos professores adoecidos, são sugeridas novas políticas educacionais, melhoria da qualidade da estrutura e funcionamento do ensino, redução de alunos por sala de aula e criação de salas para atendimento e suporte psicológicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/70
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/70/68
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 566-576
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 566-576
Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 566-576
2526-8716
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502295511040