ALIENAÇÃO, SOFRIMENTO E ADOECIMENTO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Wendel Cristian de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Flávia Gonçalves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6557
Resumo: Este estudo revela a situação dos docentes que lecionam em três escolas municipais da cidade de Diamantina-MG, por meio de levantamento das condições objetivas do trabalho, bem como sobre a forma como avaliavam estas e a atividade pedagógica. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado respondido por 61 docentes. Identificamos que as principais queixas dos docentes em relação às condições de trabalho se referiram à estrutura, especificamente a estrutura física, a organização da instituição escolar em que trabalhavam e a precariedade dos materiais didáticos. Metade dos professores solicitou afastamento do trabalho por motivos de saúde, especialmente por diagnósticos de DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), doenças cardiovasculares e psíquicas. Também foi observado o número significativo de professores que estão adoecidos com menos de 5 anos de profissão, e estes relacionam o adoecimento com o processo do trabalho, seja como gerador ou agravante. Além da negligência dos professores em relação ao corpo, especialmente entre aqueles que estão em processo de adoecimento. Tanto o a d o e c i me n t o como o sofrimento dos professores são constituídos pelas alienações, especialmente em três formas: em relação ao produto do trabalho, ao processo do trabalho e a si mesmo.
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