AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315 |
Resumo: | O estágio clínico constitui um importante elemento da formação acadêmica do aluno de Psicologia para o futuro exercício da profissão. Conhecer a experiência do estudante neste processo e sua relação com a supervisão é relevante para compreender sua formação. O objetivo deste estudo foi compreender as experiências de acadêmicos de Psicologia sobre o estágio clínico em dois Serviços-Escola de Psicologia do Sul do país. Participaram desta pesquisa 14 estagiários, sendo sete de uma Instituição de Ensino Superior pública e sete de uma privada. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a experiência do estágio clínico representava um desafio e era marcada pelo sentimento de insegurança, especialmente nos primeiros atendimentos. O relato dos participantes revelou ainda dificuldades para estabelecer vínculo com o usuário, conduzir a sessão e intervir. Neste cenário, a supervisão foi destacada como fator fundamental na preparação e no suporte aos estagiários para o atendimento clínico. Os dados levantados são importantes para pensar a formação em Psicologia, especialmente no que se refere à preparação do aluno para uma futura atuação profissional no contexto da clínica. |
id |
UFC-10_1d30806ea2940f6d87a93574b871bd99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/40315 |
network_acronym_str |
UFC-10 |
network_name_str |
Revista Labor |
repository_id_str |
|
spelling |
AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIAFormaçãopsicologiaestágio clínicosupervisão.Educação ProfissionalO estágio clínico constitui um importante elemento da formação acadêmica do aluno de Psicologia para o futuro exercício da profissão. Conhecer a experiência do estudante neste processo e sua relação com a supervisão é relevante para compreender sua formação. O objetivo deste estudo foi compreender as experiências de acadêmicos de Psicologia sobre o estágio clínico em dois Serviços-Escola de Psicologia do Sul do país. Participaram desta pesquisa 14 estagiários, sendo sete de uma Instituição de Ensino Superior pública e sete de uma privada. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a experiência do estágio clínico representava um desafio e era marcada pelo sentimento de insegurança, especialmente nos primeiros atendimentos. O relato dos participantes revelou ainda dificuldades para estabelecer vínculo com o usuário, conduzir a sessão e intervir. Neste cenário, a supervisão foi destacada como fator fundamental na preparação e no suporte aos estagiários para o atendimento clínico. Os dados levantados são importantes para pensar a formação em Psicologia, especialmente no que se refere à preparação do aluno para uma futura atuação profissional no contexto da clínica.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/4031510.29148/labor.v1i21.40315Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 56-751983-500010.29148/revista labor.v1i21reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315/9881610.29148/revista labor.v1i21.40315.g9723810.29148/revista labor.v1i21.40315.g98816Copyright (c) 2019 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Claudia DaianaGlidden, Rosina ForteskiBisewski, BrunaCorrêa, Caio Fernando ZimmermannZastrow, Crisley Fabiane2020-05-26T13:39:40Zoai:periodicos.ufc:article/40315Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-05-26T13:39:40Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA |
title |
AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA |
spellingShingle |
AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA Borges, Claudia Daiana Formação psicologia estágio clínico supervisão. Educação Profissional |
title_short |
AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA |
title_full |
AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA |
title_fullStr |
AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA |
title_full_unstemmed |
AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA |
title_sort |
AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA |
author |
Borges, Claudia Daiana |
author_facet |
Borges, Claudia Daiana Glidden, Rosina Forteski Bisewski, Bruna Corrêa, Caio Fernando Zimmermann Zastrow, Crisley Fabiane |
author_role |
author |
author2 |
Glidden, Rosina Forteski Bisewski, Bruna Corrêa, Caio Fernando Zimmermann Zastrow, Crisley Fabiane |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Claudia Daiana Glidden, Rosina Forteski Bisewski, Bruna Corrêa, Caio Fernando Zimmermann Zastrow, Crisley Fabiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação psicologia estágio clínico supervisão. Educação Profissional |
topic |
Formação psicologia estágio clínico supervisão. Educação Profissional |
description |
O estágio clínico constitui um importante elemento da formação acadêmica do aluno de Psicologia para o futuro exercício da profissão. Conhecer a experiência do estudante neste processo e sua relação com a supervisão é relevante para compreender sua formação. O objetivo deste estudo foi compreender as experiências de acadêmicos de Psicologia sobre o estágio clínico em dois Serviços-Escola de Psicologia do Sul do país. Participaram desta pesquisa 14 estagiários, sendo sete de uma Instituição de Ensino Superior pública e sete de uma privada. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a experiência do estágio clínico representava um desafio e era marcada pelo sentimento de insegurança, especialmente nos primeiros atendimentos. O relato dos participantes revelou ainda dificuldades para estabelecer vínculo com o usuário, conduzir a sessão e intervir. Neste cenário, a supervisão foi destacada como fator fundamental na preparação e no suporte aos estagiários para o atendimento clínico. Os dados levantados são importantes para pensar a formação em Psicologia, especialmente no que se refere à preparação do aluno para uma futura atuação profissional no contexto da clínica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315 10.29148/labor.v1i21.40315 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315 |
identifier_str_mv |
10.29148/labor.v1i21.40315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315/pdf http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315/98816 10.29148/revista labor.v1i21.40315.g97238 10.29148/revista labor.v1i21.40315.g98816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Labor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 56-75 1983-5000 10.29148/revista labor.v1i21 reponame:Revista Labor instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Labor |
collection |
Revista Labor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br |
_version_ |
1809454506498326528 |