TRABALHO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA FILOSOFIA DA PRÁXIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6635 |
Resumo: | Este estudo quer contribuir com um determinado desenvolvimento teóricometodológico que tem se pautado a pensar a “Questão Ambiental” a partir do materialismo dialético. Aqui, também há a intenção de resgatar o Trabalho como categoria chave e lançar novas reflexões para a Educação Ambiental – EA. A partir de autores identificados com o marxismo, este estudo propôs-se partir da seguinte questão: que tipo de EA é possível construir tendo como pano de fundo a crítica ao sistema capitalista? Este trabalho chegou às inferências: de que o marxismo pode oferecer, à reflexão da EA, a possibilidade de resgatar um humanismo, sendo mantida a perspectiva de classe; de que uma das tarefas da EA pode ser desvelar o discurso ideológico sobre “Desenvolvimento Sustentável”; de que há necessidade permanente de problematização da própria EA. E, por último, em contrapartida, de que a própria “Questão Ambiental” imprime dialeticamente ao marxismo novos desafios teórico-metodológicos. |
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TRABALHO, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA FILOSOFIA DA PRÁXISEducação AmbientalMarxismoTrabalho e Educação.Este estudo quer contribuir com um determinado desenvolvimento teóricometodológico que tem se pautado a pensar a “Questão Ambiental” a partir do materialismo dialético. Aqui, também há a intenção de resgatar o Trabalho como categoria chave e lançar novas reflexões para a Educação Ambiental – EA. A partir de autores identificados com o marxismo, este estudo propôs-se partir da seguinte questão: que tipo de EA é possível construir tendo como pano de fundo a crítica ao sistema capitalista? Este trabalho chegou às inferências: de que o marxismo pode oferecer, à reflexão da EA, a possibilidade de resgatar um humanismo, sendo mantida a perspectiva de classe; de que uma das tarefas da EA pode ser desvelar o discurso ideológico sobre “Desenvolvimento Sustentável”; de que há necessidade permanente de problematização da própria EA. E, por último, em contrapartida, de que a própria “Questão Ambiental” imprime dialeticamente ao marxismo novos desafios teórico-metodológicos.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/663510.29148/labor.v1i5.6635Revista Labor; v. 1 n. 5 (2011); 1-181983-500010.29148/revista labor.v1i5reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6635/485410.29148/revista labor.v1i5.6635.g4854Copyright (c) 2017 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessBomfim, Alexandre Maia do2020-04-27T16:24:54Zoai:periodicos.ufc:article/6635Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:24:54Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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