ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrais Neto, Enéas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ricca, Diego Enéas Peres, Souza, Raphael Pires de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6517
Resumo: A Arquitetura Escolar é muito pouco estudada tanto nos cursos de arquitetura quanto na formação dos educadores, nos cursos de pedagogia. Os estudos e publicações sobre arquitetura escolar disponíveis são em sua maioria focados nos aspectos eminentemente técnicos, e a relação da arquitetura escolar com o processo pedagógico que ocorre nesse espaço é abordada apenas referindo-se ao ensino infantil. O arquiteto em seu ato de projetar constitui-se também como educador. Suas opções e escolhas podem colaborar para o desenvolvimento educacional e refletem sua concepção curricular, e do papel da escola na sociedade. A arquitetura escolar, assim, pode ser parceira e componente de um currículo emancipador. Em suma, para cada projeto político pedagógico escolar corresponde uma ou algumas concepções específicas de arquitetura – eis a questão que tem passado em branco nas discussões tanto na área de arquitetura quanto na de educação-pedagogia.
id UFC-10_fe7d078622e2abe04e00006ef6babdde
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/6517
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?Arquitetura escolarCurrículoFormação Humana OmnilateralA Arquitetura Escolar é muito pouco estudada tanto nos cursos de arquitetura quanto na formação dos educadores, nos cursos de pedagogia. Os estudos e publicações sobre arquitetura escolar disponíveis são em sua maioria focados nos aspectos eminentemente técnicos, e a relação da arquitetura escolar com o processo pedagógico que ocorre nesse espaço é abordada apenas referindo-se ao ensino infantil. O arquiteto em seu ato de projetar constitui-se também como educador. Suas opções e escolhas podem colaborar para o desenvolvimento educacional e refletem sua concepção curricular, e do papel da escola na sociedade. A arquitetura escolar, assim, pode ser parceira e componente de um currículo emancipador. Em suma, para cada projeto político pedagógico escolar corresponde uma ou algumas concepções específicas de arquitetura – eis a questão que tem passado em branco nas discussões tanto na área de arquitetura quanto na de educação-pedagogia.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/651710.29148/labor.v1i16.6517Revista Labor; v. 1 n. 16 (2016); 137 - 1511983-500010.29148/revista labor.v1i16reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6517/994510.29148/revista labor.v1i16.6517.g9945Copyright (c) 2017 Revista Laborhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArrais Neto, EnéasRicca, Diego Enéas PeresSouza, Raphael Pires de2020-04-27T16:29:53Zoai:periodicos.ufc:article/6517Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:29:53Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?
title ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?
spellingShingle ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?
Arrais Neto, Enéas
Arquitetura escolar
Currículo
Formação Humana Omnilateral
title_short ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?
title_full ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?
title_fullStr ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?
title_full_unstemmed ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?
title_sort ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?
author Arrais Neto, Enéas
author_facet Arrais Neto, Enéas
Ricca, Diego Enéas Peres
Souza, Raphael Pires de
author_role author
author2 Ricca, Diego Enéas Peres
Souza, Raphael Pires de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arrais Neto, Enéas
Ricca, Diego Enéas Peres
Souza, Raphael Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura escolar
Currículo
Formação Humana Omnilateral
topic Arquitetura escolar
Currículo
Formação Humana Omnilateral
description A Arquitetura Escolar é muito pouco estudada tanto nos cursos de arquitetura quanto na formação dos educadores, nos cursos de pedagogia. Os estudos e publicações sobre arquitetura escolar disponíveis são em sua maioria focados nos aspectos eminentemente técnicos, e a relação da arquitetura escolar com o processo pedagógico que ocorre nesse espaço é abordada apenas referindo-se ao ensino infantil. O arquiteto em seu ato de projetar constitui-se também como educador. Suas opções e escolhas podem colaborar para o desenvolvimento educacional e refletem sua concepção curricular, e do papel da escola na sociedade. A arquitetura escolar, assim, pode ser parceira e componente de um currículo emancipador. Em suma, para cada projeto político pedagógico escolar corresponde uma ou algumas concepções específicas de arquitetura – eis a questão que tem passado em branco nas discussões tanto na área de arquitetura quanto na de educação-pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6517
10.29148/labor.v1i16.6517
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6517
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i16.6517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6517/9945
10.29148/revista labor.v1i16.6517.g9945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 16 (2016); 137 - 151
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i16
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1798325395482738688