ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6517 |
Resumo: | A Arquitetura Escolar é muito pouco estudada tanto nos cursos de arquitetura quanto na formação dos educadores, nos cursos de pedagogia. Os estudos e publicações sobre arquitetura escolar disponíveis são em sua maioria focados nos aspectos eminentemente técnicos, e a relação da arquitetura escolar com o processo pedagógico que ocorre nesse espaço é abordada apenas referindo-se ao ensino infantil. O arquiteto em seu ato de projetar constitui-se também como educador. Suas opções e escolhas podem colaborar para o desenvolvimento educacional e refletem sua concepção curricular, e do papel da escola na sociedade. A arquitetura escolar, assim, pode ser parceira e componente de um currículo emancipador. Em suma, para cada projeto político pedagógico escolar corresponde uma ou algumas concepções específicas de arquitetura – eis a questão que tem passado em branco nas discussões tanto na área de arquitetura quanto na de educação-pedagogia. |
id |
UFC-10_fe7d078622e2abe04e00006ef6babdde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/6517 |
network_acronym_str |
UFC-10 |
network_name_str |
Revista Labor |
repository_id_str |
|
spelling |
ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL?Arquitetura escolarCurrículoFormação Humana OmnilateralA Arquitetura Escolar é muito pouco estudada tanto nos cursos de arquitetura quanto na formação dos educadores, nos cursos de pedagogia. Os estudos e publicações sobre arquitetura escolar disponíveis são em sua maioria focados nos aspectos eminentemente técnicos, e a relação da arquitetura escolar com o processo pedagógico que ocorre nesse espaço é abordada apenas referindo-se ao ensino infantil. O arquiteto em seu ato de projetar constitui-se também como educador. Suas opções e escolhas podem colaborar para o desenvolvimento educacional e refletem sua concepção curricular, e do papel da escola na sociedade. A arquitetura escolar, assim, pode ser parceira e componente de um currículo emancipador. Em suma, para cada projeto político pedagógico escolar corresponde uma ou algumas concepções específicas de arquitetura – eis a questão que tem passado em branco nas discussões tanto na área de arquitetura quanto na de educação-pedagogia.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/651710.29148/labor.v1i16.6517Revista Labor; v. 1 n. 16 (2016); 137 - 1511983-500010.29148/revista labor.v1i16reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6517/994510.29148/revista labor.v1i16.6517.g9945Copyright (c) 2017 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessArrais Neto, EnéasRicca, Diego Enéas PeresSouza, Raphael Pires de2020-04-27T16:29:53Zoai:periodicos.ufc:article/6517Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:29:53Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL? |
title |
ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL? |
spellingShingle |
ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL? Arrais Neto, Enéas Arquitetura escolar Currículo Formação Humana Omnilateral |
title_short |
ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL? |
title_full |
ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL? |
title_fullStr |
ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL? |
title_full_unstemmed |
ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL? |
title_sort |
ARQUITETURA ESCOLAR: CURRÍCULO OU CURRAL? |
author |
Arrais Neto, Enéas |
author_facet |
Arrais Neto, Enéas Ricca, Diego Enéas Peres Souza, Raphael Pires de |
author_role |
author |
author2 |
Ricca, Diego Enéas Peres Souza, Raphael Pires de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arrais Neto, Enéas Ricca, Diego Enéas Peres Souza, Raphael Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura escolar Currículo Formação Humana Omnilateral |
topic |
Arquitetura escolar Currículo Formação Humana Omnilateral |
description |
A Arquitetura Escolar é muito pouco estudada tanto nos cursos de arquitetura quanto na formação dos educadores, nos cursos de pedagogia. Os estudos e publicações sobre arquitetura escolar disponíveis são em sua maioria focados nos aspectos eminentemente técnicos, e a relação da arquitetura escolar com o processo pedagógico que ocorre nesse espaço é abordada apenas referindo-se ao ensino infantil. O arquiteto em seu ato de projetar constitui-se também como educador. Suas opções e escolhas podem colaborar para o desenvolvimento educacional e refletem sua concepção curricular, e do papel da escola na sociedade. A arquitetura escolar, assim, pode ser parceira e componente de um currículo emancipador. Em suma, para cada projeto político pedagógico escolar corresponde uma ou algumas concepções específicas de arquitetura – eis a questão que tem passado em branco nas discussões tanto na área de arquitetura quanto na de educação-pedagogia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6517 10.29148/labor.v1i16.6517 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6517 |
identifier_str_mv |
10.29148/labor.v1i16.6517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6517/9945 10.29148/revista labor.v1i16.6517.g9945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Labor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Labor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labor; v. 1 n. 16 (2016); 137 - 151 1983-5000 10.29148/revista labor.v1i16 reponame:Revista Labor instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Labor |
collection |
Revista Labor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br |
_version_ |
1809454505508470784 |