A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. Lessing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5171
Resumo: O presente texto pretende apresentar a relação entre a filosofia/teologia da história e o ideal de formação da humanidade a partir da religião enquanto uma proposta pedagógica em “A Educação do Gênero Humano” de G. E. Lessing. Ao relacionar analogamente a educação com o processo de revelação ocorrido tanto no indivíduo como no gênero humano, o estudo interpreta a proposta de Lessing enquanto um projeto educacional, o que pode ser demonstrado pela forte influência que o mesmo exerceu sobre o processo de reformas educacionais na Alemanha entre os séculos XVIII e XIX.
id UFC-11_f5b17b984c1ab12ebee88e5de9f3d6a2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5171
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. LessingO presente texto pretende apresentar a relação entre a filosofia/teologia da história e o ideal de formação da humanidade a partir da religião enquanto uma proposta pedagógica em “A Educação do Gênero Humano” de G. E. Lessing. Ao relacionar analogamente a educação com o processo de revelação ocorrido tanto no indivíduo como no gênero humano, o estudo interpreta a proposta de Lessing enquanto um projeto educacional, o que pode ser demonstrado pela forte influência que o mesmo exerceu sobre o processo de reformas educacionais na Alemanha entre os séculos XVIII e XIX.Universidade Federal do Ceará (UFC)2016-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/517110.30611/2014n4id5171Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 4 (2014): Dossiê Filosofia e Religião2317-201010.30611/2014n4reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5171/3803Nicolau, Marcos Fábio Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T01:44:59Zoai:periodicos.ufc:article/5171Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-06-15T01:44:59Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. Lessing
title A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. Lessing
spellingShingle A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. Lessing
Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
title_short A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. Lessing
title_full A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. Lessing
title_fullStr A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. Lessing
title_full_unstemmed A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. Lessing
title_sort A religião como projeto educacional em "A Educação do Gênero Humano" de G. E. Lessing
author Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
author_facet Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
description O presente texto pretende apresentar a relação entre a filosofia/teologia da história e o ideal de formação da humanidade a partir da religião enquanto uma proposta pedagógica em “A Educação do Gênero Humano” de G. E. Lessing. Ao relacionar analogamente a educação com o processo de revelação ocorrido tanto no indivíduo como no gênero humano, o estudo interpreta a proposta de Lessing enquanto um projeto educacional, o que pode ser demonstrado pela forte influência que o mesmo exerceu sobre o processo de reformas educacionais na Alemanha entre os séculos XVIII e XIX.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5171
10.30611/2014n4id5171
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5171
identifier_str_mv 10.30611/2014n4id5171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5171/3803
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 4 (2014): Dossiê Filosofia e Religião
2317-2010
10.30611/2014n4
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1814253406271832064