A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22200 |
Resumo: | NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 4, p. 28-38, jan.-jun., 2014. |
id |
UFC-7_0be080ab8b0d6934d1e495b2b240451e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/22200 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. LessingBildungRevelaçãoFilosofia da EducaçãoNICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 4, p. 28-38, jan.-jun., 2014.This paper aims to present the connection between the Philosophy/Theology of History and the ideal of humankind training from Religion as a pedagogical proposal in “The Education of the Human Race” by G. E. Lessing. By linking the education with the process of revelation occurred both in the individual and in the human race, this study interprets Lessing’s proposal as an educational process, which can be demonstrated by the strong influence that it exerted on the Germany process of educational reforms between the eighteenth and nineteenth centuries.O presente texto pretende apresentar a relação entre a filosofia/teologia da história e o ideal de formação da humanidade a partir da religião enquanto uma proposta pedagógica em “A Educação do Gênero Humano” de G. E. Lessing. Ao relacionar analogamente a educação com o processo de revelação ocorrido tanto no indivíduo como no gênero humano, o estudo interpreta a proposta de Lessing enquanto um projeto educacional, o que pode ser demonstrado pela forte influência que o mesmo exerceu sobre o processo de reformas educacionais na Alemanha entre os séculos XVIII e XIX.Revista Dialectus2017-03-15T11:58:18Z2017-03-15T11:58:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNicolau, M. F. A. (2014)2317-2010http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22200Nicolau, Marcos Fábio Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:01:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22200Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:45.842546Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing |
title |
A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing |
spellingShingle |
A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing Nicolau, Marcos Fábio Alexandre Bildung Revelação Filosofia da Educação |
title_short |
A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing |
title_full |
A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing |
title_fullStr |
A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing |
title_full_unstemmed |
A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing |
title_sort |
A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing |
author |
Nicolau, Marcos Fábio Alexandre |
author_facet |
Nicolau, Marcos Fábio Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolau, Marcos Fábio Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bildung Revelação Filosofia da Educação |
topic |
Bildung Revelação Filosofia da Educação |
description |
NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 4, p. 28-38, jan.-jun., 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2017-03-15T11:58:18Z 2017-03-15T11:58:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Nicolau, M. F. A. (2014) 2317-2010 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22200 |
identifier_str_mv |
Nicolau, M. F. A. (2014) 2317-2010 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Dialectus |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Dialectus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028757284323328 |