A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22200
Resumo: NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 4, p. 28-38, jan.-jun., 2014.
id UFC-7_0be080ab8b0d6934d1e495b2b240451e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/22200
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. LessingBildungRevelaçãoFilosofia da EducaçãoNICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 4, p. 28-38, jan.-jun., 2014.This paper aims to present the connection between the Philosophy/Theology of History and the ideal of humankind training from Religion as a pedagogical proposal in “The Education of the Human Race” by G. E. Lessing. By linking the education with the process of revelation occurred both in the individual and in the human race, this study interprets Lessing’s proposal as an educational process, which can be demonstrated by the strong influence that it exerted on the Germany process of educational reforms between the eighteenth and nineteenth centuries.O presente texto pretende apresentar a relação entre a filosofia/teologia da história e o ideal de formação da humanidade a partir da religião enquanto uma proposta pedagógica em “A Educação do Gênero Humano” de G. E. Lessing. Ao relacionar analogamente a educação com o processo de revelação ocorrido tanto no indivíduo como no gênero humano, o estudo interpreta a proposta de Lessing enquanto um projeto educacional, o que pode ser demonstrado pela forte influência que o mesmo exerceu sobre o processo de reformas educacionais na Alemanha entre os séculos XVIII e XIX.Revista Dialectus2017-03-15T11:58:18Z2017-03-15T11:58:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNicolau, M. F. A. (2014)2317-2010http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22200Nicolau, Marcos Fábio Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:01:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22200Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:45.842546Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing
title A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing
spellingShingle A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing
Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
Bildung
Revelação
Filosofia da Educação
title_short A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing
title_full A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing
title_fullStr A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing
title_full_unstemmed A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing
title_sort A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing
author Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
author_facet Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Bildung
Revelação
Filosofia da Educação
topic Bildung
Revelação
Filosofia da Educação
description NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. A religião como projeto educacional em “A educação do gênero humano” de G. E. Lessing. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 4, p. 28-38, jan.-jun., 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-03-15T11:58:18Z
2017-03-15T11:58:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nicolau, M. F. A. (2014)
2317-2010
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22200
identifier_str_mv Nicolau, M. F. A. (2014)
2317-2010
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Dialectus
publisher.none.fl_str_mv Revista Dialectus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028757284323328