OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextus (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32102 |
Resumo: | A reputação corporativa consiste em oportunidade da diferenciaçãoe de institucionalização das empresas junto à sociedade.Ao se examinar os instrumentos disponíveis para avaliarestratégias e ações de RSC, nota-se que, em grande parte, sãoferramentas de autodiagnóstico cujas informações se originamdas áreas da gestão da própria empresa, relevando a opiniãodireta da população impactada. Este estudo propõe umaforma de avaliar as ações de responsabilidade social e mensurarseus impactos na reputação corporativa, na confiança e nasintenções comportamentais das comunidades que abrigam,ou são diretamente afetadas, pelas operações de uma empresa.Um survey com 306 entrevistas foi conduzida e a modelagemde equações estruturais utilizada para analisar os dados. Aofinal, observa-se que as ações de RSC têm forte impacto nareputação corporativa e esta na confiança, que trabalha comoantecedente das intenções comportamentais da comunidade. |
id |
UFC-12_2165b2ff428d9b555752c446e48ed9ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/32102 |
network_acronym_str |
UFC-12 |
network_name_str |
Contextus (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICOReputação. Responsabilidade Social. Cidadania Corporativa.A reputação corporativa consiste em oportunidade da diferenciaçãoe de institucionalização das empresas junto à sociedade.Ao se examinar os instrumentos disponíveis para avaliarestratégias e ações de RSC, nota-se que, em grande parte, sãoferramentas de autodiagnóstico cujas informações se originamdas áreas da gestão da própria empresa, relevando a opiniãodireta da população impactada. Este estudo propõe umaforma de avaliar as ações de responsabilidade social e mensurarseus impactos na reputação corporativa, na confiança e nasintenções comportamentais das comunidades que abrigam,ou são diretamente afetadas, pelas operações de uma empresa.Um survey com 306 entrevistas foi conduzida e a modelagemde equações estruturais utilizada para analisar os dados. Aofinal, observa-se que as ações de RSC têm forte impacto nareputação corporativa e esta na confiança, que trabalha comoantecedente das intenções comportamentais da comunidade.FEAAC/UFC2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3210210.19094/contextus.v7i1.32102Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 7 No 1: jan/jun 2009; 37-54Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 7 Núm. 1: jan/jun 2009; 37-54Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 7 n. 1: jan/jun 2009; 37-542178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32102/72402Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Filho, CidBrito, HelvioGosling, MarlusaSouki, Gustavo Quiroga2021-11-22T12:20:26Zoai:periodicos.ufc:article/32102Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:20:26Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO |
title |
OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO |
spellingShingle |
OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO Gonçalves Filho, Cid Reputação. Responsabilidade Social. Cidadania Corporativa. |
title_short |
OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO |
title_full |
OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO |
title_fullStr |
OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO |
title_full_unstemmed |
OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO |
title_sort |
OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO |
author |
Gonçalves Filho, Cid |
author_facet |
Gonçalves Filho, Cid Brito, Helvio Gosling, Marlusa Souki, Gustavo Quiroga |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Helvio Gosling, Marlusa Souki, Gustavo Quiroga |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves Filho, Cid Brito, Helvio Gosling, Marlusa Souki, Gustavo Quiroga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reputação. Responsabilidade Social. Cidadania Corporativa. |
topic |
Reputação. Responsabilidade Social. Cidadania Corporativa. |
description |
A reputação corporativa consiste em oportunidade da diferenciaçãoe de institucionalização das empresas junto à sociedade.Ao se examinar os instrumentos disponíveis para avaliarestratégias e ações de RSC, nota-se que, em grande parte, sãoferramentas de autodiagnóstico cujas informações se originamdas áreas da gestão da própria empresa, relevando a opiniãodireta da população impactada. Este estudo propõe umaforma de avaliar as ações de responsabilidade social e mensurarseus impactos na reputação corporativa, na confiança e nasintenções comportamentais das comunidades que abrigam,ou são diretamente afetadas, pelas operações de uma empresa.Um survey com 306 entrevistas foi conduzida e a modelagemde equações estruturais utilizada para analisar os dados. Aofinal, observa-se que as ações de RSC têm forte impacto nareputação corporativa e esta na confiança, que trabalha comoantecedente das intenções comportamentais da comunidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32102 10.19094/contextus.v7i1.32102 |
url |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32102 |
identifier_str_mv |
10.19094/contextus.v7i1.32102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32102/72402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEAAC/UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
FEAAC/UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 7 No 1: jan/jun 2009; 37-54 Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 7 Núm. 1: jan/jun 2009; 37-54 Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 7 n. 1: jan/jun 2009; 37-54 2178-9258 1678-2089 reponame:Contextus (Fortaleza. Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Contextus (Fortaleza. Online) |
collection |
Contextus (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontextus@ufc.br |
_version_ |
1798045751129931776 |