OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Filho, Cid
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Brito, Helvio, Gosling, Marlusa, Souki, Gustavo Quiroga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextus (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32102
Resumo: A reputação corporativa consiste em oportunidade da diferenciaçãoe de institucionalização das empresas junto à sociedade.Ao se examinar os instrumentos disponíveis para avaliarestratégias e ações de RSC, nota-se que, em grande parte, sãoferramentas de autodiagnóstico cujas informações se originamdas áreas da gestão da própria empresa, relevando a opiniãodireta da população impactada. Este estudo propõe umaforma de avaliar as ações de responsabilidade social e mensurarseus impactos na reputação corporativa, na confiança e nasintenções comportamentais das comunidades que abrigam,ou são diretamente afetadas, pelas operações de uma empresa.Um survey com 306 entrevistas foi conduzida e a modelagemde equações estruturais utilizada para analisar os dados. Aofinal, observa-se que as ações de RSC têm forte impacto nareputação corporativa e esta na confiança, que trabalha comoantecedente das intenções comportamentais da comunidade.
id UFC-12_2165b2ff428d9b555752c446e48ed9ea
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/32102
network_acronym_str UFC-12
network_name_str Contextus (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICOReputação. Responsabilidade Social. Cidadania Corporativa.A reputação corporativa consiste em oportunidade da diferenciaçãoe de institucionalização das empresas junto à sociedade.Ao se examinar os instrumentos disponíveis para avaliarestratégias e ações de RSC, nota-se que, em grande parte, sãoferramentas de autodiagnóstico cujas informações se originamdas áreas da gestão da própria empresa, relevando a opiniãodireta da população impactada. Este estudo propõe umaforma de avaliar as ações de responsabilidade social e mensurarseus impactos na reputação corporativa, na confiança e nasintenções comportamentais das comunidades que abrigam,ou são diretamente afetadas, pelas operações de uma empresa.Um survey com 306 entrevistas foi conduzida e a modelagemde equações estruturais utilizada para analisar os dados. Aofinal, observa-se que as ações de RSC têm forte impacto nareputação corporativa e esta na confiança, que trabalha comoantecedente das intenções comportamentais da comunidade.FEAAC/UFC2009-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3210210.19094/contextus.v7i1.32102Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 7 No 1: jan/jun 2009; 37-54Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 7 Núm. 1: jan/jun 2009; 37-54Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 7 n. 1: jan/jun 2009; 37-542178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32102/72402Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Filho, CidBrito, HelvioGosling, MarlusaSouki, Gustavo Quiroga2021-11-22T12:20:26Zoai:periodicos.ufc:article/32102Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:20:26Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO
title OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO
spellingShingle OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO
Gonçalves Filho, Cid
Reputação. Responsabilidade Social. Cidadania Corporativa.
title_short OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO
title_full OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO
title_fullStr OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO
title_full_unstemmed OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO
title_sort OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO
author Gonçalves Filho, Cid
author_facet Gonçalves Filho, Cid
Brito, Helvio
Gosling, Marlusa
Souki, Gustavo Quiroga
author_role author
author2 Brito, Helvio
Gosling, Marlusa
Souki, Gustavo Quiroga
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Filho, Cid
Brito, Helvio
Gosling, Marlusa
Souki, Gustavo Quiroga
dc.subject.por.fl_str_mv Reputação. Responsabilidade Social. Cidadania Corporativa.
topic Reputação. Responsabilidade Social. Cidadania Corporativa.
description A reputação corporativa consiste em oportunidade da diferenciaçãoe de institucionalização das empresas junto à sociedade.Ao se examinar os instrumentos disponíveis para avaliarestratégias e ações de RSC, nota-se que, em grande parte, sãoferramentas de autodiagnóstico cujas informações se originamdas áreas da gestão da própria empresa, relevando a opiniãodireta da população impactada. Este estudo propõe umaforma de avaliar as ações de responsabilidade social e mensurarseus impactos na reputação corporativa, na confiança e nasintenções comportamentais das comunidades que abrigam,ou são diretamente afetadas, pelas operações de uma empresa.Um survey com 306 entrevistas foi conduzida e a modelagemde equações estruturais utilizada para analisar os dados. Aofinal, observa-se que as ações de RSC têm forte impacto nareputação corporativa e esta na confiança, que trabalha comoantecedente das intenções comportamentais da comunidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32102
10.19094/contextus.v7i1.32102
url http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32102
identifier_str_mv 10.19094/contextus.v7i1.32102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32102/72402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
dc.source.none.fl_str_mv Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 7 No 1: jan/jun 2009; 37-54
Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 7 Núm. 1: jan/jun 2009; 37-54
Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 7 n. 1: jan/jun 2009; 37-54
2178-9258
1678-2089
reponame:Contextus (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Contextus (Fortaleza. Online)
collection Contextus (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revistacontextus@ufc.br
_version_ 1798045751129931776