Anomalias de calendário no mercado brasileiro: uma análise com empresas pertencentes ao IGC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luciano Ferreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Malaquias, Rodrigo Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextus (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32147
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi analisar o efeito calendário no mercado de ações brasileiro. Para tanto, foramselecionas as companhias pertencentes ao Índice de Governança Corporativa (IGC), no período de janeiro/2003 adezembro/2007. Com dados de 41 empresas, selecionadas com base no indicador de liquidez, os principais resultadosmostraram-se alinhados com a teoria sobre o assunto, a Hipótese de Mercado Eficiente. Em outras palavras, não houveindícios de padrões temporais para a maior parte das observações analisadas, seja em relação ao efeito dia-da-semanaou ao efeito janeiro.
id UFC-12_36d53de6d449784c4519533a3383f24f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/32147
network_acronym_str UFC-12
network_name_str Contextus (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Anomalias de calendário no mercado brasileiro: uma análise com empresas pertencentes ao IGCEfeito dia-da-semana. Efeito janeiro. Hipótese de Mercado Eficiente.O objetivo principal deste trabalho foi analisar o efeito calendário no mercado de ações brasileiro. Para tanto, foramselecionas as companhias pertencentes ao Índice de Governança Corporativa (IGC), no período de janeiro/2003 adezembro/2007. Com dados de 41 empresas, selecionadas com base no indicador de liquidez, os principais resultadosmostraram-se alinhados com a teoria sobre o assunto, a Hipótese de Mercado Eficiente. Em outras palavras, não houveindícios de padrões temporais para a maior parte das observações analisadas, seja em relação ao efeito dia-da-semanaou ao efeito janeiro.FEAAC/UFC2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/3214710.19094/contextus.v10i2.32147Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 10 No 2: jul/dez 2012; 25-35Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 10 Núm. 2: jul/dez 2012; 25-35Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 10 n. 2: jul/dez 2012; 25-352178-92581678-2089reponame:Contextus (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32147/72446Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Luciano FerreiraMalaquias, Rodrigo Fernandes2021-11-22T12:16:30Zoai:periodicos.ufc:article/32147Revistahttp://periodicos.ufc.br/contextusPUBhttp://periodicos.ufc.br/contextus/oairevistacontextus@ufc.br2178-92581678-2089opendoar:2021-11-22T12:16:30Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Anomalias de calendário no mercado brasileiro: uma análise com empresas pertencentes ao IGC
title Anomalias de calendário no mercado brasileiro: uma análise com empresas pertencentes ao IGC
spellingShingle Anomalias de calendário no mercado brasileiro: uma análise com empresas pertencentes ao IGC
Carvalho, Luciano Ferreira
Efeito dia-da-semana. Efeito janeiro. Hipótese de Mercado Eficiente.
title_short Anomalias de calendário no mercado brasileiro: uma análise com empresas pertencentes ao IGC
title_full Anomalias de calendário no mercado brasileiro: uma análise com empresas pertencentes ao IGC
title_fullStr Anomalias de calendário no mercado brasileiro: uma análise com empresas pertencentes ao IGC
title_full_unstemmed Anomalias de calendário no mercado brasileiro: uma análise com empresas pertencentes ao IGC
title_sort Anomalias de calendário no mercado brasileiro: uma análise com empresas pertencentes ao IGC
author Carvalho, Luciano Ferreira
author_facet Carvalho, Luciano Ferreira
Malaquias, Rodrigo Fernandes
author_role author
author2 Malaquias, Rodrigo Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luciano Ferreira
Malaquias, Rodrigo Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito dia-da-semana. Efeito janeiro. Hipótese de Mercado Eficiente.
topic Efeito dia-da-semana. Efeito janeiro. Hipótese de Mercado Eficiente.
description O objetivo principal deste trabalho foi analisar o efeito calendário no mercado de ações brasileiro. Para tanto, foramselecionas as companhias pertencentes ao Índice de Governança Corporativa (IGC), no período de janeiro/2003 adezembro/2007. Com dados de 41 empresas, selecionadas com base no indicador de liquidez, os principais resultadosmostraram-se alinhados com a teoria sobre o assunto, a Hipótese de Mercado Eficiente. Em outras palavras, não houveindícios de padrões temporais para a maior parte das observações analisadas, seja em relação ao efeito dia-da-semanaou ao efeito janeiro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32147
10.19094/contextus.v10i2.32147
url http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32147
identifier_str_mv 10.19094/contextus.v10i2.32147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32147/72446
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista: apenas para a 1a. publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
publisher.none.fl_str_mv FEAAC/UFC
dc.source.none.fl_str_mv Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management; Vol 10 No 2: jul/dez 2012; 25-35
Contextus – Revista Contemporánea de Economía y Gestión; Vol. 10 Núm. 2: jul/dez 2012; 25-35
Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão; v. 10 n. 2: jul/dez 2012; 25-35
2178-9258
1678-2089
reponame:Contextus (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Contextus (Fortaleza. Online)
collection Contextus (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Contextus (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revistacontextus@ufc.br
_version_ 1798045751615422464