Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Queiroz Barreto, Damaris
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cavalcante, Lidia Eugenia, Ferreira de Sousa, Laiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação em Pauta
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89211
Resumo: Outlines a study on reading mediation and reader participation in literary projects, developed during the COVID-19 pandemic, in virtual environments. The proposed research question is: how do subscribers (readers) interact and dialogue with publications that deal with socio-emotional issues, developed in the relationship between reading, the reader and what is read? The research aims to analyze the interactions and appropriations of reading that take place through the participation of readers of the public that accompanies the posts of the Pausa Literária project, developed in collaboration on Instagram. The methodology used is based on a case study, specifically that of the Pausa Literária (@pausaliteraria.ce) project, which was born with face-to-face popularization actions for students of the Library Science course at the Federal University of Ceará and, with the said pandemic, migrated to the virtual environment in 2020, thus expanding and diversifying the target audience. We describe this text in order to briefly expose the theoretical and pedagogical concepts towards which we are guided and then present the paths taken by the project in social media, as well as the analysis of the results of this initiative.
id UFC-15_983f089cd67f6b7ec62f479d58a807b5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/89211
network_acronym_str UFC-15
network_name_str Informação em Pauta
repository_id_str
spelling Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19Mediação de leituraLeitura em ambientes virtuaisLeitura literáriaPausa literáriaMediação de leituraLeitura literáriaOutlines a study on reading mediation and reader participation in literary projects, developed during the COVID-19 pandemic, in virtual environments. The proposed research question is: how do subscribers (readers) interact and dialogue with publications that deal with socio-emotional issues, developed in the relationship between reading, the reader and what is read? The research aims to analyze the interactions and appropriations of reading that take place through the participation of readers of the public that accompanies the posts of the Pausa Literária project, developed in collaboration on Instagram. The methodology used is based on a case study, specifically that of the Pausa Literária (@pausaliteraria.ce) project, which was born with face-to-face popularization actions for students of the Library Science course at the Federal University of Ceará and, with the said pandemic, migrated to the virtual environment in 2020, thus expanding and diversifying the target audience. We describe this text in order to briefly expose the theoretical and pedagogical concepts towards which we are guided and then present the paths taken by the project in social media, as well as the analysis of the results of this initiative.Expõe estudo sobre a mediação da leitura e a participação leitora em projetos de cunho literário, desenvolvidos durante a pandemia de COVID-19, em ambientes virtuais. A pergunta de pesquisa proposta é: como os seguidores (leitores) interagem e dialogam com postagens que abordam questões socioemocionais, desenvolvidas no relacionamento entre leitura, leitor e o que é lido? A pesquisa tem como objetivo analisar as interações e apropriações de leitura, que se dão por meio da participação leitora do público que acompanha as postagens no projeto Pausa Literária. Sendo essas desenvolvidas de forma colaborativa no Instagram. A metodologia tem caráter descritivo-exploratório, mediante estudo de um projeto específico, o do Pausa Literária (@pausaliteraria.ce), que nasceu com ações extensionistas presenciais para alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará e, com referida pandemia, migrou para o ambiente virtual em 2020, ampliando e diversificando, portanto, o público-alvo. Delineamos este texto no sentido de apresentar, de forma breve, as concepções teóricas e pedagógicas às quais nos pautamos e, em seguida, os percursos trilhados pelo projeto nas mídias sociais, bem como a análise dos resultados dessa iniciativa.Universidade Federal do Ceará2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/8921110.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89211.14-29Informação em Pauta; Vol. 8 No. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 14-29Informação em Pauta; v. 8 n. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 14-292525-346810.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89211/249576Copyright (c) 2023 Damaris de Queiroz Barreto, Lidia Eugenia Cavalcante, Laiana Ferreira de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Queiroz Barreto, DamarisCavalcante, Lidia EugeniaFerreira de Sousa, Laiana 2023-07-31T04:16:41Zoai:periodicos.ufc:article/89211Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2023-07-31T04:16:41Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19
title Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19
spellingShingle Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19
de Queiroz Barreto, Damaris
Mediação de leitura
Leitura em ambientes virtuais
Leitura literária
Pausa literária
Mediação de leitura
Leitura literária
title_short Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19
title_full Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19
title_fullStr Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19
title_sort Mediação da leitura e mídias sociais durante a pandemia de Covid-19
author de Queiroz Barreto, Damaris
author_facet de Queiroz Barreto, Damaris
Cavalcante, Lidia Eugenia
Ferreira de Sousa, Laiana
author_role author
author2 Cavalcante, Lidia Eugenia
Ferreira de Sousa, Laiana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Queiroz Barreto, Damaris
Cavalcante, Lidia Eugenia
Ferreira de Sousa, Laiana
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação de leitura
Leitura em ambientes virtuais
Leitura literária
Pausa literária
Mediação de leitura
Leitura literária
topic Mediação de leitura
Leitura em ambientes virtuais
Leitura literária
Pausa literária
Mediação de leitura
Leitura literária
description Outlines a study on reading mediation and reader participation in literary projects, developed during the COVID-19 pandemic, in virtual environments. The proposed research question is: how do subscribers (readers) interact and dialogue with publications that deal with socio-emotional issues, developed in the relationship between reading, the reader and what is read? The research aims to analyze the interactions and appropriations of reading that take place through the participation of readers of the public that accompanies the posts of the Pausa Literária project, developed in collaboration on Instagram. The methodology used is based on a case study, specifically that of the Pausa Literária (@pausaliteraria.ce) project, which was born with face-to-face popularization actions for students of the Library Science course at the Federal University of Ceará and, with the said pandemic, migrated to the virtual environment in 2020, thus expanding and diversifying the target audience. We describe this text in order to briefly expose the theoretical and pedagogical concepts towards which we are guided and then present the paths taken by the project in social media, as well as the analysis of the results of this initiative.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89211
10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89211.14-29
url http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89211
identifier_str_mv 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89211.14-29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89211/249576
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Damaris de Queiroz Barreto, Lidia Eugenia Cavalcante, Laiana Ferreira de Sousa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Damaris de Queiroz Barreto, Lidia Eugenia Cavalcante, Laiana Ferreira de Sousa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Informação em Pauta; Vol. 8 No. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 14-29
Informação em Pauta; v. 8 n. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 14-29
2525-3468
10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023
reponame:Informação em Pauta
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Informação em Pauta
collection Informação em Pauta
repository.name.fl_str_mv Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv informacaoempauta@gmail.com||
_version_ 1797231542181822464