Mediação de Leitura Literária em Uso: Conceito e Prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias de Farias, Lais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7219
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientadora: Profª Mariana Cortez.
id UNIL_df50512009c6ea3446c7e287068911d1
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7219
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Mediação de Leitura Literária em Uso: Conceito e PráticaLeituraHistória da LeituraEstética da RecepçãoMediação de Leitura LiteráriaDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientadora: Profª Mariana Cortez.Este trabalho tem como tema a mediação de leitura literária. A mediação de leitura literária é uma prática que se preocupa em incentivar a leitura de literatura. De acordo com Almeida Júnior e Bortolin, pesquisadores estão há anos buscando conceitos de mediação de leitura (2007), mas os trabalhos sobre o tema costumam se preocupar com a definição do trabalho do mediador, nem tanto com a definição do conceito que define o profissional em questão. A dificuldade em conceituar um termo relacionado à mediação não é algo exclusivo da mediação de leitura, também está presente na discussão sobre a mediação de outras artes e produtos culturais. Em vista disso, são necessárias pesquisas que investiguem a mediação como um conceito. Este trabalho é um esforço exploratório sobre mediação de leitura literária feito com a intenção de auxiliar na compreensão do conceito e propiciar maior reflexão sobre seu uso. Dessa forma, questiona-se: como a noção de mediação de leitura literária é compreendida pelos autores que são referência no tema? Para responder a questão é necessário investigar as bases teóricas da mediação enquanto conceito aplicado em diversas áreas (DAVALLON, 2007; PERROTTI, 2014; 2015; 2019; OROZCO GÓMEZ, 1991; 1993; 1997; 2000; COUTINHO, 2009; HONORATO, 2007; 2011; 2013; 2015); examinar se a teoria da estética da recepção pode fundamentar a historicidade da concepção de mediação de leitura literária (JAUSS, 1994; ZAPPONE, 2004; ZILBERMAN, 1999; 2008); examinar a leitura (CHARTIER, 1998; 2011), a conversa literária (CHAMBERS, 2007; 2017) e comparar perspectivas sobre a mediação de leitura literária (PETIT, 2001, 2008; HIRSCH MAN, 2011; CHAMBERS, 2007; 2017) e, por fim, observar e analisar com base na teoria como clubes de leitura não formais podem ser espaços de mediação de leitura literária (SOUZA, 2018). O estudo aponta que a mediação de leitura literária, mais do que uma prática de iniciação ao ato da leitura, quando baseada no interesse em proporcionar o diálogo e a interação social, pode promover um espaço de aprendizado e de aprimoramento das habilidades de leitura, de comunicação e de reflexão mesmo de leitores experientes. A mediação também fomenta o contato entre leitores que podem ter percepções e perspectivas que são novas para os demais, o que contribui para a ampliação do significado das obras e do sentido da própria prática de leitura literária. Além disso, a mediação de leitura literária facilitaria a comunicação entre sujeitos e grupos sociais por organizar a leitura e a conversa ao redor de textos de linguagem poética que tem o potencial de desarmar a percepção e o discurso dos leitores. Portanto, a mediação de leitura literária potencializa os impactos da leitura literária ao ampliar as suas possibilidades graças ao aprendizado e produção de significados coletivos que proporciona.OrientaçãoDias de Farias, Lais2022info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfDias de Farias, Lais. Mediação de Leitura Literária em uso: conceito e prática. 2022. 142p. Dissertação de Mestrado em Literatura Comparada - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:26:08Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7219Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:26:08Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação de Leitura Literária em Uso: Conceito e Prática
title Mediação de Leitura Literária em Uso: Conceito e Prática
spellingShingle Mediação de Leitura Literária em Uso: Conceito e Prática
Dias de Farias, Lais
Leitura
História da Leitura
Estética da Recepção
Mediação de Leitura Literária
title_short Mediação de Leitura Literária em Uso: Conceito e Prática
title_full Mediação de Leitura Literária em Uso: Conceito e Prática
title_fullStr Mediação de Leitura Literária em Uso: Conceito e Prática
title_full_unstemmed Mediação de Leitura Literária em Uso: Conceito e Prática
title_sort Mediação de Leitura Literária em Uso: Conceito e Prática
author Dias de Farias, Lais
author_facet Dias de Farias, Lais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias de Farias, Lais
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
História da Leitura
Estética da Recepção
Mediação de Leitura Literária
topic Leitura
História da Leitura
Estética da Recepção
Mediação de Leitura Literária
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientadora: Profª Mariana Cortez.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Dias de Farias, Lais. Mediação de Leitura Literária em uso: conceito e prática. 2022. 142p. Dissertação de Mestrado em Literatura Comparada - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7219
identifier_str_mv Dias de Farias, Lais. Mediação de Leitura Literária em uso: conceito e prática. 2022. 142p. Dissertação de Mestrado em Literatura Comparada - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285237379301376