Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Daniella
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho Alves, Edvaldo, Sá Brasileiro, Fellipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação em Pauta
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/90654
Resumo: The construction of a critical conscience is essential for the emancipation of subjects in the face of the economic, political, social and technological challenges of this new digital culture, marked by platformization, datafication of life and algorithmic performativity, and by information dystopias such as disinformation, fake news, post truth and infodemic. Such awareness can be fostered through different initiatives, institutional or not, based on critical informational practices that lead individuals to act (individually and collectively) in order to transform the reality around them. Thus, this article aims to present a survey of YouTube channels that call themselves Marxist and produce critical educational content capable of providing the construction of critical information literacy on the part of the subjects. This is a descriptive research, with a quantitative and qualitative approach, in which data were collected from field research, through virtual ethnography. A total of 28 channels that promote critical education on YouTube were retrieved, from which, among other things, the date of creation, number of videos published and number of subscribers were retrieved. It was noticed that these channels seek to promote critical awareness in the subjects, based on discussions about concepts and social situations that permeate our daily lives.
id UFC-15_c7592d00060a9013703a0b3eaf53e425
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/90654
network_acronym_str UFC-15
network_name_str Informação em Pauta
repository_id_str
spelling Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTubePráticas informacionaisCompetência crítica em informaçãoCultura digitalEducação críticaYouTubePráticas informacionaisCompetência crítica em informaçãoCultura digitalEducação críticaYouTubeThe construction of a critical conscience is essential for the emancipation of subjects in the face of the economic, political, social and technological challenges of this new digital culture, marked by platformization, datafication of life and algorithmic performativity, and by information dystopias such as disinformation, fake news, post truth and infodemic. Such awareness can be fostered through different initiatives, institutional or not, based on critical informational practices that lead individuals to act (individually and collectively) in order to transform the reality around them. Thus, this article aims to present a survey of YouTube channels that call themselves Marxist and produce critical educational content capable of providing the construction of critical information literacy on the part of the subjects. This is a descriptive research, with a quantitative and qualitative approach, in which data were collected from field research, through virtual ethnography. A total of 28 channels that promote critical education on YouTube were retrieved, from which, among other things, the date of creation, number of videos published and number of subscribers were retrieved. It was noticed that these channels seek to promote critical awareness in the subjects, based on discussions about concepts and social situations that permeate our daily lives.A construção de uma consciência crítica é imprescindível para a emancipação dos sujeitos frente aos desafios econômicos, políticos, sociais e tecnológicos desta nova cultural digital, marcada pela plataformização, dataficação da vida e performatividade algorítmica, e por distopias informacionais como desinformação, fake news, pós-verdade e infodemia. Tal consciência pode ser fomentada através de diferentes iniciativas, institucionais ou não, a partir de práticas informacionais críticas que levem os sujeitos a agir (individual e coletivamente) no sentido de transformar a realidade a seu redor. Desse modo, este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento dos canais do Youtube que se autodenominam marxistas e produzem conteúdo educativo crítico capaz de proporcionar a construção da competência crítica em informação por parte dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantiqualitativa, em que os dados foram coletados a partir de pesquisa de campo, por meio da etnografia virtual. Recuperou-se um total de 28 canais que fomentam a educação crítica no YouTube, dos quais foram recuperados, dentre outras coisas, data de criação, número de vídeos publicados e número de inscritos. Percebeu-se que estes canais buscam promover a consciência crítica nos sujeitos, a partir de discussões sobre conceitos e conjunturas sociais que permeiam nosso cotidiano.Universidade Federal do Ceará2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/9065410.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90654.137-159Informação em Pauta; Vol. 8 No. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 137-159Informação em Pauta; v. 8 n. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 137-1592525-346810.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/90654/249584Copyright (c) 2023 Daniella Melo, Edvaldo Carvalho Alves, Fellipe Sá Brasileiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, DaniellaCarvalho Alves, EdvaldoSá Brasileiro, Fellipe2023-07-31T04:16:41Zoai:periodicos.ufc:article/90654Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2023-07-31T04:16:41Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube
title Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube
spellingShingle Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube
Melo, Daniella
Práticas informacionais
Competência crítica em informação
Cultura digital
Educação crítica
YouTube
Práticas informacionais
Competência crítica em informação
Cultura digital
Educação crítica
YouTube
title_short Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube
title_full Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube
title_fullStr Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube
title_full_unstemmed Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube
title_sort Práticas informacionais em ambiente digital: os produtores de conteúdo audiovisual de educação crítica no YouTube
author Melo, Daniella
author_facet Melo, Daniella
Carvalho Alves, Edvaldo
Sá Brasileiro, Fellipe
author_role author
author2 Carvalho Alves, Edvaldo
Sá Brasileiro, Fellipe
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Daniella
Carvalho Alves, Edvaldo
Sá Brasileiro, Fellipe
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas informacionais
Competência crítica em informação
Cultura digital
Educação crítica
YouTube
Práticas informacionais
Competência crítica em informação
Cultura digital
Educação crítica
YouTube
topic Práticas informacionais
Competência crítica em informação
Cultura digital
Educação crítica
YouTube
Práticas informacionais
Competência crítica em informação
Cultura digital
Educação crítica
YouTube
description The construction of a critical conscience is essential for the emancipation of subjects in the face of the economic, political, social and technological challenges of this new digital culture, marked by platformization, datafication of life and algorithmic performativity, and by information dystopias such as disinformation, fake news, post truth and infodemic. Such awareness can be fostered through different initiatives, institutional or not, based on critical informational practices that lead individuals to act (individually and collectively) in order to transform the reality around them. Thus, this article aims to present a survey of YouTube channels that call themselves Marxist and produce critical educational content capable of providing the construction of critical information literacy on the part of the subjects. This is a descriptive research, with a quantitative and qualitative approach, in which data were collected from field research, through virtual ethnography. A total of 28 channels that promote critical education on YouTube were retrieved, from which, among other things, the date of creation, number of videos published and number of subscribers were retrieved. It was noticed that these channels seek to promote critical awareness in the subjects, based on discussions about concepts and social situations that permeate our daily lives.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/90654
10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90654.137-159
url http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/90654
identifier_str_mv 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90654.137-159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/90654/249584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Daniella Melo, Edvaldo Carvalho Alves, Fellipe Sá Brasileiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Daniella Melo, Edvaldo Carvalho Alves, Fellipe Sá Brasileiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Informação em Pauta; Vol. 8 No. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 137-159
Informação em Pauta; v. 8 n. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 137-159
2525-3468
10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023
reponame:Informação em Pauta
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Informação em Pauta
collection Informação em Pauta
repository.name.fl_str_mv Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv informacaoempauta@gmail.com||
_version_ 1797231542199648256