Tecnologias digitais via breakout rooms
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação em Pauta |
DOI: | 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164 |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042 |
Resumo: | As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) foram e estão sendo grandes aliadas da Educação no contexto da pandemia. Dessa maneira, não apenas as aulas previstas nas grades curriculares foram adaptadas para o modelo remoto, mas também a maior parte dos eventos e reuniões, sobretudo as de cunho científico. Trata-se de um relato de experiência, por meio do qual serão descritos os detalhes de como foram utilizadas as breakout rooms (salas simultâneas) do Google Meet como estratégia de facilitação de uma oficina realizada no VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). Utilizou-se a estratégia da sala de aula invertida remota, com entrega prévia de conteúdo aos participantes, os quais desenvolveram de forma remota síncrona e colaborativa, recursos educativos digitais, com as ferramentas Canva, Google Sites, Google Forms e PowerPoint online, divididos em salas temáticas simultâneas através do Google Meet. Os participantes registraram satisfação com a estratégia adotada, empolgação com a experimentação prática do que aprenderam, e com a interação com os facilitadores, e ficaram desejosos de explorar as ferramentas das outras salas temáticas. Ofertas futuras da oficina devem ser planejadas de forma a promover a experiência completa aos participantes. |
id |
UFC-15_da22e05e13c96f3d481f92ed96503c4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/78042 |
network_acronym_str |
UFC-15 |
network_name_str |
Informação em Pauta |
spelling |
Tecnologias digitais via breakout roomsSala de aula invertidaSala de aula invertidaAs tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) foram e estão sendo grandes aliadas da Educação no contexto da pandemia. Dessa maneira, não apenas as aulas previstas nas grades curriculares foram adaptadas para o modelo remoto, mas também a maior parte dos eventos e reuniões, sobretudo as de cunho científico. Trata-se de um relato de experiência, por meio do qual serão descritos os detalhes de como foram utilizadas as breakout rooms (salas simultâneas) do Google Meet como estratégia de facilitação de uma oficina realizada no VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). Utilizou-se a estratégia da sala de aula invertida remota, com entrega prévia de conteúdo aos participantes, os quais desenvolveram de forma remota síncrona e colaborativa, recursos educativos digitais, com as ferramentas Canva, Google Sites, Google Forms e PowerPoint online, divididos em salas temáticas simultâneas através do Google Meet. Os participantes registraram satisfação com a estratégia adotada, empolgação com a experimentação prática do que aprenderam, e com a interação com os facilitadores, e ficaram desejosos de explorar as ferramentas das outras salas temáticas. Ofertas futuras da oficina devem ser planejadas de forma a promover a experiência completa aos participantes.Universidade Federal do Ceará2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoTextoapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/7804210.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164Informação em Pauta; Vol 6 No especial (2021): Informação em Pauta - Número Especial - 2021.2; 151-164Informação em Pauta; v. 6 n. especial (2021): Informação em Pauta - Número Especial - 2021.2; 151-1642525-346810.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042/218079http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042/218091Copyright (c) 2021 Andréa Soares Rocha da Silva, Fábio Araújo Bezerra, Paula Pinheiro da Nóbrega, Francisco Elísio Barbosa de Oliveira, Danielle Magalhães Rodrigues, Marilia Clara Farias Barros, Adara Moura Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andréa Soares Rocha daBezerra, Fábio AraújoNóbrega, Paula Pinheiro daOliveira, Francisco Elísio Barbosa deRodrigues, Danielle MagalhãesBarros, Marilia Clara FariasOliveira, Adara Moura2022-10-31T13:55:24Zoai:periodicos.ufc:article/78042Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-10-31T13:55:24Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais via breakout rooms |
title |
Tecnologias digitais via breakout rooms |
spellingShingle |
Tecnologias digitais via breakout rooms Tecnologias digitais via breakout rooms Silva, Andréa Soares Rocha da Sala de aula invertida Sala de aula invertida Silva, Andréa Soares Rocha da Sala de aula invertida Sala de aula invertida |
title_short |
Tecnologias digitais via breakout rooms |
title_full |
Tecnologias digitais via breakout rooms |
title_fullStr |
Tecnologias digitais via breakout rooms Tecnologias digitais via breakout rooms |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais via breakout rooms Tecnologias digitais via breakout rooms |
title_sort |
Tecnologias digitais via breakout rooms |
author |
Silva, Andréa Soares Rocha da |
author_facet |
Silva, Andréa Soares Rocha da Silva, Andréa Soares Rocha da Bezerra, Fábio Araújo Nóbrega, Paula Pinheiro da Oliveira, Francisco Elísio Barbosa de Rodrigues, Danielle Magalhães Barros, Marilia Clara Farias Oliveira, Adara Moura Bezerra, Fábio Araújo Nóbrega, Paula Pinheiro da Oliveira, Francisco Elísio Barbosa de Rodrigues, Danielle Magalhães Barros, Marilia Clara Farias Oliveira, Adara Moura |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Fábio Araújo Nóbrega, Paula Pinheiro da Oliveira, Francisco Elísio Barbosa de Rodrigues, Danielle Magalhães Barros, Marilia Clara Farias Oliveira, Adara Moura |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréa Soares Rocha da Bezerra, Fábio Araújo Nóbrega, Paula Pinheiro da Oliveira, Francisco Elísio Barbosa de Rodrigues, Danielle Magalhães Barros, Marilia Clara Farias Oliveira, Adara Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula invertida Sala de aula invertida |
topic |
Sala de aula invertida Sala de aula invertida |
description |
As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) foram e estão sendo grandes aliadas da Educação no contexto da pandemia. Dessa maneira, não apenas as aulas previstas nas grades curriculares foram adaptadas para o modelo remoto, mas também a maior parte dos eventos e reuniões, sobretudo as de cunho científico. Trata-se de um relato de experiência, por meio do qual serão descritos os detalhes de como foram utilizadas as breakout rooms (salas simultâneas) do Google Meet como estratégia de facilitação de uma oficina realizada no VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). Utilizou-se a estratégia da sala de aula invertida remota, com entrega prévia de conteúdo aos participantes, os quais desenvolveram de forma remota síncrona e colaborativa, recursos educativos digitais, com as ferramentas Canva, Google Sites, Google Forms e PowerPoint online, divididos em salas temáticas simultâneas através do Google Meet. Os participantes registraram satisfação com a estratégia adotada, empolgação com a experimentação prática do que aprenderam, e com a interação com os facilitadores, e ficaram desejosos de explorar as ferramentas das outras salas temáticas. Ofertas futuras da oficina devem ser planejadas de forma a promover a experiência completa aos participantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042 |
identifier_str_mv |
10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042/218079 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042/218091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação em Pauta; Vol 6 No especial (2021): Informação em Pauta - Número Especial - 2021.2; 151-164 Informação em Pauta; v. 6 n. especial (2021): Informação em Pauta - Número Especial - 2021.2; 151-164 2525-3468 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021 reponame:Informação em Pauta instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Informação em Pauta |
collection |
Informação em Pauta |
repository.name.fl_str_mv |
Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
informacaoempauta@gmail.com|| |
_version_ |
1822180300946407424 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164 |