Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para o ensino de Anatomia em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18851 |
Resumo: | Objetivo: descrever o desenvolvimento do objeto de aprendizagem denominado “Complemento Disciplinar de Anatomia” para o ensino e a aprendizagem da disciplina Anatomia. Métodos: estudo metodológico sobre a construção do objeto de aprendizagem para complementação dos estudos na disciplina, utilizando o modelo Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation no design instrucional. Resultados: o objeto de aprendizagem, como aula virtual, foi desenvolvido conforme as etapas do Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation e implementada no Prezi®, como ambiente virtual. Conclusão: a aula virtual configurou-se em estratégia inovadora que possibilitou a autonomia no aprendizado e manejo das tecnologias no processo educativo, articulando a ética no estudo da Anatomia. |
id |
UFC-16_254d01c2a1b471059d9d07d0056b8fd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/18851 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para o ensino de Anatomia em EnfermagemEducação à DistânciaAnatomiaTecnologia da InformaçãoMídia AudiovisualEducação em Enfermagem.Tecnologia da EducaçãoObjetivo: descrever o desenvolvimento do objeto de aprendizagem denominado “Complemento Disciplinar de Anatomia” para o ensino e a aprendizagem da disciplina Anatomia. Métodos: estudo metodológico sobre a construção do objeto de aprendizagem para complementação dos estudos na disciplina, utilizando o modelo Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation no design instrucional. Resultados: o objeto de aprendizagem, como aula virtual, foi desenvolvido conforme as etapas do Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation e implementada no Prezi®, como ambiente virtual. Conclusão: a aula virtual configurou-se em estratégia inovadora que possibilitou a autonomia no aprendizado e manejo das tecnologias no processo educativo, articulando a ética no estudo da Anatomia.Universidade Federal do Ceará2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18851Rev Rene; Vol 17 No 6 (2016); 866-873Rev Rene; v. 17 n. 6 (2016); 866-8732175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18851/29584Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Rafael LustosaMasson, Valéria AparecidaHipolito, Maiza Claudia VilelaTobase, LuciaTomazini, Edenir Aparecida SartorelliPerez, Heloisa Helena Ciqueto2019-04-02T19:45:20Zoai:periodicos.ufc:article/18851Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2019-04-02T19:45:20Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para o ensino de Anatomia em Enfermagem |
title |
Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para o ensino de Anatomia em Enfermagem |
spellingShingle |
Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para o ensino de Anatomia em Enfermagem Ribeiro, Rafael Lustosa Educação à Distância Anatomia Tecnologia da Informação Mídia Audiovisual Educação em Enfermagem. Tecnologia da Educação |
title_short |
Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para o ensino de Anatomia em Enfermagem |
title_full |
Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para o ensino de Anatomia em Enfermagem |
title_fullStr |
Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para o ensino de Anatomia em Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para o ensino de Anatomia em Enfermagem |
title_sort |
Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para o ensino de Anatomia em Enfermagem |
author |
Ribeiro, Rafael Lustosa |
author_facet |
Ribeiro, Rafael Lustosa Masson, Valéria Aparecida Hipolito, Maiza Claudia Vilela Tobase, Lucia Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli Perez, Heloisa Helena Ciqueto |
author_role |
author |
author2 |
Masson, Valéria Aparecida Hipolito, Maiza Claudia Vilela Tobase, Lucia Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli Perez, Heloisa Helena Ciqueto |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rafael Lustosa Masson, Valéria Aparecida Hipolito, Maiza Claudia Vilela Tobase, Lucia Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli Perez, Heloisa Helena Ciqueto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação à Distância Anatomia Tecnologia da Informação Mídia Audiovisual Educação em Enfermagem. Tecnologia da Educação |
topic |
Educação à Distância Anatomia Tecnologia da Informação Mídia Audiovisual Educação em Enfermagem. Tecnologia da Educação |
description |
Objetivo: descrever o desenvolvimento do objeto de aprendizagem denominado “Complemento Disciplinar de Anatomia” para o ensino e a aprendizagem da disciplina Anatomia. Métodos: estudo metodológico sobre a construção do objeto de aprendizagem para complementação dos estudos na disciplina, utilizando o modelo Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation no design instrucional. Resultados: o objeto de aprendizagem, como aula virtual, foi desenvolvido conforme as etapas do Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation e implementada no Prezi®, como ambiente virtual. Conclusão: a aula virtual configurou-se em estratégia inovadora que possibilitou a autonomia no aprendizado e manejo das tecnologias no processo educativo, articulando a ética no estudo da Anatomia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18851 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18851/29584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 17 No 6 (2016); 866-873 Rev Rene; v. 17 n. 6 (2016); 866-873 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174732081070080 |