Percepção dos usuários sobre os serviços de saúde pública no Brasil: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4454 |
Resumo: | O objetivo desta revisão integrativa foi analisar como os usuários percebem os serviços de saúde pública no Brasil. Buscaram-se trabalhos publicados na plataforma da Biblioteca Virtual de Saúde, no período entre junho de 2000 e julho 2010, utilizando os termos: percepção dos usuários e enfermagem, e percepção dos usuários e saúde. Dos 216 artigos captados 22 atenderam aos critérios de inclusão sendo: SciELO (6 artigos) e LILACS (16 artigos). Os dados foram coletados em maio e junho de 2010. Emergiram três categorias: acesso ao serviço de saúde, acolhimento no serviço de saúde e organização do serviço de saúde. Destacam-se o acesso e o acolhimento como diferenciais nos serviços, porém a organização e resolutividade não atendem às expectativas dos usuários, existindo lacunas importantes a serem observadas no que tange aos serviços de alta complexidade e ao sistema de referência e contra-referências. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011012esp000022 |
id |
UFC-16_296d73f1cc83c706734eb1ae2d633e6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/4454 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção dos usuários sobre os serviços de saúde pública no Brasil: revisão integrativaSatisfação do PacienteEnfermagemAvaliação de Serviços de Saúde.O objetivo desta revisão integrativa foi analisar como os usuários percebem os serviços de saúde pública no Brasil. Buscaram-se trabalhos publicados na plataforma da Biblioteca Virtual de Saúde, no período entre junho de 2000 e julho 2010, utilizando os termos: percepção dos usuários e enfermagem, e percepção dos usuários e saúde. Dos 216 artigos captados 22 atenderam aos critérios de inclusão sendo: SciELO (6 artigos) e LILACS (16 artigos). Os dados foram coletados em maio e junho de 2010. Emergiram três categorias: acesso ao serviço de saúde, acolhimento no serviço de saúde e organização do serviço de saúde. Destacam-se o acesso e o acolhimento como diferenciais nos serviços, porém a organização e resolutividade não atendem às expectativas dos usuários, existindo lacunas importantes a serem observadas no que tange aos serviços de alta complexidade e ao sistema de referência e contra-referências. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011012esp000022Universidade Federal do Ceará2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4454Rev Rene; Vol. 12 (2011): Especial TemáticoRev Rene; v. 12 (2011): Especial Temático2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4454/3377Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKempfer, Silvana SilveiraBellaguarda, Maria Lígia dos ReisMesquita, Maria Patrícia Locks deAlvarez, Angela Maria2023-02-14T17:58:55Zoai:periodicos.ufc:article/4454Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-14T17:58:55Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos usuários sobre os serviços de saúde pública no Brasil: revisão integrativa |
title |
Percepção dos usuários sobre os serviços de saúde pública no Brasil: revisão integrativa |
spellingShingle |
Percepção dos usuários sobre os serviços de saúde pública no Brasil: revisão integrativa Kempfer, Silvana Silveira Satisfação do Paciente Enfermagem Avaliação de Serviços de Saúde. |
title_short |
Percepção dos usuários sobre os serviços de saúde pública no Brasil: revisão integrativa |
title_full |
Percepção dos usuários sobre os serviços de saúde pública no Brasil: revisão integrativa |
title_fullStr |
Percepção dos usuários sobre os serviços de saúde pública no Brasil: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Percepção dos usuários sobre os serviços de saúde pública no Brasil: revisão integrativa |
title_sort |
Percepção dos usuários sobre os serviços de saúde pública no Brasil: revisão integrativa |
author |
Kempfer, Silvana Silveira |
author_facet |
Kempfer, Silvana Silveira Bellaguarda, Maria Lígia dos Reis Mesquita, Maria Patrícia Locks de Alvarez, Angela Maria |
author_role |
author |
author2 |
Bellaguarda, Maria Lígia dos Reis Mesquita, Maria Patrícia Locks de Alvarez, Angela Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kempfer, Silvana Silveira Bellaguarda, Maria Lígia dos Reis Mesquita, Maria Patrícia Locks de Alvarez, Angela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do Paciente Enfermagem Avaliação de Serviços de Saúde. |
topic |
Satisfação do Paciente Enfermagem Avaliação de Serviços de Saúde. |
description |
O objetivo desta revisão integrativa foi analisar como os usuários percebem os serviços de saúde pública no Brasil. Buscaram-se trabalhos publicados na plataforma da Biblioteca Virtual de Saúde, no período entre junho de 2000 e julho 2010, utilizando os termos: percepção dos usuários e enfermagem, e percepção dos usuários e saúde. Dos 216 artigos captados 22 atenderam aos critérios de inclusão sendo: SciELO (6 artigos) e LILACS (16 artigos). Os dados foram coletados em maio e junho de 2010. Emergiram três categorias: acesso ao serviço de saúde, acolhimento no serviço de saúde e organização do serviço de saúde. Destacam-se o acesso e o acolhimento como diferenciais nos serviços, porém a organização e resolutividade não atendem às expectativas dos usuários, existindo lacunas importantes a serem observadas no que tange aos serviços de alta complexidade e ao sistema de referência e contra-referências. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011012esp000022 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4454 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4454/3377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 12 (2011): Especial Temático Rev Rene; v. 12 (2011): Especial Temático 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174721397129216 |