ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO PACIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUILHERME, Janaina Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MASSUDA, Ely Mitie, YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3120
Resumo: Pesquisas sobre avaliação e satisfação no atendimento aos pacientes no âmbito do serviço de saúde representam uma forma de melhorar a qualidade e discutir o conceito de cuidado centrado no paciente. Neste sentido várias abordagens para avaliar a qualidade dos serviços de saúde incluem medições de resultados, que podem ser realizadas a partir de opiniões dos usuários sobre aspectos dos cuidados e seu grau de satisfação. A presente pesquisa utilizou a cienciometria para,identificar as publicações científicas relacionadas à satisfação e a avaliação do serviço de saúde. Objetivo:Identificar as publicações científicas sobre a percepção e avaliação dos serviços de saúde no Brasil na percepção dos usuários. Material e métodos: A cienciometria foi utilizada para quantificar o número de artigos científicos publicados entre os anos de 1974 a 2015, na base de dados eletrônica SciELO, por meio das palavras-chave:satisfação paciente, avaliação serviço de saúde e percepção do paciente no atendimento. Foram selecionados 90 artigos de publicações brasileiras indexadas na área interdisciplinar. Resultados:Identificou-se maior interesse dos pesquisadores pela temática após o ano de 1990, predominando no período 2004 as publicações em periódicos. Dentre os serviços de saúde existentes no Brasil, as UBS foram as mais avaliadas 27% (30) pelos usuários, seguida pela ESF 21% (23). Conclusão: A análise do estudo cienciométrico identificou aumento expressivo no número de publicações em periódicos científicos nos últimos 10 anos, com maior interesse em avaliar a satisfação do paciente em diferentes serviços de saúde. A divulgação de resultados que se processam através de informações fornecidas do usuário, sobre avaliação ao serviço de saúde, em relação ao acesso, estrutura, segurança, fornece subsídios para elaboração de estratégias da resolubilidade na melhoraria da qualidade dos serviços públicos.
id UNICESU -1_b0a9098f8f8c98b8ef47a157d31db810
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3120
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO PACIENTEssistência ao pacienteSatisfação do pacienteAvaliação de serviços de saúdePesquisas sobre avaliação e satisfação no atendimento aos pacientes no âmbito do serviço de saúde representam uma forma de melhorar a qualidade e discutir o conceito de cuidado centrado no paciente. Neste sentido várias abordagens para avaliar a qualidade dos serviços de saúde incluem medições de resultados, que podem ser realizadas a partir de opiniões dos usuários sobre aspectos dos cuidados e seu grau de satisfação. A presente pesquisa utilizou a cienciometria para,identificar as publicações científicas relacionadas à satisfação e a avaliação do serviço de saúde. Objetivo:Identificar as publicações científicas sobre a percepção e avaliação dos serviços de saúde no Brasil na percepção dos usuários. Material e métodos: A cienciometria foi utilizada para quantificar o número de artigos científicos publicados entre os anos de 1974 a 2015, na base de dados eletrônica SciELO, por meio das palavras-chave:satisfação paciente, avaliação serviço de saúde e percepção do paciente no atendimento. Foram selecionados 90 artigos de publicações brasileiras indexadas na área interdisciplinar. Resultados:Identificou-se maior interesse dos pesquisadores pela temática após o ano de 1990, predominando no período 2004 as publicações em periódicos. Dentre os serviços de saúde existentes no Brasil, as UBS foram as mais avaliadas 27% (30) pelos usuários, seguida pela ESF 21% (23). Conclusão: A análise do estudo cienciométrico identificou aumento expressivo no número de publicações em periódicos científicos nos últimos 10 anos, com maior interesse em avaliar a satisfação do paciente em diferentes serviços de saúde. A divulgação de resultados que se processam através de informações fornecidas do usuário, sobre avaliação ao serviço de saúde, em relação ao acesso, estrutura, segurança, fornece subsídios para elaboração de estratégias da resolubilidade na melhoraria da qualidade dos serviços públicos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-26T19:10:20Z2019-11-26T19:10:20Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3120porGUILHERME, Janaina AlvesMASSUDA, Ely MitieYAMAGUCHI, Mirian Uedainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:14ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO PACIENTE
title ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO PACIENTE
spellingShingle ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO PACIENTE
GUILHERME, Janaina Alves
ssistência ao paciente
Satisfação do paciente
Avaliação de serviços de saúde
title_short ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO PACIENTE
title_full ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO PACIENTE
title_fullStr ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO PACIENTE
title_full_unstemmed ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO PACIENTE
title_sort ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO PACIENTE
author GUILHERME, Janaina Alves
author_facet GUILHERME, Janaina Alves
MASSUDA, Ely Mitie
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author_role author
author2 MASSUDA, Ely Mitie
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUILHERME, Janaina Alves
MASSUDA, Ely Mitie
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
dc.subject.por.fl_str_mv ssistência ao paciente
Satisfação do paciente
Avaliação de serviços de saúde
topic ssistência ao paciente
Satisfação do paciente
Avaliação de serviços de saúde
description Pesquisas sobre avaliação e satisfação no atendimento aos pacientes no âmbito do serviço de saúde representam uma forma de melhorar a qualidade e discutir o conceito de cuidado centrado no paciente. Neste sentido várias abordagens para avaliar a qualidade dos serviços de saúde incluem medições de resultados, que podem ser realizadas a partir de opiniões dos usuários sobre aspectos dos cuidados e seu grau de satisfação. A presente pesquisa utilizou a cienciometria para,identificar as publicações científicas relacionadas à satisfação e a avaliação do serviço de saúde. Objetivo:Identificar as publicações científicas sobre a percepção e avaliação dos serviços de saúde no Brasil na percepção dos usuários. Material e métodos: A cienciometria foi utilizada para quantificar o número de artigos científicos publicados entre os anos de 1974 a 2015, na base de dados eletrônica SciELO, por meio das palavras-chave:satisfação paciente, avaliação serviço de saúde e percepção do paciente no atendimento. Foram selecionados 90 artigos de publicações brasileiras indexadas na área interdisciplinar. Resultados:Identificou-se maior interesse dos pesquisadores pela temática após o ano de 1990, predominando no período 2004 as publicações em periódicos. Dentre os serviços de saúde existentes no Brasil, as UBS foram as mais avaliadas 27% (30) pelos usuários, seguida pela ESF 21% (23). Conclusão: A análise do estudo cienciométrico identificou aumento expressivo no número de publicações em periódicos científicos nos últimos 10 anos, com maior interesse em avaliar a satisfação do paciente em diferentes serviços de saúde. A divulgação de resultados que se processam através de informações fornecidas do usuário, sobre avaliação ao serviço de saúde, em relação ao acesso, estrutura, segurança, fornece subsídios para elaboração de estratégias da resolubilidade na melhoraria da qualidade dos serviços públicos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-26T19:10:20Z
2019-11-26T19:10:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3120
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771954406883328