Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Mário Filipe Verçosa de Melo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima,Maria Eduarda Silva de, Soares,Mariana Andrade Pê, Figueiredo,Nilcema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2022005021204
Resumo: Resumo Introdução A avaliação da satisfação de usuários no serviço de saúde bucal tem sua relevância enquanto medida de efeito da atenção à saúde, sobre os aspectos biopsicossociais dos usuários, contudo são escassos os estudos de revisão de literatura sobre o tema. Objetivo Esta revisão integrativa buscou analisar os estudos de avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal, segundo as características metodológicas dos artigos, atributos utilizados, perfil dos usuários e fatores relacionados à satisfação, bem como potencialidades e limitações dos estudos. Método Foi executada uma busca nas bases de dados BBO, Pubmed e Lilacs, para leitura de títulos e resumos e inclusão dos estudos sobre avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal, utilizando os descritores “saúde bucal” e “satisfação do paciente”. Resultados A satisfação esteve associada à autopercepção quanto à saúde bucal, às relações humanas entre usuários e profissionais, à forma de agendamento de consultas. A principal limitação encontrada foi a predominância de respostas positivas dos usuários, devido ao “viés de gratidão” e ao grau de subjetividade na determinação da satisfação. Conclusão As pesquisas apresentam potencialidades quanto ao controle social, empoderamento do usuário e qualificação da gestão e planejamento da atenção odontológica.
id UFRJ-7_2673ff8a3bbf464fcb34551c4a93e42d
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-462X2022005021204
network_acronym_str UFRJ-7
network_name_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literaturasatisfação do pacientesaúde bucalavaliação em saúdeResumo Introdução A avaliação da satisfação de usuários no serviço de saúde bucal tem sua relevância enquanto medida de efeito da atenção à saúde, sobre os aspectos biopsicossociais dos usuários, contudo são escassos os estudos de revisão de literatura sobre o tema. Objetivo Esta revisão integrativa buscou analisar os estudos de avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal, segundo as características metodológicas dos artigos, atributos utilizados, perfil dos usuários e fatores relacionados à satisfação, bem como potencialidades e limitações dos estudos. Método Foi executada uma busca nas bases de dados BBO, Pubmed e Lilacs, para leitura de títulos e resumos e inclusão dos estudos sobre avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal, utilizando os descritores “saúde bucal” e “satisfação do paciente”. Resultados A satisfação esteve associada à autopercepção quanto à saúde bucal, às relações humanas entre usuários e profissionais, à forma de agendamento de consultas. A principal limitação encontrada foi a predominância de respostas positivas dos usuários, devido ao “viés de gratidão” e ao grau de subjetividade na determinação da satisfação. Conclusão As pesquisas apresentam potencialidades quanto ao controle social, empoderamento do usuário e qualificação da gestão e planejamento da atenção odontológica.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2022005021204Cadernos Saúde Coletiva n.ahead 2022reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x202230030439info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Mário Filipe Verçosa de MeloLima,Maria Eduarda Silva deSoares,Mariana Andrade PêFigueiredo,Nilcemapor2022-11-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2022005021204Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2022-11-07T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura
title Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura
spellingShingle Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura
Silva,Mário Filipe Verçosa de Melo
satisfação do paciente
saúde bucal
avaliação em saúde
title_short Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura
title_full Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura
title_fullStr Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura
title_sort Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura
author Silva,Mário Filipe Verçosa de Melo
author_facet Silva,Mário Filipe Verçosa de Melo
Lima,Maria Eduarda Silva de
Soares,Mariana Andrade Pê
Figueiredo,Nilcema
author_role author
author2 Lima,Maria Eduarda Silva de
Soares,Mariana Andrade Pê
Figueiredo,Nilcema
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Mário Filipe Verçosa de Melo
Lima,Maria Eduarda Silva de
Soares,Mariana Andrade Pê
Figueiredo,Nilcema
dc.subject.por.fl_str_mv satisfação do paciente
saúde bucal
avaliação em saúde
topic satisfação do paciente
saúde bucal
avaliação em saúde
description Resumo Introdução A avaliação da satisfação de usuários no serviço de saúde bucal tem sua relevância enquanto medida de efeito da atenção à saúde, sobre os aspectos biopsicossociais dos usuários, contudo são escassos os estudos de revisão de literatura sobre o tema. Objetivo Esta revisão integrativa buscou analisar os estudos de avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal, segundo as características metodológicas dos artigos, atributos utilizados, perfil dos usuários e fatores relacionados à satisfação, bem como potencialidades e limitações dos estudos. Método Foi executada uma busca nas bases de dados BBO, Pubmed e Lilacs, para leitura de títulos e resumos e inclusão dos estudos sobre avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal, utilizando os descritores “saúde bucal” e “satisfação do paciente”. Resultados A satisfação esteve associada à autopercepção quanto à saúde bucal, às relações humanas entre usuários e profissionais, à forma de agendamento de consultas. A principal limitação encontrada foi a predominância de respostas positivas dos usuários, devido ao “viés de gratidão” e ao grau de subjetividade na determinação da satisfação. Conclusão As pesquisas apresentam potencialidades quanto ao controle social, empoderamento do usuário e qualificação da gestão e planejamento da atenção odontológica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2022005021204
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2022005021204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1414-462x202230030439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva n.ahead 2022
reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
collection Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br
_version_ 1750128227737665536